Segurança do trabalho na logística: entenda como evitar acidentes

Segurança do trabalho na logística: entenda como evitar acidentes

Entenda quais as melhores práticas de segurança do trabalho na logística para manter sua equipe segura.

Os acidentes de trabalho podem trazer prejuízos para a instituição, além de colocar em risco a saúde e integridade física dos funcionários, assim como afetam a produtividade da equipe. Em vista disso, as organizações precisam tomar medidas para diminuir esses danos, tendo atenção à segurança do trabalho na logística e no transporte, especialmente no descarregamento de caminhões.

De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, houve mais de 570 mil acidentes de trabalho no país em 2016. Mesmo que, em comparação com anos anteriores, os números estejam caindo, é responsabilidade dos gestores zelar pela segurança dos trabalhadores e tomar medidas para evitar a ocorrência de sinistros.

Nesse contexto, separamos algumas dicas que podem ajudar você a diminuir os acidentes causados na logística. Continue lendo e assegure que a segurança do setor esteja em dia!

Treine a equipe responsável pelo descarregamento

No transporte de produtos e matérias-primas, o descarregamento inadequado dos caminhões pode levar a acidentes, problemas de saúde e danos ao material. Por isso, é essencial ensinar a equipe a usar adequadamente as ferramentas e os itens de segurança, bem como fornecer treinamentos contínuos sobre segurança do trabalho.

Além de entender sobre o acondicionamento das mercadorias no caminhão, os colaboradores responsáveis devem saber sobre o correto manejo de cada produto e como usar os equipamentos que auxiliam nesse transporte.

Sempre que um novo funcionário entrar no setor, é necessário fornecer uma capacitação inicial sobre todos os procedimentos a serem seguidos e as normas de segurança da empresa. Ademais, o ideal é fazer vistorias e treinamentos periódicos para alinhar e atualizar a equipe, evitando erros por desconhecimento dos processos adequados.

No setor de logística, é relevante ainda treinar motoristas e ajudantes, já que esses funcionários muitas vezes realizam um descarregamento e também precisam seguir as normas de segurança da organização. Um trabalhador com mais experiência nos processos pode ser útil para ajudar a monitorar e amparar outros colaboradores, garantindo a adequação às normas.

Utilize os EPIs adequados para a atividade

Para evitar acidentes de trabalho, uma das medidas primordiais é implantar o correto uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Esses dispositivos de segurança têm a função de proteger a integridade física e saúde dos colaboradores, evitando acidentes e doenças ocupacionais.

Além disso, sua utilização é obrigatória para todas as empresas e atividades que envolvem algum risco para o funcionário, como indústrias, fábricas e também em centros de distribuição. Dessa forma, o uso dos EPIs adequados deve ser uma prioridade para a empresa.

Ainda que haja uma rejeição inicial dos equipamentos pelos colaboradores, vale a pena realizar campanhas e ações de conscientização dos profissionais para que se evite acidentes na logística. Trabalhe para que haja um engajamento da própria equipe e, com isso, tenha uma cobrança natural de uns dos outros pela utilização dos EPIs.

Distribua a carga corretamente no caminhão

Na hora de carregar os caminhões, as mercadorias devem ser organizadas corretamente para evitar tombamento e quebras de itens, diminuindo a chance de prejuízos. A carga deve ser distribuída de maneira uniforme, sem deixar pesos maiores em áreas diferentes da caçamba.

A carga deve ser colocada no caminhão de maneira que as mercadorias não se movimentem durante o transporte, evitando que os produtos cheguem ao seu destino danificados. Também é importante pensar na melhor forma de organização da carga, a fim de facilitar o descarregamento.

Acondicione a carga corretamente

Outro aspecto relevante é o acondicionamento da carga. Os produtos devem ser embalados e empilhados de maneira que água e umidade sejam evitadas, já que o mofo e os danos causados pela umidade à mercadoria não só causam prejuízos para a empresa, mas também podem comprometer a saúde das pessoas que lidarem com os materiais danificados.

