NR 11 atualizada: conheça a norma de transporte e movimentação de cargas

Os riscos de acidentes nas atividades de movimentação e transporte de cargas são intensos e exigem atenção especial. Por esse motivo, ter acesso a NR 11 atualizada e seguir suas diretrizes é indispensável para preservar o ambiente de trabalho.

Trata-se de uma norma regulamentadora criada em 1978 e que traz regras de segurança para garantir serviços seguros e saudáveis. Desde sua concepção, foi atualizada diversas vezes para melhorar a eficiência, sendo aplicável a toda empresa.

Neste post, você entenderá tudo sobre a NR 11 atualizada, como funciona e as suas principais atribuições! Continue lendo e confira quais as medidas na norma e por que é fundamental cumprir cada requisito dela nas suas atividades!

O que é a Norma Regulamentadora 11?

A Norma Regulamentadora número 11 é uma norma que reúne regras de segurança para o transporte, armazenamento, movimentação e manuseio de materiais. Criada em 1978, traz requisitos essenciais para evitar acidentes no ambiente de trabalho.

A NR 11 é regulamentada pelo Ministério do Trabalho e contribui para promover a segurança ocupacional durante a movimentação de cargas. Ao segui-la, uma empresa pode reduzir riscos, prejuízos e garantir melhores condições aos colaboradores.

Nesse sentido, a norma é aplicável a toda empresa que realiza operações logísticas, como depósitos, almoxarifado, canteiros de obras e muitas outras. Sobretudo, com regras específicas para a operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas.

Quais as principais medidas dessa norma?

As determinações da NR 11 são claras e detalhadas para facilitar a compreensão e aplicação nas atividades práticas nas empresas. Trata-se de regras para mitigar os riscos, sempre com foco total na prevenção e proteção da saúde física do trabalhador.

Em toda situação, os requisitos devem ser obrigatoriamente aplicados e registrados para a regularidade das operações. Por isso, é indispensável contar com profissionais especialistas para certificar que toda atividade seja adequada e segura.

Veja a seguir, alguns dos principais pilares apresentados na NR 11!

Treinamento

A conscientização e treinamento dos colaboradores com técnicas operacionais e de segurança do trabalho é indispensável. Desse modo, todo empregador deve custear e garantir que os funcionários estejam treinados, realizado durante o horário de trabalho.

Inclusive, com revisões periódicas dos conteúdos e fornecendo o certificado de treinamento devidamente assinado. A comprovação do treinamento deve ser mantida na empresa, que também deve capacitar os novos funcionários antes de iniciar as funções.

Transporte

A NR 11 traz regras específicas para o processo de transporte de materiais para que tudo aconteça de forma segura. São diversos requisitos que abordam desde inspeção nos equipamentos até procedimentos adequados de manuseio de cargas.

Destaca-se o foco na prevenção, com a inspeção periódica nos veículos de carga e na infraestrutura, mantendo os devidos registros. O objetivo das regras é promover a antecipação dos riscos e a devida mitigação, evitando acidentes de todo tipo.

Movimentação

A movimentação de materiais e cargas é uma das atividades com maior risco de acidentes e prejuízos. Por esse motivo, a NR 11 oferece orientações precisas e todos os cuidados para garantir que as operações sejam seguras.

Todo equipamento deve apresentar em local visível qual a carga máxima de trabalho permitido. Além disso, os equipamentos para movimentação do pessoal devem ter condições especiais de segurança, entre outras regras para a movimentação.

Armazenagem

A armazenagem correta dos materiais em depósitos, estoques, almoxarifados e outros locais também é determinante. A norma apresenta regulamentações específicas que devem ser obrigatoriamente observadas para evitar riscos de acidentes.

Algumas das observações importantes são sobre o peso do material, que não deve exceder a capacidade acumulada do piso. Inclusive, a organização do layout deve garantir que as portas, saídas de emergência e equipamentos contra incêndio estejam desobstruídos.

Manuseio de materiais

O manuseio interno de materiais deve acontecer apenas com o apoio de funcionários capacitados, habilitados e com os devidos equipamentos de proteção. Inclusive quando se trata de produtos perigosos, que exigem cuidados especiais.

Nesse sentido, é indispensável que toda empresa observe as recomendações da NR 11 e atenda a todos os critérios. O resultado será uma operação alinhada com os melhores procedimentos, livre de acidentes e com maior saúde ocupacional.

Quais os principais pontos da NR 11 atualizada?

Desde sua criação, em 1978, a NR 11 passou por diversas atualizações para melhorar sua eficácia em todas as áreas de aplicação. Em outras palavras, consiste na adoção de novos requisitos e revisões para alcançar a excelência em toda empresa.

A última revisão da norma foi em 2016, publicada pela Portaria MTPS 505. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, as novas medidas adotadas são as seguintes:

  • as inspeções rotineiras e manutenções devem ser realizadas por profissional capacitado ou qualificado;
  • interrupção de circulação de pessoas nas áreas de movimentação de chapas durante a realização da atividade;
  • a área de armazenagem de chapas deve ser protegida contra intempéries;
  • estabelecimento de condições ambientais e equipamentos para movimentação de chapas fracionadas de rochas ornamentais em marmorarias;
  • regras específicas para carga e descarga de chapas de rochas ornamentais;
  • apresentação de parâmetros e programas de capacitação para o desempenho da atividade.

Por que entender e cumprir a NR 11?

A regularidade legal é uma prioridade para toda empresa que deseja crescer e alcançar bons resultados. Em relação à segurança do trabalho e as Normas regulamentadoras, é ainda mais relevante, por garantir a prevenção e proteção dos colaboradores.

Nesse contexto, seguir todas as orientações da NR 11 e das demais normas proporciona benefícios essenciais, por exemplo:

  • reduz o risco de acidentes de trabalho;
  • preserva a integridade física dos funcionários;
  • evita processos trabalhistas;
  • evita riscos de pagar multas elevadas;
  • promove um ambiente seguro e saudável;
  • contribui para a responsabilidade social;
  • eleva a motivação, engajamento e a produtividade.

Lembre-se de que há outras normas regulamentadoras que se relacionam com a NR 11 e precisam ser consideradas. Para garantir que tudo esteja regularizado, tenha o apoio de profissionais especialistas e adote a segurança e a prevenção com eficiência.

Como pode notar, a NR 11 atualizada é indispensável para promover a regularidade e a segurança nas operações de movimentação e transporte de materiais. Portanto, sempre a considere para evitar riscos e transtornos sérios a empresa e colaboradores.

Gostou do post? Agora que você entendeu sobre a NR 11 atualizada, não deixe de contribuir para disseminar informações relevantes aos seus colegas! Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude a transmitir informações úteis!

Compartilhe este post