Frota de caminhões: comprar ou alugar uma frota para minha empresa?

Uma dúvida comum entre os gerentes de logística é se a melhor opção é comprar ou alugar uma frota de caminhões. Enquanto uns acreditam que a frota própria traz mais independência, outros veem na terceirização uma vantagem econômica. A verdade é que cada alternativa tem seus prós e contras.

Para ajudar você a escolher a opção mais adequada para sua empresa, listamos aqui as vantagens e as desvantagens da compra e do aluguel de uma frota de caminhões. Confira!

Quais são as vantagens e as desvantagens de comprar uma frota?

Apesar do alto investimento, a compra da frota de caminhões pode trazer benefícios para a organização, como maior controle das operações. Contudo, isso também significa que as responsabilidades sobre os veículos — inclusive com manutenção e documentação — são da empresa. Assim, vale a pena analisar com calma as principais vantagens e desvantagens desse modelo.

Vantagens de ter uma frota própria

Controle completo e independência decisória

Uma das principais vantagens de comprar uma frota é ter completo controle sobre a gestão dos caminhões. A empresa lida com todos os aspectos operacionais, de planejamento, manutenção, etc. Dessa forma, tem total independência para se planejar e pode ser mais ágil na tomada de decisões.

Além disso, o gestor sempre saberá quando os caminhões estarão disponíveis para enviar ou buscar mercadorias. Por isso, alguns empresários acreditam que, mesmo sendo necessário um grande investimento inicial, a compra da frota é vantajosa.

Proximidade com o cliente

Também há um retorno a longo prazo com a aquisição da frota: a construção de um relacionamento mais pessoal com os clientes. Como é a própria empresa que possui os caminhões e contrata os motoristas, os clientes conseguem “ligar um rosto” à sua marca.

Dessa forma, a confiança é fortalecida, já que os clientes ficam com a noção de que o seu transporte é eficiente e seus produtos recebem um bom tratamento. Além do mais, a empresa consegue entrar em contato mais rapidamente com o cliente em caso de emergência.

Publicidade nos caminhões

Com a compra, você pode colocar o símbolo do seu negócio nas carrocerias dos veículos. Isso significa que quando os caminhões rodam nas estradas, a sua marca também circula. Desse modo, há uma publicidade “gratuita” e o fortalecimento da imagem da sua empresa. No entanto, vale lembrar que, para o efeito ser positivo, a frota deve estar em boas condições.

Flexibilidade na agenda

Sem depender de terceiros e com uma capacidade consistente, a empresa tem ainda flexibilidade para adaptar sua agenda e atender às demandas quando e como for preciso. Com isso, pode-se diminuir a chance de atrasos nas entregas e melhorar a satisfação dos clientes.

Desvantagens de comprar uma frota de caminhões

Alto custo inicial e com manutenção

Entre as principais desvantagens de ter uma frota, está o alto gasto inicial com a compra de caminhões. Além dos custos com reparos e manutenção dos veículos, combustíveis, licenças, impostos, taxas, seguros e contratação de motoristas.

Como é recomendado a troca dos caminhões no ponto ótimo — em média, dez anos — e há uma constante depreciação dos veículos, os gastos com manutenção e aquisição de frota precisam ser contabilizados. Além disso, ainda que o veículo esteja em ótimas condições, novas tecnologias surgem a cada ano e pode ser necessário fazer substituições.

Necessidade de gestão da frota

Com a compra, a responsabilidade sobre a gestão da frota fica toda com a empresa. Dessa forma, há uma necessidade maior de acompanhamento e supervisão, além de observação das normas e leis, cuidado com os veículos, documentação e manutenção.

Também fica a cargo da empresa o recrutamento, a seleção e o treinamento de motoristas. Assim como a atenção aos direitos trabalhistas e à segurança do trabalho na logística. Ademais, é preciso se preocupar com o armazenamento dos caminhões.

Crescimento de demanda

Ao comprar uma frota, a empresa terá um número limitado de veículos. Isso pode ser uma desvantagem caso haja um aumento repentino de pedidos, especialmente quando as demandas forem sazonais ou temporárias.

Quais os prós e contras de alugar uma frota de caminhões?

Alugar uma frota de caminhões é optar pela terceirização do transporte. Assim, há um acordo com outra empresa, por um tempo determinado, para a prestação desse serviço. Os custos e as responsabilidades dependem do contrato com a locadora. Em geral, há duas opções de terceirização: quando há aluguel somente dos veículos e quando é realizada a contratação tanto dos veículos como dos motoristas.

Vantagens da terceirização de frota

Custos definidos

Um benefício do aluguel de frota é que os custos com a operação são previsíveis, já que são definidos na assinatura do contrato. Dessa forma, não há preocupação com gastos extras provenientes da depreciação dos veículos, aquisição de novas peças, manutenção, reparos e outros problemas que sejam de responsabilidade da locadora.

Além disso, não há preocupação com conserto do veículo em caso de acidentes, já que é a terceirizada que arca com a troca do caminhão. Pois, há um seguro exatamente para essas situações.

Gestão terceirizada dos veículos

Na terceirização, a empresa também não se preocupa com a revenda dos veículos e a renovação da frota. Assim, além de não ter custos extras, não tem trabalho com questões de gerenciamento e manutenção dos caminhões. Também pode optar pela contratação de motoristas prestadores de serviço e, com isso, ter menos responsabilidades e evitar problemas com legislações trabalhistas.

Desvantagens da terceirização de frota

Baixo poder de decisão

No entanto, a terceirização faz com que a empresa tenha pouco poder de decisão sobre a gestão do transporte. Contudo, ainda deve acompanhar e monitorar a prestadora de serviço.

Falta de exposição da marca

Como os veículos são de outra empresa, também não há exposição da sua marca nas ruas. Os clientes só verão um veículo de transporte com cor lisa ou com o logotipo da transportadora terceirizada.

Limitações impostas pela transportadora

Com a terceirização, também pode haver restrições e limites em relação à mercadoria, a depender da transportadora. Assim, é preciso ter atenção ao contrato estabelecido com a prestadora de serviço.

Como vimos, cada alternativa tem pontos positivos e negativos. A escolha entre a compra ou o aluguel da frota de caminhões depende muito das necessidades de cada empresa. Por isso, pense na gestão de frotas e faça uma análise detalhada de qual é a melhor decisão no seu caso.

E para seu negócio? Você acha que é melhor ter ou alugar uma frota de caminhões? Conte para a gente e deixe um comentário no post!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress