Carga de lotação: o que é e quais são os seus benefícios?

Carga de lotação, Implementos Rodoviários, carga seca, transporte de carga

Carga de  lotação, para uma boa gestão do transporte de cargas, é necessário compreender não só o que é a carga lotação, mas também os benefícios que a opção por esse modelo pode oferecer para a empresa, sobretudo, em relação à padronização do atendimento ao consumidor e à economia de recursos.

Neste post, vamos falar mais sobre esse assunto. Conheça os seus benefícios, em que casos ela é mais indicada e veja ainda quais são as diferenças da carga de lotação para a carga fracionada, o que ajuda o gestor a definir de maneira mais adequada o modelo ideal para cada contexto.

Continue lendo para entender os detalhes desse assunto e otimizar as práticas de logística do seu negócio!

O que é carga de lotação?

Também conhecida como carga fechada, a carga de lotação é uma das modalidades de transporte de cargas. Nesse caso, as mercadorias pertencem a um único cliente e ocupam toda a capacidade do caminhão.

Esse tipo de transporte é destinado às operações de maior porte que são destinadas a um único endereço específico, como uma loja ou centro de armazenamento. Desse modo, não são feitas outras entregas ao longo do caminho, nem é preciso que a transportadora tenha uma frota de caminhões tão diversificada.

Pelas suas características, a carga de lotação têm diversos benefícios para as empresas que optam por esse modelo. Conheça a seguir as vantagens e veja se esse tipo de carga se adequa às necessidades do seu negócio.

Quais são os benefícios da carga de lotação?

Organização da carga

Por permitir que a empresa faça uso exclusivo do veículo para um trajeto, esse tipo de carga facilita a organização das mercadorias. Assim, os itens podem ser dispostos para ocupar toda a capacidade dos compartimentos, sem que isso traga prejuízos aos produtos transportados.

Além disso, mais facilidade na organização ajuda a evitar atrasos no carregamento e a trazer mais eficiência para a cadeia de produção. No entanto, é importante ter alguns cuidados com o transporte de carga, de forma, por exemplo, a evitar o excesso — que é prejudicial para a longevidade do caminhão.

Agilidade na entrega

Como a carga é enviada para apenas um cliente e um endereço, o caminhão é carregado no local de origem, e as mercadorias só são retiradas no destino final. Assim, há mais agilidade no transporte, uma vez que não é necessário fazer paradas para realizar outras entregas.

Desse modo, os prazos são menores, e a empresa tem mais rapidez no recebimento de insumos para produção ou na entrega aos consumidores, por exemplo — o que otimiza a cadeia produtiva e melhora a satisfação dos clientes.

Redução de custos

Com a carga de lotação, também é possível enfrentar uma das dificuldades da gestão de frotas: a redução de custos. Esse serviço permite a diminuição de operações intermediárias, como a movimentação das cargas. Com isso, há menos despesas, o que pode resultar na isenção de algumas taxas, como a diária de armazéns.

Ademais, há uma economia também pela qualidade na organização do veículo, o que reduz a chance de avarias causadas por movimentação da carga ou por acidentes durante o transporte.

Segurança

Um dos principais desafios do transporte de cargas é a falta de segurança nas rodovias brasileiras. O roubo de cargas é uma constante preocupação das empresas que trabalham nessa área.

Nesse sentido, a carga de lotação pode ser uma alternativa para diminuir a possibilidade da ação de quadrilhas, já que o número de movimentações até a entrega é reduzido e, assim, há menos riscos das mercadorias serem extraviadas, desviadas ou roubadas.

Controle dos processos

Por fim, nesse tipo de carga, também há maior controle dos processos, uma vez que é possível ter uma previsão mais exata da chegada das mercadorias e — a depender da transportadora escolhida — fazer o acompanhamento do transporte. Assim, os gerentes de logística conseguem organizar melhor suas ações e ter mais eficiência.

Em quais casos a carga de lotação é mais indicada?

De maneira geral, a contratação de um serviço de transporte na modalidade de carga de lotação é indicada quando a quantidade de mercadorias é volumosa o suficiente para atingir a capacidade de armazenamento do caminhão. Desse modo, por exemplo, não é viável para quem trabalha com e-commerce, uma vez que lida mais com pequenos pedidos espalhados por todo o território. Veja alguns casos em que é melhor optar pela carga fechada:

se o cliente tiver restrições quanto ao envio junto com cargas de outras empresas;

  • se for um envio da fábrica para o centro de distribuição;
  • se for uma transferência entre unidades;
  • se for um envio do fornecedor para o distribuidor.

Quais são as diferenças da carga de lotação para a carga fracionada?

Além da carga de lotação, há ainda um outro tipo de transporte: a carga fracionada. Diferentemente do primeiro, a carga fracionada permite que o mesmo veículo seja compartilhado por duas ou mais empresas para o envio de suas mercadorias.

Nesse caso, o caminhão vai para diversos locais, independentemente da localização geográfica dos remetentes e destinatários. O importante é atender às necessidades dos clientes que contrataram os serviços da transportadora.

Por essas características, esse modelo é mais indicado para o atendimento de empresas de pequeno ou médio porte, já que costumam ter uma demanda de armazenamento e distribuição menor e não tem capacidade de ocupar um caminhão ou outro veículo de carga por inteiro.

A desvantagem é que, com a carga fracionada, o veículo demora mais tempo para percorrer o trajeto e, assim, aumentam os riscos de extravio de mercadorias. Porém, tanto a carga de lotação como a fracionada têm suas vantagens e funções. Cabe à empresa avaliar as suas necessidades para contratar o serviço de transporte mais adequado.

Neste post, vimos que a carga de lotação tem diversos benefícios e são uma ótima opção para organizações que lidam com grandes volumes ou clientes mais exigentes, por exemplo. Agora você tem mais informação para escolher o tipo de carga ideal para o seu caso e melhorar a logística da sua empresa!

Tem mais alguma dúvida sobre o transporte de cargas ou quer descobrir como otimizar a logística da sua empresa? Então, entre em contato conosco!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress