Um dos problemas mais comuns ao se transportar cargas pelo Brasil são os roubos. Pessoas mal intencionadas acabam abordando o veículo e pegando o seu conteúdo, ou muitas vezes, levam o veículo inteiro — o que causa prejuízo não só para o cliente, mas também para a empresa. Além disso, o motorista também pode ficar traumatizado.
Neste texto, você aprenderá algumas dicas de como prevenir a sua frota do roubo de carga, além de entender como a tecnologia pode ser uma aliada para deixar seus motoristas, veículos e cargas mais seguros contra roubos e assaltos, garantindo uma melhor eficiência e rapidez nas suas entregas.
Por que é importante ter um bom plano para evitar o roubo de carga?
Ter uma carga roubada é um grande prejuízo para a gestão, já que isso significa que a mercadoria não poderá ser entregue ao seu destinatário, além de um possível custeamento dos prejuízos causados pelo roubo da carga ou no envio de um novo produto para o cliente. De qualquer maneira, ocorre a perda de dinheiro e tempo por parte da empresa.
Além disso, não é nada bom para a reputação de uma empresa o histórico de roubos frequentes. Isso mostra para os clientes e público que a sua instituição não está investindo em segurança. Inclusive, isso não é atrativo nem mesmo para os motoristas, que podem não querer trabalhar com a sua instituição por conta disso.
Os motoristas, inclusive, podem sofrer com traumas e danos físicos/psicológicos por conta dos assaltos, fazendo com que eles tenham uma maior dificuldade ou até mesmo deixem de trabalhar por conta disso. É importante investir no bem-estar da sua equipe em primeiro lugar, para garantir um serviço de qualidade.
O prejuízo financeiro com roubos é muito alto: muitas vezes é preciso custear um novo caminhão ou fazer consertos no veículo, além de ter que refazer a entrega para o consumidor final, dobrando o valor necessário para finalizar aquele pedido, com o risco de perder o cliente por conta da falta de segurança.
Quais as principais dicas para evitar o roubo de carga?
Agora que você entendeu qual a importância de investir na segurança das cargas e propor medidas para evitar o roubo de cargas, está na hora de conferir algumas dicas de como colocar isso em prática e diminuir consideravelmente o risco de roubos das mercadorias dos seus clientes, aumentando a eficiência do seu transporte.
Prefira fazer o transporte em horário diurno
Uma das primeiras dicas é fazer com que os seus motoristas dirijam apenas durante o dia. Apesar de muitos passarem grande parte da noite viajando, essa não é uma prática segura, uma vez que o risco de roubos é muito alto, pela baixa luminosidade e menos veículos transitando nas estradas.
Além disso, dirigir durante a noite também pode aumentar o risco de acidentes, já que muitos estão cansados e acabam não tendo a atenção devida na pista — o que somado à baixa visão, pode ocasionar em batidas ou perda do controle do veículo que podem colocar em risco a vida do motorista e a integridade da mercadoria.
Conheça o percurso
É importante conhecer bem o percurso que está sendo feito para a entrega da mercadoria. Dessa maneira, é possível saber quais são as estradas que são mais seguras, além das mais perigosas para se fazer desvios. Dessa maneira, é possível criar uma rota segura e rápida para o transporte dos produtos.
Mesmo que um caminho pareça ser mais rápido, a segurança precisa ficar em primeiro lugar. Afinal, caso o caminhão sofra um acidente ou a carga seja roubada, o produto não conseguirá ser entregue ao seu destinatário, o que é algo bem pior do que demorar um pouco mais para realizar o frete.
Estabeleça rotas variadas
Variar as rotas também é uma boa maneira de evitar assaltos recorrentes. Muitos bandidos podem acompanhar a rotina de certos caminhões, sabendo a rota que eles costumeiramente fazem, para que assim, possam assaltar com mais facilidade. Além de conhecer outros detalhes do veículo ou da empresa que podem facilitar essa atividade ilícita com uma maior frequência.
Ao fazer com que seus caminhoneiros não utilizam a mesma rota sempre, isso impossibilita que os ladrões consigam encontrar um padrão nas entregas e façam emboscadas para os veículos. Isso tornará mais difícil os ataques, além de impedir com que qualquer pessoa mal intencionada consiga descobrir hábitos de atividades da empresa.
Treine seus motoristas
Os motoristas também precisam passar por treinamentos especiais. Eles precisam saber como agir corretamente nessa situação, além de conseguirem tomar medidas enquanto estão na estrada para evitar roubos e assaltos, como não deixar o caminhão aberto ou parar em locais perigosos.
Uma prática comum de bandidos são as chamadas “falsas blitz”, em que eles se passam por policiais para verificar o veículo, quando na verdade, buscam fazer roubos na região e legar as cargas. É importante que o profissional saiba as diferenças de uma inspeção oficial da polícia para evitar ser pego pelos ladrões.
Como a tecnologia pode ajudar a evitar roubos?
A tecnologia pode ser uma ótima aliada para evitar roubos de carga. Sistemas de controle de acesso por reconhecimento facial, GPS para o monitoramento do caminhão e portarias eletrônicas são algumas das ferramentas que podem ser utilizadas para diminuir o risco de roubos de cargas no país.
Existem até mesmo ferramentas que ajudam a dispersar os bandidos, como mecanismos que emitem fumaça e sons para afugentar os bandidos e fazer com que eles desistam do assalto. Além disso, também existem maneiras de realizar um chamado automático para a polícia, como uma maneira de conseguir capturar os bandidos rapidamente e conseguir reaver a carga.
E então? Conseguiu entender como é possível evitar roubo de carga com dicas simples, além de investir em tecnologia? Dessa maneira, seus clientes terão muito mais confiança nos seus serviços, além da empresa não precisar arcar com custos extras devido aos furtos, bem como garante a integridade dos seus motoristas.
Gostou do texto? Então nos siga no Instagram e no Facebook para conferir os conteúdos exclusivos postados em nossas redes sociais!