Gestão de pessoas na logística: como aplicar melhorias?

Em uma empresa, não basta ter as melhores tecnologias, é preciso investir também em um outro recurso importante, mas pouco lembrado: o capital humano. De fato, são as pessoas que fazem uma organização funcionar e progredir. Dar atenção à gestão de pessoas na logística pode melhorar os resultados da área e até contribuir para o crescimento do negócio.

Assim, mesmo que o setor tenha muitas atividades operacionais, há ações que precisam de pensamento estratégico e engajamento dos funcionários, como o relacionamento com os fornecedores, planejamento de entregas e até verificação do estoque. Dessa forma, não se deve subestimar a importância da gestão de pessoas na prática logística.

Quer melhorar a gestão de pessoas na logística da sua empresa? Então, continue lendo! Vamos dar algumas dicas para você aplicar na sua organização e desenvolver o capital humano do setor. Confira!

Faça treinamento dos funcionários

Treinar colaboradores é uma das ações mais importantes da gestão de pessoas. Além de ser uma ação que valoriza o funcionário, a capacitação fornece preparação para que os colaboradores exerçam suas tarefas. Assim, as pessoas não só prestam um serviço melhor como também ficam mais motivadas.

É necessário fornecer treinamentos para que os novos funcionários se ambientem aos processos da empresa, mas também é importante oferecer capacitações periódicas para atualização e desenvolvimento dos colaboradores. A escolha do tema do curso ou oficina deve ser feita de acordo com os objetivos e as necessidades da organização, mas é interessante variar entre treinamentos técnicos e estratégicos.

Estabeleça metas factíveis

Metas ajudam o colaborador a perceber a importância do seu trabalho para a empresa, servem para motivar e ainda fazem com que a pessoa busque se superar sempre. No entanto, elas precisam ser factíveis e alinhadas às estratégias do negócio. Metas impossíveis só vão deixar o funcionário mais frustrado e ter um efeito reverso sobre a produtividade.

Desse modo, o melhor é trabalhar com metas desafiadoras, mas atingíveis. Assim, os funcionários não se sentirão sobrecarregados, apenas motivados. Além disso, é importante que as metas individuais e da equipe sejam bem definidas, e que o gestor crie um planejamento junto com o time para que esses objetivos sejam alcançados.

Motive a equipe

Muitos estudos mostram que a motivação é um fator chave para a melhoria da produtividade. Portanto, se quer ver mais rapidez e qualidade nas atividades executadas na logística, o gestor não pode deixar de lado as ações de engajamento dos funcionários.

Existem diversas maneiras de motivar a equipe, como recompensas financeiras, reconhecimento, atividades de aprimoramento, concessão de benefícios, dentre outros. No entanto, uma pesquisa da Walk and Talk mostrou que as experiências aprendidas são consideradas como o maior fator de motivação no trabalho  — ou seja, as pessoas gostam de se sentirem desafiadas e de enfrentar o novo.

 

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on email