Saiba como fazer um bom controle de estoque na sua empresa!

A gestão da cadeia de suprimentos engloba diversas atividades relacionadas ao abastecimento da produção, movimentação de mercadorias e controle de estoque. Devido a sua importância para o atendimento da demanda dos clientes, é preciso dedicar tempo e atenção para desenvolver novos métodos de gerenciamento.

Na atualidade, os processos se tornam cada vez mais sofisticados e os clientes, em complemento, são responsáveis pelo aumento das exigências do mercado. Por isso uma gestão eficiente depende de um elevado nível de controle sobre o estoque, desde a sua reposição até o consumo.

Neste post, mostramos quais são as principais formas de tornar a gestão do seu estoque mais eficiente. Continue a leitura!

Saiba qual é a importância de um controle de estoque

Manter estoques dentro das empresas é uma necessidade, uma vez que a demanda e a disponibilidade de materiais não são equilibradas. Porém existem diversos meios de tornar a gestão mais eficiente e, em especial, mais econômica. Há, afinal, diversos custos relacionados aos estoques que ficam parados por longos períodos.

Além da necessidade de manter os materiais armazenados para evitar a interrupção da produção, é preciso focar nos demais processos que garantem o sucesso da operação, tais como:

  • separação e inspeção de materiais;
  • processo de negociação e aquisição;
  • cadastro de fornecedores habilitados;
  • transporte e armazenagem de materiais.

Entenda como colocar esse tipo de controle em prática

Ter uma gestão eficiente de estoque é mais que uma decisão estratégica; é, na verdade, um aspecto fundamental do negócio. Por esse motivo, é recomendado adotar as medidas que podem representar melhorias no desempenho operacional e financeiro.

Negociar o fornecimento com fornecedores

No momento de consultar o mercado para adquirir os insumos requeridos pela produção, é preciso que o profissional esteja preparado para negociar as melhores condições possíveis.

Essa é uma questão muito importante do ponto de vista econômico, pois os preços de compra fazem parte do cálculo realizado para determinar o preço de venda. É preciso, portanto, considerar a expectativa de aumento de preços devido à sazonalidade ou à elevação das taxas de inflação, por exemplo.

Nessa situação, a aquisição em maior quantidade representa uma proteção contra valores elevados. De forma semelhante, o fornecedor pode oferecer desconto com o intuito de incentivar compras em lotes maiores, o que resulta no aumento do estoque com custos significativamente menores.

Portanto é importante avaliar as vantagens oferecidas para tomar a decisão com base na oferta mais vantajosa.

Planejar os níveis de estoque

Muitas empresas optam por executar uma produção enxuta, o que interfere nos níveis de estoque para atender ao planejamento da área produtiva. Esse modelo tem o objetivo de evitar desperdícios e incentiva o aprimoramento contínuo dos processos de trabalho.

Na prática, isso quer dizer que, além de manter os estoques em níveis cada vez mais baixos, é necessário coordenar toda a cadeia de suprimentos. Desse modo, os fornecedores disponibilizam os materiais conforme a programação e as transportadoras têm condições de realizar as entregas dentro do prazo.

Além disso, a previsão da demanda de maneira precisa garante maior segurança ao processo, uma vez que o planejamento é traçado de acordo com o comportamento do consumidor.

Programar a logística de abastecimento

A logística é a atividade que atua como elo entre os fornecedores de materiais e seus respectivos clientes. Esse é um processo com elevado valor estratégico, uma vez que cuida da movimentação de matérias-primas. Após a etapa de aquisição, é fundamental garantir que a integridade física dos materiais seja mantida durante o trajeto, atestando, assim, a sua qualidade.

Além disso, deve-se atender aos prazos programados para as remessas, pois atrasos são desfavoráveis ao processo produtivo. Isso quer dizer que é necessário viabilizar o fluxo de informações sobre o andamento dos pedidos, a estimativa de entrega e a seleção dos modais de transporte.

Fazer inventários periodicamente

Um dos principais indicadores de desempenho da logística é a acuracidade do estoque. Essa medição ocorre pelo cálculo da diferença entre o estoque físico e o dos dados contábeis presente no sistema. Essa contagem pode ocorrer de forma manual ou pode utilizar mecanismos como leitores de código de barras.

Esse controle é, inclusive, uma determinação legal que exige a conferência do inventário físico e fiscal. Com a lista de todos os materiais, é possível:

  • prevenir o excedente de compras;
  • evitar perdas e desperdício de materiais;
  • identificar extravios, obsolescência e o vencimento de produtos perecíveis.

Essa prática deve ser repetida periodicamente para garantir que o registro das entradas e saídas seja mantido em perfeito estado.

Implementar um software de gestão integrada

Hoje, a maioria das empresas depende da tecnologia, pois os processos de trabalho giram em torno da informatização. O mesmo pode ser afirmado das atividades de gestão de estoque, para recolher dados e disponibilizar informações para os gestores.

Os controles manuais cederam lugar a planilhas e sistemas de gestão capazes de processar o volume de itens presentes no estoque. Essa modificação garante um alto nível de confiabilidade e minimiza a chance de erros nos registros.

A integração obtida com o uso de softwares especializados é uma das grandes vantagens desse tipo de investimento. Como resultado, é possível:

  • processar pedidos de compra;
  • controlar a entrada e a saída de materiais;
  • gerar relatórios para avaliação dos gestores;
  • calcular os preços com base nos custos de aquisição.

Automatizar o controle de estoque

Já mencionamos como a realização das atividades manuais representa um risco devido à incidência de erros e inconsistência. Contudo, já existem ferramentas que acompanham o estoque e, além disso, desempenham diversas funções importantes, como a organização do espaço físico, dos equipamentos e da mão de obra.

Esse aprimoramento é responsável pelo aumento da segurança dos funcionários, pois previne acidentes de trabalho dentro do depósito. Além da automação, a emissão de relatórios de desempenho contribui para aumentar a produtividade.

As atividades de planejamento, reposição e controle de estoque devem ter o objetivo de produzir os melhores resultados para a empresa. Desse modo, investimentos em novas tecnologias e na renovação de equipamentos têm grande impacto sobre o desempenho financeiro.

Você gostou do conteúdo que leu aqui? Quer deixar a sua opinião ou sugerir tópicos para as próximas postagens? Deixe o seu comentário!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress