Aprenda como fazer o transporte de carga refrigerada!

Existem diversos tipos de cargas que são transportadas, e cada uma delas conta com algumas especificidades e cuidados para que cheguem ao seu destino sem sofrerem algum tipo de dano, o que compromete a sua utilidade e diminui a reputação da transportadora.

Neste texto, explicaremos como funciona o transporte de cargas refrigeradas, além de dar algumas dicas sobre como realizar esse processo da melhor maneira possível e como escolher a melhor carroceria para esse tipo de atividade. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Como funciona o transporte de cargas refrigeradas?

O transporte de cargas refrigeradas é aquele em que são transportados produtos que necessitam de temperatura controlada para que a sua qualidade não seja afetada negativamente. Alguns exemplos são produtos animais, como carnes, e até mesmo materiais médicos.

Eles fazem parte da chamada “cadeia do frio” e seguem algumas regulamentações para ser transportados dentro das normas sanitárias e de segurança. Isso é fundamental para preservar a saúde do consumidor final, principalmente no caso de alimentos, que serão consumidos pela população e não podem ter bactérias ou outros organismos que causem intoxicações ou problemas mais graves.

Todo o processo de entrega das cargas refrigeradas precisa ser monitorado e revisado para monitor que os profissionais estejam tomando todos os cuidados necessários em relação à segurança. Dessa maneira, as carrocerias passam por manutenções periódicas a fim de garantir que atingem as temperaturas ideais para a realização dos transportes.

Atualmente no Brasil, existem poucas transportadores que fazem esse tipo de transporte, já que é um pouco mais complexo e necessita de mais cuidados. Entretanto, é um bom mercado para atuar justamente pela baixa concorrência e pelo alto valor que pode ser cobrado. Assim, caso a sua empresa seja nova ou pretenda expandir suas atividades, as cargas refrigeradas podem ser uma boa opção.

No tópico a seguir, explicaremos quais são as principais dicas para quem quer começar no mercado de transporte de cargas frias ou se certificar de que a sua atividade está dentro do indicado, garantindo um melhor serviço para os seus clientes e aumentando a sua reputação no mercado.

Quais as principais dicas para fazer o seu transporte de cargas refrigeradas?

Como explicamos, o transporte de cargas refrigeradas implica algumas normas de procedimentos que devem ser cumpridas para garantir a qualidade do serviço e evitar penalidades. Veja a seguir como deve ser feita a entrega desse tipo de produto.

Saiba como acondicionar

O primeiro passo é entender como devem ser acondicionadas as cargas. Cada produto tem a sua própria especificidade, por isso é importante pesquisar antes de escolher o melhor local para abrigá-la. Porém, um item que deve se fazer presente são as embalagens envoltórias, que impedem que a carga fique em contato direto com o ambiente.

Muitos desses produtos são de origem animal, como leite ou carnes, por isso podem se contaminar com facilidade se simplesmente forem colocados no caminhão. Dessa forma, é importante que eles sejam embalados da maneira adequada para que se mantenham protegidos dos agentes externos e não esquentem.

Faça o transporte da maneira correta

O caminhão precisa estar em boas condições de uso ao mesmo tempo que a sua carroceria deve estar e se manter na temperatura adequada para o produto transportado, evitando que essa mudança de clima estrague a mercadoria.

Além disso, a rota precisa ser bem pensada, uma vez que alguns produtos, mesmo em um ambiente controlado, precisam de um tempo máximo para chegar a determinado destino, pois, caso o contrário, elas perdem a sua usabilidade, como é o caso de alguns itens médicos, como remédios ou outras substâncias.

Tenha uma boa logística

Uma boa logística precisa fazer parte de qualquer serviço de transporte, mas ela deve estar presente principalmente no caso de mercadorias refrigeradas devido às especificidades técnicas. Assim, o tempo de carregamento e entrega precisa ser bem calculado.

Além disso, é necessário se certificar de que o caminhão ideal para fazer o transporte esteja disponível para a entrega da carga no período ideal, já que podem acontecer atrasos ou imprevistos que fazem com que o caminhão fique parado por um tempo, o que resulta em danos para a carga.

Como encontrar a carroceria de caminhão adequada para essa atividade?

Como você deve imaginar, para fazer o transporte de carga refrigerada, é importante contar com uma carroceria específica que permita o controle de temperatura. Existem alguns tipos no mercado, e é importante conhecer cada um deles para que você não tenha problemas na hora de escolher a ideal para o seu caminhão.

A primeira é o baú refrigerado, utilizado para o transporte de cargas que precisam ficar em uma temperatura entre 0 ºC e -10 ºC. O mais interessante sobre esse tipo de carroceria é que elas podem ser desenvolvidas de maneira personalizada, se adaptando ao tipo de carga que a transportadora precisa entregar com maior frequência.

O segundo tipo é o baú frigorífico, que é mais indicado para mercadorias que precisam se manter congeladas, ou seja, em uma temperatura ainda menor do que a mantida pelo baú refrigerado (entre -15 °C e -20 °C). Alguns dos produtos levados nesse tipo de carroceria são carne bovina e suína, frangos, peixes e pães congelados.

Entretanto, mesmo alcançando temperaturas mais baixas, ele também pode ser utilizado para levar cargas que não precisam chegar congeladas ao seu destino, oferecendo mais praticidade e versatilidade para a frota.

Outro tipo é o Bug Porta Contêiner, cuja principal característica é fazer com que a temperatura ideal seja programada antes mesmo de o caminhão ser utilizado. Dessa maneira, evita-se que a mercadoria tenha choque de temperatura ao entrar no veículo, minimizado os riscos de estragar ou ser danificada de alguma maneira.

Entendeu como funciona o transporte de carga refrigerada? Aqui na Real Furgões, você adquire a sua carroceria ideal para o transporte desse tipo de carga e oferece mais variedades de entregas, alcançando mais clientes e aumentando a satisfação da sua clientela.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, entre em contato conosco agora mesmo e converse com nossa equipe.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on email