6 erros em gestão de frota que você precisa evitar na sua empresa

Uma empresa que lida com logística precisa cuidar de diversos processos para que o serviço seja feito de forma eficiente e ágil. Sendo assim, é essencial evitar os erros em gestão de frota, pois eles comprometem a qualidade do trabalho e trazem prejuízo para o negócio.

Uma gestão de frotas eficiente posiciona a organização em um local de destaque, visto que proporciona agilidade, qualidade e economia. Quando todos os processos são feitos com cuidado, as perdas são minimizadas, a produtividade aumenta e os resultados se tornam mais positivos.

Neste artigo, mostraremos a importância de evitar esses desencontros e como eles podem prejudicar o setor de logística como um todo. Confira os principais erros!

1. Não realizar a manutenção dos veículos

O primeiro erro que deve ser ressaltado é não realizar a manutenção dos veículos, que sempre que possível, deve ser feita de modo preventivo. Um dos grandes desafios dos gestores de frota é lidar com um veículo que não pode sair por causa de um reparo corretivo.

Os prejuízos dessa situação envolvem o tempo que o veículo fica parado e os custos que esse tipo de procedimento traz para a empresa. Além disso, os acidentes também são problemas que podem acontecer por falta de manutenção.

Por isso, é fundamental estabelecer um calendário de manutenções, sempre visando corrigir os problemas antes que eles se tornem maiores. Desse modo, os veículos ficam sempre em bom estado de conservação, sem prejudicar a operação cotidiana da empresa.

2. Negligenciar o treinamento e capacitação da equipe de funcionários

Cuidar dos veículos e dos processos é importante, mas também é preciso ter uma atenção especial com os colaboradores que fazem parte desse cenário. Não é inteligente ter uma boa gestão se os motoristas, por exemplo, não estiverem preparados para lidar com os processos do transporte.

Quando o veículo está em viagem a responsabilidade pela carga está nas mão do condutor. Sendo assim, é importantíssimo que ele tenha o conhecimento completo sobre sua atividade e o treinamento para que seja capaz de otimizar o processo de entrega.

Funcionários capacitados entregam maior produtividade, além de oferecer melhores resultados para e empresa. Desse modo o processo de entrega ganha em qualidade, melhorando a reputação da empresa.

3. Não planejar as rotas de entrega

Não planejar as rotas de viagem é um erro que acontece em diversas empresas, trazendo o aumento no consumo de combustível, o desgaste dos veículos e, na maioria dos casos, elevando o tempo das entregas. Por isso, antes de colocar a frota na rua é essencial traçar com atenção o caminho que será percorrido.

O gerenciamento de rotas é um processo estratégico que contribui em diversos aspectos importantes para o negócio, como a redução de custos, seja com combustível ou com manutenção, e com o aumento da velocidade nas entregas.

Com o estudo das melhores rotas, a qualidade e eficiência do serviço prestado pela sua empresa tende a aumentar. A consequência disso é um crescimento positivo na avaliação fornecida pelos seus clientes.

4. Não controlar o consumo de combustível

Outro ponto que não pode ser negligenciado é o controle sobre o consumo de combustível da frota. Quando esse trabalho não é feito, é normal que os veículos gastem mais do que devem, trazendo prejuízos para a empresa.

Esse controle é importante para medir a quantidade de combustível que cada veículo gasta por quilômetro e também ajuda a verificar alguns possíveis problemas mecânicos que podem aparecer.

Um veículo que consome muito combustível para uma performance mediana é um prejudicial, tanto financeiramente quanto no tempo gasto nos trajetos. Por isso, verificar esse uso com regularidade é interessante para avaliar quais práticas estão sendo prejudiciais e o que pode ser feito para corrigi-las.

Para realizar o acompanhamento, você pode contar com uma planilha que faça a verificação de litros por quilômetros. Esse documento pode ser segmentado entre os tipos de veículos e até o ano de fabricação deles. O importante é ter informações atualizadas e constantes para que a frota não gaste mais do que o planejado.

5. Não cuidar das taxas e tributos

Outro aspecto que merece atenção são as taxas e tributos que fazem parte do transporte e ajudam a evitar multas, atrasos e apreensões pela fiscalização. Qualquer irregularidade nos documentos essenciais pode gerar contratempos para a organização, como multas pela irregularidade fiscal e apreensão da carga.

Essas dificuldades trazem atrasos na operação de transporte, o que prejudica o cumprimento dos prazos e atrapalha o relacionamento com o cliente. Para evitar esses problemas, é interessante utilizar planilhas que determinem as datas de expiração e de atualização de cada taxa, incluindo IPVA, ICMS, multas e pedágios.

6. Não apurar a vida útil dos veículos

Qualquer bem tem uma vida útil estipulada, sendo que no fim dela o funcionamento sofre um declínio. Quando falamos de veículos, é possível observar a queda do rendimento do combustível e o aumento da frequência de defeitos que indicam o momento ideal para realizar a sua substituição.

Isso acontece também com elementos do veículo, como pneus, freios, amortecedores e bateria. Por isso, é necessário realizar um controle e fazer as trocas no período correto. A falta de trocas no tempo certo pode prejudicar os resultados, gerando um alto custo de manutenção ou até mesmo provocando acidentes.

É natural que os gestores tenham dúvidas em realizar esse tipo de investimento, mas é importantíssimo reconhecer que, com o passar do tempo, o prejuízo pode ultrapassar os ganhos. Portanto, lembre-se de avaliar a produtividade e a eficiência energética para identificar quando buscar alternativas que serão mais eficientes para a sua frota.

Neste artigo, apontamos os principais erros em gestão de frotas e como eles podem comprometer os resultados da sua empresa. Para evitá-los, o gestor deve ser uma presença ativa nos processos relacionados aos veículos e no contato com a equipe de trabalho. Dessa forma, ele pode corrigir o que está sendo feito de forma errada e otimizar o serviço entregue aos clientes, aumentando o lucro do negócio.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para ler outro artigo que trata sobre 7 dicas essenciais para prolongar a vida útil da sua frota!

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