Dessa forma, tenha atenção às embalagens e ao acondicionamento da carga, que deve ser isolada de chuvas e alterações climáticas. Em transportes mais longos, como os que exigem um deslocamento de Norte a Sul, por exemplo, pode ocorrer um fenômeno chamado de “suor de carga”: a cristalização do vapor de água sobre as mercadorias, graças às mudanças de temperatura.

Faça uso de equipamentos que facilitem o descarregamento

De acordo com o Ministério do Trabalho e a Norma Reguladora (NR) 17, o trabalhador não pode ser submetido ao transporte manual de cargas cujo peso comprometa sua saúde ou segurança. Dessa forma, é importante usar equipamentos que facilitem o descarregamento das mercadorias e diminuam a possibilidade de acidentes causados pelo manuseio da carga.

As plataformas elevatórias, por exemplo, otimizam o trabalho e dão mais agilidade à carga e descarga de mercadorias e, com isso, há maior produtividade e menor risco de avarias. Equipamentos como esse também tornam a movimentação da carga mais segura e evitam problemas de saúde nos funcionários, como dores nas costas e doenças na coluna.

Com essa medida aplicada no dia a dia, haverá menos pedidos de afastamentos por doenças ocupacionais, bem como uma diminuição nos custos com seguros, passivos trabalhistas e perdas de faturamento de produtos.

Assim, além de treinar os colaboradores e ter cuidado com o acondicionamento da carga, é fundamental adquirir equipamentos adequados para evitar acidentes na hora do descarregamento de cargas. Dessa forma, você garante a segurança do trabalho na logística.

Realize um mapeamento dos locais de risco

É interessante que a empresa realize um mapeamento dos locais de risco do setor. Essa é uma maneira de encontrar quais os locais mais suscetíveis a ocorrer acidentes e, assim, conseguir propor medidas de segurança para esses locais.

O mapa de risco pode ser feito de maneira visual, a partir do qual é obtida uma planta da empresa ou do espaço em que a equipe de logística atua. Cada espaço recebe uma “bolinha”, cujo tamanho representa o nível de risco que aquele ambiente pode proporcionar aos funcionários.

Cada bolinha também receberá uma cor, que corresponde ao tipo de risco que aquele local pode proporcionar. Os riscos mais comuns são: físico, químico, biológico, ergonômico e de acidentes.

Dentro do círculo também poderá ser colocado o número de funcionários que geralmente atua em cada cômodo. Assim, a empresa poderá ter maior noção de quantos funcionários estão em risco.

Com essas informações, o gestor poderá propor melhorias para o setor, consertar defeitos e solucionar problemas no ambiente que podem causar acidentes, bem como promover boas práticas para diminuir os riscos à equipe.

É importante que o mapeamento de riscos seja atualizado com frequência, para que, dessa forma, os riscos estejam sempre atualizados e a equipe possa ser devidamente capacitada caso alguma mudança ocorra.

Organize eventos de conscientização

Tire uns momentos da semana para conscientizar sua equipe a se precaver dentro do ambiente de trabalho. Você poderá chamar palestrantes para falar sobre a importância de os colaboradores se manterem seguros ou ensiná-los a como utilizar os EPIs corretamente.

Além disso, é importante distribuir pela empresa panfletos que evidenciam a importância da prevenção contra acidentes do trabalho e o que deve ser feito para esse evitar esse problema.

Apesar de ser uma atitude simples, conscientizar sua equipe ajudará a fazer com que ela tenha consciência do que deve ser feito para se manutenção da segurança e qual a importância de cada atitude tomada.

Pense em maneiras criativas de lembrar as principais normas de segurança e a importância de segui-las. Assim, será mais fácil fazer com que a equipe siga essas instruções e os riscos de acidente diminuam.

