Gestão do tempo da frota: entenda a importância e como fazer!

Você já deve ter ouvido que a gestão de frota é importante para garantir a eficiência das suas entregas, mas é com relação à gestão de tempo? Quanto mais rápido as entregas forem feitas, melhor será para a reputação para o seu setor de entregas, seja com os clientes ou para o desenvolvimento interno da própria empresa.

Neste texto, explicaremos o que é a gestão do tempo da frota, como melhorá-la no seu setor, além de oferecer dicas de como deixar essa atividade mais moderna e eficiente, permitindo com que você faça entregas mais rápidas, sem colocar em risco a segurança dos seus motoristas nem a integridade das cargas.

O que é a gestão do tempo da frota?

Tempo é dinheiro. Principalmente falando de cargas mais perecíveis, é interessante que elas cheguem ao seu destino o mais rápido possível, para garantir com que elas possam ser utilizadas de acordo com a sua finalidade dada pelo cliente. Além disso, veículos que fazem entregas mais rápidas acabam conseguindo realizar mais viagens, o que resulta em mais lucro.

Uma boa gestão de tempo de frota oferece diversos benefícios para o gestor, como conseguir entregar as cargas em um tempo menor, garantindo uma boa experiência e maiores chances de novas compras serem realizadas, por conta do bom serviço prestado por você ou pela sua empresa.

Além disso, a sua frota se torna mais produtiva, uma vez que ela conseguirá lidar com mais fretes no mês, conseguindo otimizar o trabalho realizado, resultando em mais lucro, usabilidade e eficiência. Se você busca impressionar os seus chefes, apresentar uma boa gestão de tempo de frota é uma maneira eficiente de fazer isso.

Entretanto, é importante ter em mente que a segurança não pode ser deixada de lado, seja a dos motoristas ou das cargas que estão sendo transportadas. É importante que a sua gestão de tempo de frota seja feita levando em conta o bem-estar da sua equipe, que precisa de um tempo para descanso.

Como fazer uma boa gestão do tempo da frota?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o que é a gestão do tempo de frota e quais os benefícios de investir nessa melhoria para a eficiência dos seus caminhões, está na hora de entender um pouco mais como fazer isso na prática, aplicando as dicas que mostraremos a seguir de como fazer entregas mais rapidamente.

Defina os prazos

O primeiro passo é definir os prazos das suas entregas. Saber qual o período máximo em que eles devem estar no local combinado fará com que você tenha tempo hábil para conseguir organizar as entregas da empresa, impedindo, por exemplo, que o caminhão responsável por determinada entrega acabe no meio de um outro frete quando já deveria estar com outra mercadoria.

Saiba quais são as prioridades

Além disso, também é importante elencar quais são as entregas mais importantes, as prioridades do seu setor de frotas. Como explicamos, existem algumas mercadorias que são perecíveis e que, por isso, precisam chegar ao seu destino quanto antes para que não estraguem ou percam a sua efetividade de alguma forma.

Organize o ambiente

Organização é a palavra-chave para se ter uma boa gestão de tempo da frota. É preciso ter uma boa organização do seu ambiente de trabalho, dos documentos e informações que você utilizará para analisar o desempenho dos caminhões. Sem isso, você não conseguirá ter agilidade e eficiência nessa atividade.

Use ferramentas de gestão

Existem ferramentas no mercado que podem auxiliar na gestão de tempo de frota. Eles conseguem (algumas até automaticamente) coletar e armazenar informações sobre os seus veículos, como o tempo em que eles levam para fazer uma entrega, o gasto de combustível para viagem, a data da última manutenção do veículo, entre outras informações.

Faça uma coisa de cada vez

É preciso ter organização. Não adianta querer fazer muitas coisas ao mesmo tempo, nem mesmo estender isso para os seus caminhões e motoristas. É importante planejar o que eles devem fazer e levar em conta o período necessário para a realização de cada uma, sem que isso ocasione sobrecarregamento.

Lembre-se das pausas

Não busque cortar os períodos de pausas nas viagens a não ser que sejam extremamente desnecessárias, como em viagens bem curtas. Os motoristas precisam descansar, se alimentar e andar um pouco, para que não tenham problemas de saúde ou acabem causando acidentes, colocando em risco a sua própria vida, bem como a integridade do caminhão e da carga.

Como modernizar a gestão do tempo da frota?

Alguns gestores já fazem a gestão de tempo da sua frota, mas realizam essa tarefa de maneira um pouco arcaica, o que acaba não permitindo com que essa análise tenha o máximo de eficiência. Um desses meios é a modernização, investindo em ferramentas que consigam deixar a sua atividade mais fácil e efetiva.

Como explicamos, existem softwares que podem ajudar a organizar a sua gestão de frota. Por meio deles, você consegue ter uma visão mais geral da sua frota, adquirindo informações sobre o consumo de combustível dos caminhões, além de outros gastos, rotina de manutenções e defeitos, tempo dos veículos para a realização dos fretes, entre outros dados.

Eles poderão ser utilizados para analisar o que pode estar fazendo com que os seus motoristas levem mais tempo para efetuar os fretes, seja uma má escolha das frotas, problemas nos caminhões, demora no carregamento e descarregamento das cargas, falta de veículos, entre outros motivos.

Dessa maneira, você conseguirá analisar cada caso e fazer tomadas de decisão mais efetivas, indo diretamente nos problemas que resultam no atraso das entregas. Além disso, você fará um monitoramento efetivo dessas mudanças, conseguindo avaliar se a frota está conseguindo gerir melhor o seu tempo ou se outra estratégia é necessária.

Assim, entendendo o que é a gestão do tempo da frota, como aplicá-la no seu setor e como fazer uma modernização eficiente de como você gerencia os seus caminhões, você conseguirá ter um serviço muito mais eficiente e rápido, sem colocar em risco a vida dos seus motoristas ou integridade dos veículos, ao mesmo tempo que oferece uma melhor experiência para os seus clientes.

Gostou do texto? Então, curta a nossa página no Facebook para não perder os conteúdos exclusivos que postamos por lá!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress