Entenda o que é o código SKU e saiba como usá-lo no seu negócio

Codigo Sku

Muitas pessoas na Logística ainda ficam se perguntando sobre o que é o código SKU. Neste texto serão abordados temas sobre este assunto fundamental e básico na estruturação de qualquer empresa, inclusive no controle de estoque que necessita ter para dar conta da demanda.

Para o gestor de estoques é essencial que haja um bom e eficiente processo de compra do produto, que seja integrado e funcional, evitando faltas dos produtos até o cliente final, ou desperdícios dos produtos vencidos nos armazéns, como é o caso dos produtos perecíveis e dos cosméticos.

Desta forma, a empresa garante um processo logístico mais efetivo, com maior segurança e melhores possibilidades nas reposições do que mais é usado, mantendo o seu inventário mais alinhado possível, de forma prática e certeira. Preparados para compartilhar de mais conhecimento? Vamos juntos!

O que é o código SKU?

Esta sigla em inglês chamada Stock Keeping Unit, usada como uma palavra padrão dentro do ambiente da Logística, traduz-se para o português como Unidade de Manutenção de Estoque, ou seja, é a menor unidade de estoque sendo usada para separar itens por seus diferentes tipos.

Esse código é muito importante para a indústria e para as empresas do varejo, do e-commerce também, pois nesses setores sempre existe um alto volume de bens estocados. É um código único para cada unidade do produto que será identificado no estoque, colaborando para o controle, a facilitação dos processos e até mesmo nas compras de reposição de produtos para reabastecer a quantidade de mercadorias, necessárias para o atendimento da demanda.

Importante salientar que o código SKU deve ser criado pela própria empresa dona do seu produto, para que não ocorram erros posteriores pelo uso de códigos dos fornecedores alterados em algum momento, comprometendo a performance da logística operacional.

Como o código SKU é usado nas empresas e qual é a sua finalidade?

É fundamental saber da diferença entre o código SKU e item, pois o primeiro representa a unidade de armazenamento em estoque, com a necessidade do endereçamento variado dentro dos armazéns.

Assim, podemos dizer que os itens têm nomenclaturas com especificações de seus códigos para uma facilitada gestão de estoques. Esse endereço diferenciado para cada SKU facilita o gestor de estoques a encontrar o item de imediato, otimizando o fluxo da demanda operacional.

Sua finalidade principal é permitir com melhor precisão a rastreabilidade nas várias etapas da cadeia de suprimentos.

Colocar em prática a decisão de adotar o código SKU para o controle dos bens necessários, não havendo gargalos operacionais, traz muitas vantagens perante a concorrência no seu nicho de mercado. A facilidade de identificar itens no armazém por meio de tecnologia que agiliza a localização dos códigos.

A redução de erros durante a separação do produto e a expedição da mercadoria para o atendimento dos pedidos que surgem. Além da otimização de um estoque mais enxuto para que não ocorram perdas financeiras, por conta do capital imobilizado parado, além da pouca rotatividade desses produtos nas demandas operacionais.

Como o código SKU é composto?

Quanto mais códigos SKU, mais complexa será a gestão dos estoques em uma empresa. De forma que garanta assim a equalização entre o excesso ou a baixa de produtos, evitando a ruptura ou o desperdício.

Sugere-se que não sejam colocados vários itens em um mesmo código SKU, pois esses mesmos produtos contam com padronagens, cores e tamanhos diversificados. Na gestão de inventários esse código identifica a unidade de venda, composto por sequência alfanumérica, sendo definidos em parâmetro a partir dos atributos que caracterizam o produto na sua individualidade.

Sua composição depende do cadastro bem-sucedido dos materiais e dos produtos que compõem o estoque da empresa. Essa informação é composta pelos principais detalhes e características dos produtos, como:

  • nome do fabricante;
  • dimensão do produto;
  • descrição do item;
  • tipo de embalagem;
  • informação de garantia;
  • dados da aparência.

Quais são as principais diferenças entre o código SKU e o código de barras?

Esses dois conceitos não são a mesma coisa, pois o código de barras é uma derivação, ou seja, existe o código SKU e também o código de barras EAN (mais comum) e de padrão mundial, em nível nacional ou internacional.

O código SKU é usado internamente pelas empresas, de forma que o produto seja encontrado no estoque com facilidade. Pode-se também efetuar uma boa gestão de estoque por meio da utilização de um ERP, que automatizará todos os registros de produtos vendidos pela identificação de seus códigos SKU.

Por outro lado, o sistema do código de barras tem outros formatos, sendo composto por 13 números dispostos na representação gráfica em forma de barras. Este sistema geralmente é utilizado para pagamento em boletos bancários ou ser lido por um equipamento de scanner, no estoque da empresa.

A finalidade do código de barras poderá ajudar também no controle dos estoques, porém se for alterado pelo fabricante do produto, poderá gerar uma grande desorganização neste controle.

Diante do exposto neste texto, mostramos a utilidade do código SKU para melhorar o desempenho logístico das empresas, por meio de um sistema composto pelas informações essenciais do produto, seguindo uma lógica sequencial e criando um código para cada tipo de produto estocado.

Seus benefícios simplificam o trabalho dos gestores de estoque, integrando a esta prática, as seguintes vantagens:

  • melhor organização;
  • maior controle;
  • localização ágil;
  • facilitação na comunicação;
  • produtividade otimizada referente à localização e à movimentação dos itens.

Agora que você já sabe que o código SKU não é esse “abominável bicho-de-sete-cabeças”, fica bem melhor de compreender a sua composição com a finalidade e propósito que traz para o estoque da empresa, a sua aplicabilidade para facilitar a mercadoria com suas características específicas de forma agilizada e ainda perceber que ambos os códigos, tanto o código SKU, quanto o código de barras, são obrigatórios e indispensáveis nas operações de vendas.

Gostou do que acabou de ler sobre SKU? Cadastre-se para receber nossa newsletter e saiba mais sobre conteúdos interessantes nas áreas de transportes e da logística operacional, nos nossos posts.

Compartilhe este post

plugins premium WordPress