Tecnologia na logística: confira 6 principais soluções

Tecnologia na logistica

A tecnologia na logística representa a evolução do setor, aprimorando os serviços, sua eficiência e toda a gestão. Sua importância é indiscutível, os meios estão disponíveis e cabe às empresas a sua adoção.

Nesse sentido, é importante conhecer os seus benefícios e os riscos de sua não adoção para as organizações que disputam o mercado. Diferentes técnicas podem ser aplicadas e tecnologias utilizadas e, desse modo, fazer a diferença.

Quer saber mais? Continue a leitura e confira as 6 principais tecnologias na logística.

O que é a tecnologia na logística e qual a sua importância?

A tecnologia aplicada à logística se caracteriza pela utilização de equipamentos, ferramentas e processos tecnológicos nas atividades que lhe são afetas. Seu objetivo é dispor de maior precisão nas decisões, assim como alcançar melhor controle e maiores produtividades.

O gerenciamento tradicional das atividades logísticas pode ser dificultado pelo excesso de informações. Nesse sentido, a tecnologia na logística aprimora os procedimentos e viabiliza o processamento de grandes volumes de dados com precisão.

Para esse fim, a tecnologia se insere inclusive em contêineres, veículos e transportes inteligentes, entre outros, de modo a construir um sistema operacional moderno, com visibilidade e com fluxo de abastecimento automatizado. Tudo isso otimiza as tarefas logísticas com ganho de tempo, precisão e maior produtividade.

Importância da tecnologia na logística

Operações realizadas com tecnologia, sobretudo aquelas que envolvem transformação digital, caminham na direção da maior eficiência. Os principais benefícios de sua adoção podem ser assim resumidos:

  • padronização de processos;
  • facilidade para o compartilhamento de informações;
  • capacidade de manipular grandes quantidades de dados;
  • incremento na qualidade até a entrega final;
  • aumento da capacidade operacional;
  • maior confiabilidade dos serviços realizados;
  • aprimoramento do gerenciamento.

Leve em conta que a logística com tecnologia é capaz, por exemplo, de garantir centros de distribuição com seus respectivos processos automatizados. Com facilidades dessa natureza, os controles referentes aos estoques, clientes e finanças ficam muito mais fáceis e precisos, assim como o próprio rastreamento da frota.

Quais as principais tecnologias para a logística?

O termo tecnologia, especialmente na logística, se refere a diferentes soluções que podem ser implementadas, boa parte delas por meio de conexões à distância. Conheça a seguir as principais!

1. Rastreamento em tempo real

O rastreamento de carga em tempo real é indispensável para uma logística moderna e eficiente. Sua adoção permite acompanhar todos os eventos ao longo do percurso da carga, trazendo mais segurança e precisão para as decisões gerenciais.

Esse é o tipo de tecnologia que evolui para permitir a visualização dos veículos no mapa rodoviário e todo o histórico de procedimentos adotados pelo condutor. Assim, tempo de deslocamento, paradas, possíveis desvios e outros dados essenciais permitem uma gestão exata da eficiência da frota.

2. Tecnologia mobile

Smartphones, tablets e notebooks, entre outros, constituem os instrumentos da tecnologia mobile que permitem a interação imediata entre gestor, supervisores e motoristas. A comunicação fácil e direta aprimora o desempenho e permite reportar qualquer evento extraordinário imediatamente.

Facilitar e garantir a disponibilidade dessas ferramentas para sua equipe é uma das primeiras iniciativas para a melhoria do desempenho no transporte. É interessante adotar alguns procedimentos rotineiros como, por exemplo, determinados contatos em situações estratégicas do transporte.

3. Gestão por dados

Com o crescimento do volume de dados que devem ser trabalhados, a tecnologia facilita a gestão por meio do Big Data. É a ferramenta própria para coletar e processar todo tipo de informação da logística envolvendo o mercado, os clientes e as operações propriamente ditas.

Além de dispor dos dados em um mesmo local, permite a elaboração de diferentes estatísticas, preferências e tendências dos clientes. Assim, a gestão de dados com o Big Data permite entender todas as atividades, avaliá-las e definir medidas para seu aprimoramento, sendo essencial para os trabalhos de melhoria contínua.

4. Computação em nuvem

Constituída por uma rede de servidores interligados, a computação em nuvem constitui uma tecnologia que permite a utilização dessa rede à distância. Seus dados são armazenados diretamente nesses servidores e você opera em tempo real como se fossem locais.

Com a computação em nuvem, você pode utilizar qualquer aplicativo, sistema ou plataforma estando conectado. Com isso, seus dados estão protegidos e você pode acessá-los de qualquer lugar, de modo que, por exemplo, pode verificar em tempo real a situação de um comboio em transporte estando em sua própria residência.

5. Relacionamento com os clientes

Em razão de sua natureza, a Logística é um segmento que está em constante contato com o seu cliente, sobretudo porque se consolida com a entrega realizada. Nesse sentido, quando se trata de interação com sua clientela, a tecnologia desenvolveu a solução conhecida como Customer Relationship Management (CRM).

O software CRM ou de gestão de relacionamento com o cliente coloca o foco neste último, sobretudo nos processos do setor logístico. Permite, entre outras funções, conhecer e antever as demandas de seu público e, desse modo, proporcionar maior satisfação com os serviços de logística.

6. Gestão de estoques

Uma cadeia logística para funcionar em sua plenitude não pode dispensar uma boa gestão de estoque. É preciso, portanto, dispor do que houver de melhor na tecnologia, a fim de poder implementar processos automatizados, reduzindo significativamente as ações manuais.

Assim, consegue fazer a gestão das diferentes rotinas que vão do recebimento e armazenagem até o acompanhamento do giro da mercadoria. Desse modo, a emissão dos documentos pertinentes e a condução dos inventários periódicos, entre outras, são realizados com eliminação ou redução ao mínimo de erros nos processos.

Que prejuízos podem resultar da falta de uso de tecnologia na logística?

Em primeiro lugar, considere que no mundo atual existe uma forte tendência para a otimização dos processos. Nesse sentido, a maior parte dos casos requer deixar procedimentos manuais e automatizá-los com o que a tecnologia aplicada à logística coloca à disposição.

Assim, manter modos antigos, com menos precisão e maior lentidão pode afastar a capacidade competitiva da empresa. Aqui, as inovações tecnológicas representam um grande diferencial que permite acompanhar a evolução e as demandas dos negócios que clamam por serviços de logística cada vez melhores e mais eficientes.

Leve em conta, ainda, o aprimoramento da gestão com as diversas plataformas disponíveis no mercado e que possibilitam precisão e melhor desempenho nas tarefas. Além disso, o controle da frota e de toda sua atuação fica mais próximo do gestor.

Como você pôde ver, a tecnologia na logística tornou-se indispensável para garantir competitividade no mercado, com resultados mais precisos e maior eficiência nas tarefas. Envolve plataformas e aplicativos, Big Data e CRM, entre outras, tudo com vistas a aumentar a capacidade de resposta, o controle sobre os processos e, o que realmente importa, atender às necessidades do mercado.

Mantenha-se informado com o que você precisa em transporte e logística. Continue conosco em nossas redes sociais: Facebook e YouTube.

Compartilhe este post

plugins premium WordPress