Você sabe o que é um tacógrafo e qual a sua importância na gestão da frota? Na verdade, sua instalação no veículo constitui uma exigência de lei, o que significa que seu uso é obrigatório, mas, de todo modo, é um grande auxiliar do gestor.
Existem tipos diferentes de tacógrafos e a tecnologia vem fazendo evoluir os modelos atualmente oferecidos pelo mercado. No entanto, o tipo tradicional do equipamento ainda predomina na maioria dos veículos.
Quer saber mais? Continue a leitura e entenda o que é tacógrafo e qual a sua importância!
O que é tacógrafo para caminhão?
O tacógrafo é um instrumento indispensável para realizar uma adequada gestão de logística e controle de frota na empresa. Essencialmente, o equipamento registra as velocidades desenvolvidas pelo caminhão em seus deslocamentos, assim como as distâncias percorridas e horas paradas, além de outros dados.
Em grande parte dos casos atualmente, os caminhões já vêm com o aparelho original de fábrica. Quando não for o caso, o interessado pode facilmente escolher no mercado o modelo que for mais adequado às suas expetativas e providenciar sua instalação.
Os tacógrafos, como equipamento de registro e medição, devem passar por inspeção prévia e aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Existe um aplicativo desse órgão a fim de que o proprietário possa avaliar, de modo simples, a aprovação do equipamento.
Além disso, todo tacógrafo apresenta um certificado que atesta sua regularidade e, ao mesmo tempo, define uma validade para esse fim. Portanto, periodicamente, deve ser reavaliado para renovação dessa certificação ou para proceder à substituição do aparelho quando pertinente.
Funcionamento do tacógrafo
A versão analógica (mecânica) do tacógrafo continua sendo a mais utilizada no país, responsável pela maioria dos equipamentos instalados nos veículos. Seu funcionamento é bem simples, como pode ser visto a seguir. Acompanhe!
Dentro do aparelho existe um disco diagrama onde são gravadas, na forma de gráfico, as informações com periodicidade diária (mais empregado pelas empresas de ônibus) ou semanal. Assim, esse disco deve ser trocado diariamente ou semanalmente, conforme o caso.
Para o equipamento receber as informações, um cabo mecânico conecta a saída da caixa de câmbio ao tacógrafo. Em seu interior, agulhas ou sondas metálicas realizam o registro por meio de pressão sobre o papel especial do disco coberto com uma cera especial para esse fim.
No centro do disco, existem, ainda, campos para serem preenchidos com dados como:
- nome do condutor (motorista);
- local de partida/destino;
- placa do veículo;
- data;
- quilometragem inicial e final.
Qual a sua importância?
Inicialmente, a leitura do disco do tacógrafo pode parecer um pouco confusa para quem não está acostumado. No entanto, em pouco tempo, qualquer pessoa pode rapidamente olhar para o disco e entender suas informações.
O tacógrafo monitora as variáveis mais importantes do deslocamento do caminhão. Desse modo, o motorista consciente de que a maneira como conduz o veículo está sendo acompanhada, tende a ser mais precavido na direção o que, quase sempre, evita futuros dissabores.
Muitos profissionais autônomos e alguns empresários ainda olham para a utilização do tacógrafo apenas como o cumprimento de uma obrigação imposta pela legislação. No entanto, a importância do aparelho é bem maior. Veja os principais benefícios:
- garante a regularidade do atendimento à exigência legal;
- facilita para o gestor da empresa a fiscalização do uso da frota de forma justa e segura;
- constitui instrumento de investigação policial no caso de eventos que requeiram informações da condução do veículo;
- constitui instrumento de prova para o motorista de que não cometeu ilícito em um acidente.
Quais os tipos de tacógrafo e como escolher o melhor?
Existem diferentes tipos de tacógrafo em função de seu princípio de funcionamento e da maneira como a informação é transmitida, desde a mecânica do veículo até o equipamento registrador. Conheça agora esses tipos e suas principais características!
Tacógrafo analógico
O tacógrafo analógico é o mais utilizado, estando instalado em cerca de 90% dos veículos de transporte. Seu funcionamento já foi descrito anteriormente neste post, com os dados sendo registrados em um disco de papel especial.
Provavelmente, sua dominância inconteste no mercado de veículos de transporte se deve ao seu custo menor. Mas algumas vantagens dos outros tipos para os quais evoluiu começam a despertar o interesse do mercado.
Tacógrafo analógico-eletrônico
O tacógrafo analógico-eletrônico é uma variante do anterior, operando da mesma maneira. A diferença entre eles reside na transmissão dos dados que, nesse caso, é feita por meio de sinais eletrônicos, o que dispensa o cabo mecânico.
Por dispensar alguns mecanismos, esse é um tipo de tacógrafo mais compacto. Alguns modelos podem dispor de um display eletrônico para mostrar as informações.
Tacógrafo digital
O tacógrafo digital é bem diferente dos anteriores, inicialmente, por registrar os dados em uma bobina de papel, como um emissor de cupom fiscal. Além disso, oferece uma relação de dados bem maior, como:
- rotas no mapa;
- limites de velocidade por trecho;
- aferição da velocidade em momentos de chuva;
- aferição da velocidade nas curvas;
- velocidade média ao longo da viagem;
- tempo de trabalho;
- tempo de repouso;
- uso do cinto de segurança;
- consumo de combustível;
- manutenção do veículo.
Os dados obtidos podem ser acumulados por até 28 dias, de modo que é possível obter relatórios de viagem de dias passados. O modelo de tacógrafo digital também permite a descarga automática dos dados da viagem.
O aprimoramento dos dados fornecidos pelos tacógrafos permite melhor planejamento e gestão da frota. Assim, é possível, entre outras, fazer previsão de:
- consumo de combustível da frota;
- desgaste dos pneus dos veículos;
- estimativas de custos;
- demanda por treinamentos para os motoristas.
Como você pôde ver, conhecer o que é tacógrafo e os serviços que pode prestar ao gestor de frota pode ser um grande facilitador para determinadas questões referentes ao planejamento e à própria gestão. Os diversos modelos de tacógrafos vêm evoluindo e permitindo um elenco de informações sobre a viagem e o comportamento do motorista que auxiliam no aprimoramento dos serviços e da eficiência da frota.
Continue bem informado sobre logística de transportes e muito mais. Siga nosso Facebook e LinkedIn!