Tipos de caminhões: saiba qual é o ideal para cada tipo de carga

Tipos de caminhões

Existem tipos de caminhões para as mais diversas finalidades de uso. Os tipos de carga são especificidades que devem ser avaliadas nessa escolha, assim como o trajeto a ser percorrido e as restrições de tamanho para algumas regiões. Enquanto alguns são mais indicados para perímetros urbanos, outros são ideais para percorrer as estradas, por exemplo.

Os caminhões podem ser classificados conforme tamanho e capacidade máxima de peso ou de cubagem. Dessa forma, um veículo que carrega uma carga de 5 toneladas pode não ser indicado para transportar 10 toneladas.

O objetivo deste conteúdo é mostrar quais são os principais tipos de caminhões e para quais cargas eles são mais indicados. Quer saber se você está adequado? Continue a leitura!

Qual é o veículo ideal para cada tipo de carga?

Compreender as especificidades logísticas do negócio é essencial para definir o tipo correto de caminhão e garantir a eficiência e a segurança necessárias no transporte rodoviário de cargas. O resultado de uma escolha inteligente evita a sobrecarga ou a subutilização do caminhão. Veja o tipo de caminhão certo para as diferentes cargas!

Veículo urbano de carga (VUC)

O VUC é um veículo de menor porte, mais indicado para trafegar em áreas urbanas, já que suas características são específicas:

  • largura máxima de 2,20 metros;
  • comprimento máximo de 7,20 metros;
  • fabricação a partir de janeiro de 2005;
  • limite de emissão de poluentes;
  • capacidade de carga de até 3 toneladas.

Caminhão semipesado

Também chamado de toco, esse tipo de caminhão semipesado tem eixo simples na carroceria, ou seja, um eixo traseiro e outro frontal e pode ter até seis pneus — quatro na traseira (eixo duplo) e dois na dianteira. É o veículo escolhido para mudanças, distribuição de carga seca e caçamba de areia e cascalho. Suas principais características são:

  • capacidade de carga de até 6 toneladas;
  • peso bruto máximo de 16 toneladas;
  • comprimento máximo de 14 metros.

Caminhão pesado ou trucado

O carro trucado, também conhecido como caminhão 6×2, tem o eixo duplo na carroceria, ou seja, eixos acoplados para aumentar seu poder de carga sem comprometer seu desempenho. O eixo traseiro deve obrigatoriamente receber a força do motor. Quando os dois eixos traseiros são tracionados, é chamado de caminhão traçado. Veja suas principais características:

  • capacidade de carga de 10 a 14 toneladas;
  • peso bruto máximo de 23 toneladas;
  • comprimento de 14 metros.

Carreta

Nas carretas a força do motor (motriz) fica no cavalo mecânico (rodas de tração e cabine do motorista) e a segunda estrutura recebe a carga. O cavalo mecânico pode ser acoplado para carregar diferentes tipos de carga. Cada módulo é denominado semirreboque. Essas composições precisam respeitar a CMT dos caminhões, seguindo os comprimentos e pesos brutos máximos permitidos pela legislação. Confira alguns modelos a seguir.

Cavalo Mecânico Trucado ou LS

Apesar de ser parecido com o modelo de cavalo mecânico, o Cavalo Mecânico Trucado tem o eixo duplo em seu conjunto para aumentar o poder de carga em relação a sua versão mais simples. Assim, o peso é distribuído em mais rodas e gera menos pressão no asfalto, aumentando a vida útil dos pneus.

Carreta 2 e 3 eixos.

  • 2 eixos: tem um cavalo mecânico e um semirreboque com 2 eixos cada, seu peso bruto máximo é de 33 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros;
  • 3 eixos: além do cavalo mecânico, esse tipo de caminhão tem o semirreboque com 3 eixos. Seu peso bruto máximo é de 41,5 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.

Carreta cavalo trucado

O cavalo mecânico tem 3 eixos e seu peso bruto máximo é de 45 toneladas, com comprimento máximo de 18,15 metros. Ele é indicado para viagens longas e com cargas pesadas ou de grande quantidade, como grãos, madeira, combustível e outros tipos de produtos.

Bitrem ou treminhão

O bitrem tem grande capacidade de carga, com 7 eixos que suportam um peso bruto total de 57 toneladas. Os semirreboques podem variar entre os tracionados ou com cavalo mecânico trucado. Assim como o modelo anterior, ele também pode ser utilizado para cargas pesadas e que precisam ser entregues em locais mais distantes.

Rodotrem

É uma combinação de dois semirreboques com 9 eixos que suportam um peso bruto total de 74 toneladas. O veículo que interliga os semirreboques é chamado dolly e só pode ser tracionado por um cavalo mecânico trucado.

Devido às suas especificidades, esse tipo de caminhão não se enquadra nas regras de limite de peso e dimensão estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) na Resolução 210/06. Por isso, a empresa que precisa fazer uso do rodotrem deve ter uma Autorização Especial de Trânsito (AET) emitida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Quais são os tipos de carga a serem transportados?

Os tipos de carga precisam ser considerados ao escolher o caminhão a ser usado. Afinal, como podemos ver, são muitas configurações possíveis de carroceria e o uso correto do veículo pode influenciar diretamente o seu desempenho e os custos do trajeto e de manutenção do caminhão. As carrocerias mais utilizadas são:

  • baú simples — carroceria fechada para transporte de carga seca embalada (caixas, sacas, fardos). Por isso, é mais utilizado em mudanças residenciais e comerciais e para o transporte de materiais que demandam maior proteção contra intempéries;
  • grade baixa — também utilizada para cargas secas soltas, mas a carroceria é menos protegida por ser aberta. Assim, é mais usada para o transporte de produtos resistentes, chapas de aço, materiais de construção e madeira, por exemplo;
  • graneleiro — indicado para o transporte de cargas secas a granel que não demandam invólucro (cereais, grãos, fertilizantes e adubos, por exemplo). Também é usado para carregar produtos para a construção civil;
  • baú refrigerado ou frigorífico — é apropriado para cargas de alta perecibilidade (carnes, congelados, laticínios e produtos frescos para o consumo, por exemplo), que exigem a manutenção de temperaturas específicas e a proteção irrestrita contra intempéries;
  • tanque — carroceria própria para o transporte de líquidos a granel (água potável, leite e combustível, por exemplo);
  • baú sider — tem uma abertura lateral que facilita o deslocamento de produtos paletizados, engradados e caixas que não demandam proteção contra intempéries. Pode ser fechado por lona;
  • caçamba basculante — permite a descarga por escoamento traseiro, por isso é indicada para o transporte de areia, cascalho, terra, brita e outros materiais de construção a granel, assim como grãos;
  • porta contêiner — incomum, mas muito seguro para produtos que não podem ser expostos, é usada principalmente em zonas portuárias, locais mais burocráticos para liberação de cargas. É de fácil manuseio (carga e descarga), mas demanda uma fixação própria nos veículos.

O que considerar ao comprar um veículo para frota?

Além de entender os tipos de caminhões que podem ser utilizados na sua empresa, é necessário decidir sobre quais os modelos escolhidos para fazerem parte da sua frota. Para auxiliar, confira alguns aspectos que devem ser considerados antes de fechar uma compra:

Planejamento do investimento

Antes de comprar um dos tipos de caminhões listados acima, é preciso fazer um bom planejamento que precisa responder dúvidas como:

  • “Quanto posso gastar com esse investimento?”;
  • “Tenho espaço para armazená-lo”;
  • “Ele é realmente necessário nesse momento?”.

Ao responder essas questões, você poderá seguir para os próximos pontos.

Avaliação rigorosa dos veículos

Faça uma visita aos caminhões que deseja comprar e realize uma análise da sua qualidade e tamanho. Aproveite para fazer perguntas ao responsável pelos veículos sobre manutenção e dicas para um melhor uso e conservação do veículo.

As necessidades da empresa

Qual será a finalidade dos caminhões? Eles serão usados ativamente pela empresa ou servirão como veículos reserva? A frota atual realmente não está dando conta? É importante entender as necessidades da empresa para evitar que, em vez de um investimento, a nova frota se torne um prejuízo.

O desempenho e custo de manutenção do veículo

O tipo de caminhão que você comprará é potente e atenderá às suas demandas? Além disso, confira qual será o custo de manutenção e procure saber se existe um veículo com o mesmo desempenho, porém, com um custo-benefício melhor.

Também verifique a disponibilidade de peças para o seu modelo, já que nem todas as empresas do mercado conseguem oferecer peças para reposição de todos os modelos de forma ampla. Caso o contrário, o seu conserto sairá mais caro.

Tipo de carga a ser transportada

Que tipos de materiais você transportará no veículo? Procure saber com a empresa que fará a venda dos caminhões se é possível fazer o transporte de tais materiais, já que ele pode não ser potente o suficiente ou precisar de uma caçamba e equipamentos especiais.

Forma de pagamento

Depois de o caminhão ser escolhido, é preciso escolher a forma de pagamento ideal para seu bolso. Ao comprar muitos caminhões de uma vez, pode se tornar impossível fazer o pagamento à vista, mas sempre opte por essa opção quando der.

Também é possível se utilizar de financiamentos, no qual o valor total do veículo é dividido em parcelas, que podem ou não ter acréscimo de juros. O pagamento de cada parcela deve ser feito mensalmente.

Caso a sua empresa não esteja precisando dos veículos tão rapidamente, você poderá optar por realizar um consórcio, no qual é feito um pagamento fixo mensal. São realizados sorteios todos os meses e o ganhador poderá sair com o veículo que comprou mesmo sem terminar de pagá-lo.

Outra forma de aquisição de caminhões é por meio do leasing, que funciona como se fosse um aluguel: são pagas parcelas mensais com um determinado valor e o pagante poderá utilizar o veículo por um tempo determinado. Após o período, é possível transferir a titularidade do caminhão para a sua empresa, mediante o pagamento de valor residual.

Os benefícios de transportar uma carga com o veículo adequado, entre os diversos tipos de caminhões, abrangem maior segurança nas estradas e eficiência logística, além de eficácia no consumo de combustível, menor volume de manutenção e maior produtividade.

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