Você tem que lidar constantemente com caminhões quebrando em sua frota? Uma das razões para isso pode ser a má distribuição de peso por eixo dos veículos. Algo que pode ser resolvido com a disposição correta e a escolha certa deste componente.
Continue a leitura para entender o que é esse componente, quais são seus principais tipos e por que é tão importante controlar a carga em cada eixo para garantir a durabilidade do seu caminhão e a segurança dos seus motoristas na estrada.
O que é eixo de caminhão?
O eixo de caminhão é um elemento essencial que suporta o peso do veículo e assegura a transmissão de força para as rodas. Ele é formado por uma peça cilíndrica que conecta as rodas e permite que elas girem de maneira sincronizada.
A princípio, o eixo pode ser categorizado em dois grupos: dianteiro e traseiro.
O eixo dianteiro é encarregado de dirigir o caminhão de carga, conectando-se às rodas frontais e possibilitando que o motorista controle a trajetória. Ele também é equipado com uma caixa de direção e componentes de suspensão responsáveis por absorver os impactos e garantir a estabilidade durante a direção.
Já o eixo traseiro é uma peça fundamental para a tração do veículo. Ele é composto por um diferencial, que distribui o torque do motor para as rodas traseiras, permitindo que elas girem em velocidades diferentes durante as curvas, melhorando a aderência e a manobrabilidade do caminhão.
Além disso, o eixo traseiro suporta a maioria do peso do caminhão e da carga transportada, sendo essencial para a estabilidade e segurança tanto da carreta quanto do motorista.
Quais são os tipos de eixo?
Como mencionado anteriormente, os dois grupos principais de eixos são o dianteiro e o traseiro. Porém, eles ainda podem ser divididos em três outros grupos: simples, duplo e triplo. Entenda.
Simples
O modelo simples é localizado na parte traseira do caminhão e é responsável por transmitir o torque do motor para as rodas, contribuindo para uma boa tração e estabilidade.
Ele suporta uma carga moderada e é utilizado em caminhões de menor porte ou que tenham configurações de eixo individuais. Por conta do seu design mais simples, sua manutenção é mais fácil e barata.
Duplo
Em seguida, temos o eixo duplo, que consiste em dois eixos traseiros, cada um com duas rodas, totalizando quatro rodas traseiras. Essa configuração é necessária para que o caminhão suporte cargas pesadas e mantenha uma boa estabilidade.
O tipo duplo é visto especialmente em caminhões de grande porte e em veículos de transporte de carga pesada, já que ele melhora a distribuição do peso e reduz o estresse sobre cada roda, fazendo com os pneus tenham sua vida útil estendida.
Além disso, o eixo duplo proporciona melhor tração e estabilidade em estradas irregulares, sendo uma ótima opção para caminhões que operam em condições adversas ou em estradas de menor qualidade.
Triplo
O eixo triplo inclui três eixos traseiros, cada um com duas rodas, totalizando seis rodas traseiras. Esse tipo é utilizado em caminhões de transporte de cargas extremamente pesadas e volumosas. Ele oferece uma distribuição de peso ainda mais eficiente do que os eixos duplos, permitindo que o caminhão transporte cargas maiores sem comprometer sua estabilidade.
Além disso, essa configuração proporciona melhor aderência e tração em terrenos difíceis, reduzindo o desgaste dos pneus. Vale a pena investir em eixos triplos para veículos que precisam atravessar estradas precárias com cargas volumosas.
Qual a importância do controle do peso por eixo?
Mas, afinal, será que se preocupar com o controle do peso por eixo é realmente importante? A verdade é que esse é um aspecto fundamental para garantir a segurança, a eficiência e a durabilidade da sua frota, especialmente caminhões e veículos mais pesados.
Cada um deles é projetado para suportar uma quantidade específica de carga, e esse controle, quando feito de maneira adequada, ajuda a distribuir a carga de maneira mais equilibrada, o que evita sobrecargas que podem comprometer a estrutura do veículo e a segurança do motorista na estrada.
Também é preciso ter em mente que a distribuição adequada do peso por eixo permite o desgaste excessivo dos pneus e dos componentes de suspensão, o que pode resultar em custos de manutenção elevados e até mesmo reduzir a vida útil dos componentes do seu caminhão.
Outro ponto é que o controle de carga também ajuda a garantir que o caminhão permaneça dentro dos limites legais estabelecidos pelas autoridades de transporte, assim evitando o pagamento de multas e ganha de penalidades por sobrecarga.
Já do ponto de vista de segurança, fazer um controle preciso do peso por eixo garante a estabilidade do veículo. As sobrecargas podem causar problemas de manuseio e aumentar o risco de acidentes, especialmente quando o caminhão estiver passando por curvas ou em trânsito com condições meteorológicas adversas.
Como calcular o peso por eixo?
Para calcular exatamente o peso por eixo dos seus caminhões, saiba que existem equipamentos que fazem esse monitoramento de maneira automática. Mas, como fazer esse cálculo sem esse equipamento?
Nesse caso, recomendamos que você siga um direcionamento da quantidade de carga que você pode colocar em cada caminhão, de acordo com seu tipo.
Veículos com eixo isolado e dois pneus podem levar até seis toneladas; já os que apresentam quatro pneus, dez toneladas. No caso de caminhões com dois eixos direcionais com dois pneus cada, o recomendável é não passar de 12 toneladas, e no caso dos que apresentam quatro pneus cada, o limite máximo é de 17 toneladas.
Após saber todas essas informações sobre peso por eixo você percebeu a importância de garantir a segurança e a durabilidade dos seus caminhões, não é mesmo? Por isso vamos mais além: também é importante investir em equipamentos de qualidade para que você obtenha o máximo de performance dos seus veículos sem abdicar desses fatores.
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