Vale a pena comprar um defletor do caminhão? Entenda

defletor-de-caminhao

Eficiência, aerodinâmica e durabilidade. Da forma como percebemos, essas são as principais qualidades de um bom defletor de caminhão. No entanto, não são todos que conhecem a importância e os benefícios desse acessório. Por isso, escrevemos este post exclusivo sobre o tema.

Caso ainda não conheça esse componente, saiba que não há problemas. O nosso objetivo é apresentar os principais detalhes e curiosidades da peça, explicando para que serve e como funciona. No final, listamos dicas importantes para que você escolha o melhor modelo para a sua frota.

Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é o defletor de caminhão?

Em essência, o defletor nada mais é do que um acessório aerodinâmico. Quem olha de fora costuma pensar que se trata de um adereço estético, apenas para melhorar a aparência do veículo. No entanto, o componente faz muito mais do que isso, e sua principal função é melhorar o coeficiente aerodinâmico do caminhão.

Caso não saiba, essa é uma métrica que determina o quão aerodinâmica é uma forma, em outras palavras, o quão bem essa forma consegue se mover contra o ar. Na natureza, o elemento de melhor coeficiente aerodinâmico (Cx) é a gota d’água, pontuando 0,05.

Não por acaso, as montadoras automotivas se inspiram nas formas fluídas da natureza durante o design de seus modelos. Afinal, quanto menor o coeficiente, menor a resistência desse objeto para romper o ar. Em meados de 2021, a Mercedes-Benz lançou o EQS, o veículo com o menor coeficiente aerodinâmico da história, 0,20 Cx.

Em uma rápida pesquisa, você consegue perceber como a marca alemã conseguiu esse feito, com um sedan fluido, fortemente inspirado em um gota d’água. No entanto, as montadoras de caminhão não podem se dar esse luxo. Afinal, os caminhões precisam ser robustos, e geralmente, apresentam um coeficiente elevadíssimo.

E é justamente por isso que existem os defletores. O objetivo dessas peças é redirecionar a passagem de ar pelo caminhão de maneira mais fluida e menos abrupta. Sem defletores, a massa de ar se choca o teto da carga de maneira abrupta e direta, criando uma resistência ao desenvolvimento da velocidade do caminhão.

Com o defletor, essa massa de ar é redistribuída, de maneira harmônica, para outra direção. Isso faz com que o veículo consiga romper a resistência do ar com mais facilidade. O resultado disso é uma condução mais econômica, veloz e até mesmo segura. Por isso, os defletores são tão importantes.

Por que usar um defletor de caminhão?

Economia, durabilidade e velocidade. Da forma como percebemos, essas são as vantagens que justificam o investimento nesse acessório. Inclusive, vale notar que todos esses benefícios já aparecem logo após a instalação, mas continuam rendendo frutos entre o médio e longo prazo. Confira!

O consumo cai

Reduzir custos é uma prioridade importante na gestão de frotas. Por isso, o defletor é um investimento tão racional, pois ele é capaz de reduzir um dos maiores drenos de recurso em qualquer operação, que é o consumo de combustível — e isso acontece por um motivo muito simples.

Com o defletor, o caminhão enfrenta menor resistência do ar para realizar o deslocamento. Em outras palavras, o conjunto mecânico se esforçará menos para deslocar o veículo, o que significa uma condução em rotações menores, que resulta em menor consumo, maior autonomia e redução de custos.

A durabilidade aumenta

Esse é um benefício complementar ao anterior. Após a instalação do defletor, o motorista não precisa exigir tanto do motor para realizar o mesmo deslocamento, pois há menor resistência do ar. No longo prazo, essa condução mais preventiva, cuidadosa e amena, acaba representando uma extensão na vida útil do caminhão.

Afinal de contas, todo conjunto mecânico apresenta um desgaste proporcional à sua intensidade de uso. A grosso modo, quanto mais se exige do veículo, mais cedo ele alcança sua curva de desgaste. No longo prazo, o defletor expande a durabilidade das peças, reduzindo os eventos de manutenção corretiva.

As viagens ficam mais rápidas

Primeiro, é importante destacar um ponto: a instalação de um defletor nunca deve ter a finalidade de aumento de velocidade, a menos que o caminhão seja utilizado em competições esportivas. Na realidade do trabalho, o defletor é um acessório instalado para promover segurança, eficiência e durabilidade.

No entanto, é inegável que o veículo se torna muito mais ágil após a instalação do componente. Com um coeficiente um pouco mais baixo, o motorista percebe um veículo mais flexível, tanto em altas velocidades como nas acelerações. Em viagens logísticas, isso se traduz em menores tempo de entrega e trabalho.

Como escolher um bom defletor de caminhão?

Por último, mas também importante, a escolha do defletor ideal. Da forma como percebemos, existem vários pontos e cuidados que merecem a sua atenção durante a escolha.

A princípio, existem duas possibilidades: comprar um defletor fabricado pela montadora do seu caminhão, ou por uma empresa terceira e especializada. No primeiro caso, você tem a vantagem da certeza da compatibilidade, visto que o acessório foi desenvolvido pela própria montadora do caminhão.

No segundo caso, é preciso que você busque saber a reputação dessa marca no mercado. Marcas boas e bem consolidadas contam com a satisfação do público consumidor, o que fica visível nos comentários e avaliações sobre a empresa em suas páginas nas redes sociais.

Em ambos os casos, é importante se atentar à compatibilidade entre a peça e o seu caminhão, principalmente se você pretende comprar o componente em uma plataforma online. Esse tipo de dúvida precisa ser solucionada antes da compra, evitando qualquer decepção após a entrega do componente.

Por fim, além da compatibilidade veículo-defletor, também é importante avaliar a compatibilidade entre a peça e os demais acessórios, e implementos que costumam ocupar o espaço superior à cabine, como as centrais de refrigeração, por exemplo.

Como pôde ver, a instalação de um defletor é uma das decisões mais prudentes do ponto de vista da gestão, pois retorna benefícios fundamentais em termos de economia, vida útil e sustentabilidade.

Agora que você sabe como escolher um bom defletor de caminhão para a sua frota, aproveite para espalhar essas noções sobre o tema. Para isso, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on email