Saiba como criar um plano de manutenção preventiva na frota de caminhões. A constante utilização de caminhões de carga demanda a realização de manutenção preventiva para garantir a conservação da frota. Esse é um fator que agrega valor aos serviços de transporte, melhorando também a produtividade da empresa.
Para que o seu negócio seja beneficiado por esse diferencial estratégico, é necessário construir um plano detalhado para a atividade de manutenção.
No artigo a seguir, você conhecerá quais avaliações devem fazer parte do planejamento e quais os resultados podem ser esperados. Aproveite a leitura!
O que é a manutenção preventiva?
De modo simplificado, é possível definir esse modelo de manutenção como uma inspeção periódica, cujo principal objetivo é evitar defeitos e queda da produtividade. Essa realidade é ainda mais perceptível em uma frota de caminhões que sofre desgaste devido a sua utilização constante.
Portanto, manter os veículos em bom estado de conservação é uma prática que ajuda a ampliar a sua vida útil, evita acidentes e, em especial, contribuição para a redução de custos.
Como elaborar um plano de manutenção preventiva?
O gerenciamento da frota é uma das atividades mais importantes, pois viabiliza a utilização de um patrimônio de elevado valor para a empresa. Isso quer dizer que essa área tem grande impacto na operação logística.
Veja abaixo algumas dicas de como elaborar um plano de manutenção preventiva:
Elabore o orçamento da área de manutenção
Colocar a atividade de manutenção em prática requer a destinação da verba necessária para abastecer a oficina com equipamentos e materiais para reposição. Por isso, a análise dos custos para a criação de um orçamento dedicado deve levar em consideração:
- a implantação de software de gestão;
- a aquisição de equipamentos e ferramentas;
- o pagamento da folha de pagamento da área;
- os custos com a construção ou expansão do espaço da oficina;
- os custos relacionados ao fornecimento de água e energia elétrica.
É fundamental dimensionar os recursos financeiros de acordo com a situação atual da sua empresa.
Escolha o período ideal para realizar a manutenção
Essa atividade tem o objetivo de evitar maiores danos que deixariam o veículo ocioso por longos períodos. Por isso, a realização da manutenção deve ser planejada de modo que não consuma muito tempo.
O gestor pode definir que as inspeções serão realizadas antes do início da viagem, garantindo que o caminhão esteja em perfeitas condições para pegar a estrada. Ou pode-se optar por programar a manutenção para depois da conclusão das viagens e, com isso, identificar componentes que possam ter sofrido desgaste excessivo.
Essa é uma medida que busca minimizar o número de interrupções no processo, que pode deixar outros motoristas sobrecarregados ou causar atraso nas entregas. É importante lembrar que os momentos de inatividade também são prejudiciais, já que representam custos excedentes.
Avalie o estado atual da frota
Devido ao seu impacto na durabilidade da frota, a atividade de manutenção deve começar com a avaliação do estado no qual os caminhões se encontram. Por isso, é importante verificar:
- a data de aquisição do veículo;
- o total da quilometragem percorrida;
- o desgaste dos principais componentes;
- o ano de fabricação de acordo com a montadora.
Com base nessas informações, o gestor tem condições de estimar o período no qual será necessário realizar a substituição de peças, a troca de filtros e a checagem de fluídos. Além disso, é importante destacar que as partes do veículo possuem necessidades distintas no que diz respeito a sua manutenção.
A cabine, por exemplo, contém a maior parte dos elementos mais importantes, como o motor e o sistema de direção. Já a carroceria, o instrumento que suporta o peso da carga e está sujeito a um elevado nível de desgaste.
Crie um checklist dos principais itens verificados
Como o próprio nome sugere, um checklist é uma lista de verificações que contempla todos os itens que devem ser checados para que o veículo seja liberado para retornar às suas atividades corriqueiras.
A principal fonte de informação para comparar o desempenho do veículo são as orientações técnicas fornecidas pelo fabricante. Desse modo, é possível estabelecer comparativos de desempenho e duração das peças.
Separe a verificação de cada tipo de componente
Assim que o veículo é recebido na oficina, o primeiro passo é registrar em um documento, chamado diário de bordo, todas as ocorrências observadas pelo motorista — como ruídos, problemas para controlar a direção e lentidão no tempo de resposta do sistema de freios.
Também há a necessidade de lançar no sistema ou em um controle manual qual foi a quilometragem percorrida durante o trajeto.
Para garantir que o serviço de manutenção seja efetuado de acordo com a necessidade, o gestor pode separar áreas distintas de acordo como o tipo de sistema ou componente. Alguns exemplos são:
- mecânica: tem a função de verificar o motor e os componente relacionados ao seu funcionamento;
- lubrificação: área responsável pela checagem e troca de lubrificantes e filtros conforme a necessidade;
- elétrica: assegura a correta tensão de energia distribuída por todos os sistemas de bordo;
- borracharia: realiza o rodízio dos pneus, bem como a sua substituição sempre que necessário;
- funilaria e pintura: cuida do aspecto externo da frota, em especial para veículos plotados e que requerem cuidados estéticos;
- tapeçaria: realiza ajustes e reparos no estofamento e tapetes.
Após a avaliação de cada etapa, o caminhão ainda passa por uma vistoria final que libera ou não seu retorno para a operação.
Quais são os principais benefícios obtidos?
Além do controle sobre o desempenho da frota, esse tipo de manutenção permite a redução de gastos com reparos emergenciais e com a parada do veículo em caso de acidentes. É perceptível como os pequenos defeitos não progridem para se tornarem problemas que causam a interrupção da operação logística.
Essa é uma medida essencial para reduzir o impacto da depreciação do patrimônio e a necessidade de substituição dos veículos.
A atividade de manutenção preventiva é de grande importância, pois procura implementar estratégias para avaliar o estado dos caminhões, realizar ajustes e ampliar a vida útil da frota.
Agora que você já conheceu mais sobre o tema da manutenção veicular, é hora de descobrir ainda mais conteúdo sobre a área logística. Assine a nossa newsletter e receba novidades direto no seu e-mail.