Atente à sinalização adequada dos armazéns

Os armazéns devem contar com sinalização adequada, já que os funcionários precisam se guiar com relação ao tipo de produto que estão manuseando e quais os cuidados necessários com cada um deles.

É importante que essa sinalização se dê de maneira clara e eficiente, para que não ocorram acidentes de trabalho por conta da falta de entendimento. Além disso, também é interessante fazer a distribuição correta dessas mercadorias pelo armazém, de maneira a facilitar o direcionamento dos trabalhadores dentro do espaço.

Alguns locais fazem esse armazenamento separado por setores, de maneira a deixar as cargas mais perigosas em um local mais afastado, de maneira a incentivar os trabalhadores a ter um maior cuidado ao entrar em contato com esses itens.

Essa sinalização é um investimento baixo, comparado aos reparos e encargos que podem ser pagos em casos de acidentes ou outro tipo de dano que pode acometer funcionários e os próprios produtos.

Faça revisões periódicas de equipamentos

Os equipamentos precisam passar por uma revisão periódica, que deve estar dentro de uma estratégia de manutenção preventiva. Assim, será possível encontrar com antecedência possíveis problemas que venham a colocar em risco a eficiência da máquina ou a saúde dos funcionários.

Elas podem ser feitas de maneira anual, mensal ou semanal, de acordo com a utilização do equipamentos e a recomendação do fabricante. As revisões, bem como as manutenções preventivas, ajudarão a empresa a ter menos gastos com reparos.

Ademais, isso evitará que as máquinas fiquem paradas por um bom período de tempo, o que acaba diminuindo a produção e fazendo com que a empresa tenha menos lucros.

Essas revisões periódicas podem ser feitas por profissionais qualificados na área de manutenção e que poderão encontrar com facilidade possíveis defeitos e já fazer a manutenção de imediato.

Defina e dissemine com clareza os procedimentos de segurança adotados

É importante que a empresa tenha um procolo de segurança bem estruturado, que aborde toda as atividades realizadas na empresa e, além disso, seja corretamente disseminado dentre os funcionários.

Os novos colaboradores devem entrar em contato com esse protocolo imediatamente, para que se habituem às normas de segurança no local e possam repassar aos colegas as principais regras a serem seguidas por toda a equipe.

A própria instituição deve fazer o papel de relembrar aos trabalhadores sobre as normas de seguranças adotadas na empresa, evitando assim que alguma regra seja esquecida.

É possível criar esses lembretes por meio de avisos espalhados pela empresa, palestras ou até mesmo realizar treinamentos periódicos com esses funcionários, permitindo assim com eles sempre coloquem em prática e mantenham na memória as principais medidas de segurança a serem adotadas.

Adquira maquinários com certificação

Não são apenas os funcionários que precisam ter qualidade no quesito segurança, os próprios equipamentos também precisam ser pensados para reduzir ao máximo os ricos de acidentes.

Por isso, invista na compra de máquinas que tenham as principais certificações de segurança no mercado, além de bons feedbacks por parte de outros clientes que já tenham adquirido essa mesma marca ou o mesmo maquinário.

Assim, você terá um equipamento que, além de não apresentar defeitos com frequência, também será dotado de mecanismos de segurança para que os funcionários mantenham sua integridade física durante a utilização, ou, ainda, que sejam evitados danos ao equipamento por conta de erros, uso indevido do maquinário ou outras intercorrências.

É importante sempre fazer uma pesquisa completa antes de adquirir uma nova máquina ou trocar equipamentos da empresa. Com isso, você encontrará um produto seguro, de qualidade e com um preço que cabe no orçamento da instituição.

E então? Conseguiu entender como melhorar a segurança do trabalho na logística e oferecer aos seus funcionários mais segurança e boas condições de atuação? Além de deixar sua equipe mais segura, você também economizará com gastos de reparos e encargos trabalhistas.

Gostou do texto? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e faça com que mais empresas da área de logística invistam na segurança dos seus funcionários e forneçam um melhor local de trabalho!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress