6 dicas para uma distribuição de carga correta no caminhão

distribuição de carga

Eficiência, segurança e preservação do conjunto mecânico. Da forma como percebemos, esses são os maiores benefícios gerados por uma boa distribuição de carga. Por isso, criamos este material completo sobre o assunto, explicando o que é a distribuição, qual sua importância, e quais as melhores dicas para fazer esse processo na sua operação.

O nosso objetivo é que você aprenda o necessário para maximizar o aproveitamento das carrocerias dos seus caminhões, otimizando a distribuição e organização das cargas, e ampliando a eficiência operacional de cada viagem, resultando em um faturamento ainda mais atrativo para a sua operação. Vamos lá!

O que é distribuição de carga e qual sua importância?

Como sugere o nome, a distribuição de cargas é a prática de organizar e dispor os itens de forma otimizada no interior da carroceria/baú dos caminhões. Diferente do que muitos pensam, a organização da carga exige uma inteligência estratégica, pois a disposição dos itens influencia diretamente no comportamento dinâmico do veículo.

Por conta disso, muito além de estimular a maximização do espaço ocupado, a boa distribuição também garante uma disposição harmônica dos pesos, evitando que a carga prejudique a dirigibilidade do veículo, alterando o centro de gravidade de forma desbalanceada e negativa para a estabilidade e previsibilidade do trajeto.

Outro detalhe importante é que além de ser uma boa prática de segurança, a distribuição também é uma medida preventiva do ponto de vista da conservação do conjunto mecânico. Com uma boa distribuição dos pesos, você evita a sobrecarga isolada de alguns componentes e sistemas, efetivamente, evitando o desgaste acelerado e prejudicial das peças do veículo.

Por fim, também é importante destacar a otimização operacional. Quanto melhor aproveitado o espaço de armazenagem disponível no veículo, maior é a eficiência das suas operações de transporte, que conseguem deslocar mais mercadorias em menos viagens — o que reduz seus custos e amplia as suas margens de maneira considerável, sobretudo no longo prazo.

Quais as 6 melhores dicas de distribuição de carga?

Harmonia, simetria e aproveitamento. Em nossa visão, esses são os aspectos mais importantes para fazer uma boa distribuição de carga, que faça um bom proveito da capacidade disponível, sem abrir mão do comportamento dinâmico e preservação do veículo. Abaixo, listamos as seis melhores dicas para otimizar esse processo no carregamento da sua frota — confira!

1. Distribua o peso de maneira harmônica

Durante o desenvolvimento do veículo, as montadoras distribuem o peso dos componentes de forma balanceada, evitando a concentração em pontos que não sejam o centro. Isso é feito justamente para evitar os riscos da distribuição desarmônica, que prejudica a estabilidade, a dirigibilidade e o comportamento do veículo em curvas, acelerações e frenagens.

2. Entenda que quanto maior o peso, mais próximo ao chão e ao centro

Todo caminhão tem um centro de gravidade — o ponto de maior concentração de massa. Quanto mais centralizado e baixo é esse centro, maior é a estabilidade em curvas. Por isso, é importante evitar alocar itens pesados em posições elevadas ou descentralizadas, pois isso desalinha o centro de gravidade do veículo e prejudica o seu comportamento dinâmico nas estradas.

3. Disponha produtos maiores deitados

Seja no transporte de pequenas mudanças ou em carregamentos de marketplaces, é muito importante saber lidar com diferentes pesos e formatos. Tratando-se de itens maiores, o ideal é sempre posicioná-los deitados. Assim, você elimina o risco de tombagem, que pode tanto danificar a carga quanto alterar o comportamento do veículo no meio de uma viagem.

4. Inicie o embarque pelo eixo traseiro

Essa é uma dica voltada à praticidade do processo de armazenagem. Isso ocorre, basicamente, porque quando você começa o carregamento pelos eixos à frente, você dispõe mais peso nesses eixos e, consequentemente, provoca a inclinação do eixo traseiro. Como consequência, isso pode dificultar o embarque de novos itens, a depender da intensidade da inclinação.

5. Faça a distribuição de embalagens cheias e vazias

Essa é uma dica particularmente importante para o transporte de bebidas. Nesses casos, a distribuição costuma seguir um fator funcional, com uma disposição organizada de acordo com a rota de entrega. Mas ainda assim, é muito importante considerar a distribuição harmônica, alocando a concentração do peso (embalagens cheias) mais próximas ao chão e ao centro.

6. Não deixe espaço sobrando

Para finalizar, o tema da logística 4.0: otimização. Quanto maior o aproveitamento do espaço disponível, maior é a eficiência da sua operação de transporte, que precisa de menos viagens para transportar o mesmo volume de mercadorias. Como resultado, a gestão passa a observar uma redução dos custos e uma elevação das margens, sobretudo entre o médio e longo prazo.

Quais os riscos de não fazer uma boa distribuição de carga?

Da forma como percebemos, os principais riscos estão relacionados à insegurança, ao desgaste e à ineficiência. A começar pela insegurança. Com uma distribuição desarmônica, prejudica-se o comportamento dinâmico do veículo, que fica muito mais instável e imprevisível durante acelerações, frenagens e curvas. Em seguida, existe o risco de desgaste acelerado.

Basicamente, isso ocorre porque a distribuição ruim do peso provoca a concentração de massa em pontos específicos do veículo. Além de prejudicar a estabilidade e a segurança do deslocamento, isso também provoca uma sobrecarga do conjunto mecânico, dos componentes e dos sistemas que trabalham nesse ponto de desequilíbrio, acelerando e provocando um desgaste desequilibrado.

E por fim, e igualmente importante, o risco da ineficiência. Além de poder provocar o aumento do consumo, a distribuição ruim também é prejudicial de um ponto de vista operacional, pois se desperdiça espaço útil, que poderia ser utilizado para transportar mais itens, elevando a eficiência do deslocamento.

No fim das contas, a distribuição de carga é uma boa prática fundamental para garantir a segurança e a eficiência das suas viagens. Por isso, sempre reforçamos a importância de respeitar o procedimento, seguindo as dicas listadas neste conteúdo para garantir uma operação previsível, segura e lucrativa.

Agora que você sabe a importância da boa distribuição de carga para o sucesso e lucratividade das suas operações de transporte, não perca a oportunidade de ser atualizado com outros temas importantes para a sua gestão, curtindo a nossa página no Facebook!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress