6 dicas para manter a motivação na rotina da estrada

motivacao na estrada

Você sabe como melhorar a rotina da estrada de seus profissionais? Para quem trabalha com logística, esse é um desafio constante. Afinal de contas, garantir uma boa performance dos times ajuda o negócio a evitar problemas e mitigar riscos de segurança.

Em outras palavras, investir em medidas que melhoram a saúde mental da sua equipe e tornam a rotina da estrada menos difícil é fundamental para garantir os lucros do seu negócio. Essa é uma medida que mitiga as chances de erros e acidentes acontecerem. Assim, todas as entregas podem ser feitas sem prejuízos.

Você quer saber mais sobre o tema e como investir na saúde mental dos seus profissionais? Então continue a leitura deste post!

Por que é importante cuidar da saúde mental da sua equipe?

Saúde mental é um assunto que ganhou destaque nos últimos anos dentro do ambiente corporativo. Afinal, muitas empresas passaram a investir em medidas de apoio psicológico após notarem que times engajados raramente apresentam dificuldades nessa área. Como consequência, a busca por profissionais motivados passou a incluir, também, os cuidados psicológicos dos colaboradores.

Na área de logística, isso deve ter uma atenção especial. Como os profissionais que trabalham com o transporte de cargas lidam com muitos problemas no dia a dia deles, qualquer dificuldade nessa área pode levar a erros e acidentes. Ou seja, investir na saúde mental dos times é investir em medidas que salvam vidas e previnem acidentes.

O cuidado deve envolver, inclusive, a rotina da estrada. Isso ajudará a mitigar problemas como aumento de estresse, depressão e ansiedade. Juntos, eles contribuem para criar situações de risco que levam a acidentes.

Como melhorar a saúde mental e manter a motivação dos profissionais?

Para melhorar a saúde mental dos profissionais, a empresa deve adotar um conjunto de medidas que envolvem todas as suas rotinas diárias. Confira a seguir 6 dicas!

1. Incentive alongamentos antes do horário de trabalho

Os alongamentos são uma ótima forma de preparar os motoristas para uma longa jornada de trabalho. Eles devem ser incentivados sempre, pois reduzem o estresse e melhoram a preparação física. Por isso, não deixe de contratar um especialista para treinar os seus times a executarem alongamentos alinhados com a rotina do seu negócio.

2. Tenha pausas programadas

As pausas são um momento de descanso e diminuição do estresse. Elas devem fazer parte da rotina dos motoristas, mesmo que durem pouco. Assim, eles podem tomar um momento para se alongarem, respirar e retomar a viagem deles.

3. Organize as viagens com foco em bem-estar

As viagens devem ser organizadas com foco em produtividade e bem-estar. Essa é uma combinação que parece estranha para muitos, mas não é um grande mistério. Basta os gestores de frotas buscarem caminhos que tenham baixo risco, boa visibilidade e que permitam paradas em segurança.

4. Ajude os profissionais a terem uma rotina saudável

A rotina dos profissionais na estrada também deve merecer atenção. A empresa deve sempre incentivar os times a comerem bem e evitarem ingerir álcool nos horários de descanso. Isso garantirá viagens mais tranquilas e com maior bem-estar para todos.

O ideal é que todos se alimentem com produtos leves e balanceados. Isso evita problemas durante as viagens e reduz as chances de algum problema de saúde acontecer em médio e longo prazo. Desse modo, todos os times terão bons indicadores de saúde.

5. Programe pausas entre viagens

As pausas também devem envolver o intervalo entre duas longas entregas. Toda empresa de logística precisa de uma cadeia de trabalho com bons períodos de folga. Isso ajuda o profissional a se manter conectado com a sua família e sempre estar bem disposto para a rotina de trabalho.

6. Conte com apoio psicológico especializado

A empresa que pretende investir na saúde mental dos seus profissionais também pode contratar um profissional especializado. Ele servirá para ouvir as demandas dos profissionais, avaliar se há alguém que precisa de cuidados avançados ou até mesmo identificar situações recorrentes que prejudicam a qualidade do ambiente de trabalho. Desse modo, a empresa poderá ampliar os cuidados com o bem-estar da equipe a um novo padrão.

Como manter os times engajados?

Para manter os times engajados e garantir alta qualidade no fluxo de trabalho, a empresa também pode adotar outras práticas. Elas melhoram, indiretamente, a saúde mental dos colaboradores. Desse modo, os riscos de problemas ficam ainda menores.

Confira o que fazer para conseguir otimizar esse ponto do seu dia a dia!

Conte com bons veículos

Ter bons veículos reduz o número de problemas mecânicos enfrentados durante a rotina de trabalho dos motoristas. Eles não precisam ser os mais novos — ainda que isso ajude no acesso a bons recursos de segurança —, mas devem estar com a manutenção em dia sempre. Desse modo, as falhas mecânicas serão muito menos frequentes.

Faça cursos de reciclagem

Os cursos de reciclagem ajudam os profissionais a melhorarem as suas práticas no volante e dão a eles a ideia de que são valorizados pela empresa. Ou seja, eles garantem que os times possam trabalhar melhor e com mais foco. Portanto, não deixe de planejar esse tipo de prática com regularidade e que incluam temas como:

  • cuidados pessoais na estrada;
  • direção defensiva;
  • preparação para longas viagens;
  • melhores práticas de saúde.

Busque o feedback dos profissionais

O feedback dos times também deve ser buscado de maneira contínua. Eles ajudam os gestores a identificarem possíveis problemas. Desse modo, correções no fluxo de trabalho se tornam mais efetivas, garantindo uma melhor rotina na estrada.

A rotina da estrada nem sempre é fácil. Profissionais que trabalham na área estão expostos a acidentes e riscos de saúde constantes. Justamente por isso, empresas de logística devem buscar meios para otimizar o fluxo de trabalho e evitar situações de risco.

Investir no bem-estar dos profissionais ajuda a dar mais qualidade durante a sua rotina da estrada. Além disso, minimiza problemas de saúde e acidentes. Assim, a sua empresa pode lucrar mais e garantir que todas as equipes fiquem sempre engajadas em cumprir a meta delas!

Gostou do conteúdo? E você, o que você faz para otimizar a sua rotina da estrada? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress