Embreagem de caminhão: 7 dicas para aumentar sua vida útil

embreagem de caminhão

A embreagem de caminhão é fundamental para que este veículo funcione corretamente. Ela garante que a força passada do motor para o câmbio seja sempre a mais adequada e, com isso, torna a troca de marchas mais simples e ágil. Desse modo, toda a mecânica do veículo pode funcionar adequadamente, evitando o desgaste prematuro de peças.

Em função disso, cuidar da embreagem de caminhão é crucial para economizar recursos e manter entregas em dia. Afinal de contas, sempre que as peças dos automóveis de uma empresa de transporte funcionam adequadamente, é possível garantir entregas em dia e com baixo custo.

Se você quer saber mais sobre a embreagem de caminhão e como cuidar dela, leia o texto a seguir!

O que é uma embreagem de caminhão?

A embreagem é um mecanismo presente em todos os veículos para garantir que a rotação do volante do motor seja transferida para as engrenagens da caixa de velocidade com a força adequada. Uma vez que essa operação é feita, a caixa de velocidade desmultiplica a rotação do motor e faz a transferência de força para o eixo do veículo do modo adequado. Em outras palavras, ela conecta o sistema de câmbio ao veículo.

Como a embreagem funciona?

Uma embreagem é composta, basicamente, por um rolamento, um disco revestido de um material de alto atrito e uma peça chamada de platô. Ela é acionada pelo motorista durante a troca de marchas, utilizando um pedal específico. Seu uso, quando bem feito, garante uma troca simples de marcha e reduz o desgaste das peças do automóvel.

Como aumentar a vida útil da embreagem de um caminhão?

Para aumentar a vida útil da embreagem do seu caminhão e, com isso, reduzir os gastos com manutenção e troca de peças, alguns cuidados devem ser tomados. Eles precisam ser integrados ao dia a dia do motorista e da equipe de manutenção. Confira a seguir!

1. Não pise duas vezes no pedal da embreagem

A embreagem é uma parte do veículo que deve ser utilizada apenas quando necessário. Isso vale tanto para momentos em que ela é acionada sem necessidade, quanto para os que ela é utilizada além do necessário. Esse é o caso, por exemplo, do acionamento do pedal mais de uma vez durante a troca de embreagem.

Essa rotina gera o desgaste excessivo das peças que fazem parte da mecânica do veículo. Além disso, pode provocar aumento do consumo de combustível. Esses dois fatores, naturalmente, levam a um aumento de gastos e maior chance de imprevistos mecânicos.

2. Evite o excesso de peso

O excesso de peso é um dos maiores erros que podem ser cometidos durante uma operação de transporte de cargas. Sempre que um veículo trafega com uma carga além da liberada pelo fabricante, ele fica sujeito a receber multas e ter a sua rota interrompida. Afinal, a legislação obriga os caminhões com excesso de carga a terem a sua mercadoria dividida com outro veículo antes de serem liberados pela fiscalização.

Além desses problemas, um caminhão com excesso de carga também pode causar desgaste precoce das peças ou até mesmo danos permanentes. Como o veículo estará sobrecarregado, todas as suas peças trabalharão em um nível de estresse maior do que o projetado pelo fabricante. Como consequência, as chances de prejuízos se tornam gradativamente maiores.

3. Realize a manutenção preventiva

A manutenção preventiva é uma das melhores estratégias para qualquer empresa reduzir os seus gastos com troca de peças. Além disso, essa é uma rotina que contribui para a empresa otimizar o uso de cada parte do veículo, reduzindo o uso de insumos e melhorando a vida útil do equipamento. Portanto, ela deve ser empregada de maneira ampla, incluindo sempre a embreagem de caminhão.

Rotinas de manutenção preventivas devem ser feitas de maneira contínua e com prazos alinhados com o tempo de vida útil de cada equipamento. Ela precisa ser direcionada para identificar o desgaste precoce das peças e garantir que as trocas ocorram no tempo certo. Assim, problemas de falhas mecânicas não acontecerão facilmente.

4. Tenha atenção redobrada nas rampas

Todo veículo de grande porte enfrenta desafios ao enfrentar uma rampa. Como eles não são focados em atingir grandes velocidades, é preciso paciência e cuidado para subir um aclive adequadamente. E, nesse cenário, a embreagem de veículo faz parte das partes que merecem atenção especial dos motoristas.

Durante a saída da rampa, é fundamental evitar excesso de aceleração. Isso pode queimar o material de atrito da embreagem de caminhão e, com isso, causar desgaste prematuro. Ao mesmo tempo, pode prejudicar peças do motor e levar a situações em que a saída da rampa se torna mais complicada, como a morte do motor.

5. Aprenda a soltar a embreagem corretamente

Toda embreagem conta com uma velocidade de uso adequada. Quando esse processo é desrespeitado, ou seja, quando a embreagem é liberada rapidamente durante as trocas de marcha, os coxins do motor são forçados e danificados. Com o tempo, isso pode levar a falhas mecânicas e a troca prematuras de peças.

Se repetida continuamente, essa operação também leva a danos no câmbio. As engrenagens da caixa de câmbio e o disco de embreagem do caminhão passarão a se desgastar em uma velocidade maior do que a esperada. Como consequência, as trocas de marcha se tornarão mais difíceis e o câmbio terá desgaste mais rápido.

6. Evite arrancadas

Muitos motoristas adquirem o hábito de arrancar com o veículo em uma marca que não seja a primeira. Esse é um hábito que se perpetuou ao longo dos anos, mas que deve ser evitado por todo profissional que busca uma forma simples de aumentar a vida útil das peças do câmbio. Afinal, essa é uma operação que sobrecarrega a embreagem com rotações fora das que são as adequadas para a marcha, causando atrito excessivo no conjunto mecânico.

7. Não utilize a embreagem como apoio de pé

Em viagens longas, há motoristas que acabam utilizando a embreagem como um apoio de pé. Esse é um erro grave e que, feito continuamente, causa aumento do consumo de combustível e desgaste prematuro das peças do câmbio.

Quando esse processo ocorre, o platô do disco sempre fica afastado da sua posição original. Além disso, o disco é lixado, o que pode sobreaquecer o sistema e causar desgaste excessivo das peças.

A embreagem de caminhão é uma peça que influencia diretamente o dia a dia de motoristas. Bem utilizada, o caminhão consumirá menos combustível, terá peças que se desgastam menos e conseguirá chegar ao seu destino com menos problemas. Por isso não deixe de seguir as nossas dicas para maximizar a vida útil dessa peça!

Gostou da nossa lista de cuidados? Então compartilhe ela com os seus companheiros de trabalho!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress