Como a taxa GRIS influencia o valor do frete?

Taxa GRIS

Segundo estudo feito pelo Centro de Inteligência da Overhaul, foram registradas 17.108 ocorrências de roubo de cargas no Brasil em 2023. Esse dado mostra a importância de as empresas de transporte investirem em maneiras de deixar suas mercadorias mais seguras até chegarem ao seu destino, algo que é favorecido por meio do pagamento da taxa GRIS pelos clientes.

Nesse texto, explicamos o que é essa tarifa, como fazer o cálculo correto desse valor e como ele impacta diretamente o transporte de produtos. Além disso, trazemos algumas dicas de como negociar essa taxa com os destinatários das suas mercadorias. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é a taxa GRIS e como funciona?

A taxa GRIS é uma cobrança adicional incorporada ao valor do frete, destinada a cobrir os custos associados à proteção das cargas durante o transporte. Seu objetivo é proteger os produtos que tenham alto valor agregado contra roubos, uma preocupação significativa no setor de fretes.

Essa taxa é incluída em cargas que contam com valor elevado e são consideradas atraentes para criminosos, como eletrônicos, eletrodomésticos e alimentos.

O valor desse encargo é proporcional ao risco associado e ao valor da mercadoria. Por exemplo: transporte de joias ou celulares, de fácil revenda, contam com uma taxa GRIS mais alta em comparação com cargas menos atraentes, como materiais de construção.

O pagamento dessa taxa é utilizado para implementar diversas medidas de segurança, o que inclui a contratação de seguros específicos para carga, instalação de sistema de rastreamento de veículos, instalação de alarmes e travas, além da aquisição de bloqueadores veiculares.

Quem deve pagar a taxa GRIS?

A taxa GRIS deve ser paga pelo cliente, tendo o seu valor aplicado diretamente no valor total do frete. É fundamental que a transportadora deixe bem clara a existência desse valor e a sua importância para garantir a segurança da mercadoria durante o transporte.

Também vale destacar que essa taxa não deve ser aplicada a todas as mercadorias: produtos menos visados por ladrões, como areia ou pedra, estão isentos do pagamento. Dessa maneira, alguns dos produtos que podem necessitar do acréscimo dessa tarifa são:

  • eletroeletrônicos;
  • bebidas e alimentos;
  • auto peças;
  • cigarros;
  • combustíveis.

Como calcular essa taxa?

A taxa GRIS não tem o valor fixo, pois varia conforme diferentes fatores que influenciam o risco associado à carga. Dessa forma, você deve considerar as seguintes variáveis para fazer o seu cálculo.

Valor agregado à mercadoria

Carga de alto valor, como joias ou equipamentos eletrônicos, contam com uma taxa mais alta. Utilize o valor da própria mercadoria como ponto de partida para o seu cálculo.

Identificação e facilidade comercialização

Produtos que sejam facilmente identificáveis e com alta demanda de mercado geralmente atraem taxas maiores devido ao risco elevado de roubo.

Índice de roubo nas rotas

Se o caminhão precisará passar por rotas conhecidas por altos índices de roubo, a taxa também precisa ser ajustada para refletir esse risco adicional.

Peso da mercadoria

Produtos que sejam mais leves e de fácil transporte por criminosos também tendem a ter uma taxa mais alta.

Características específicas

Se você precisará transportar produtos mais delicados ou que exigem manuseio especial, também deve adicionar um valor para o cálculo final.

Se você achou a realização do cálculo muito complicada, pode se basear na alíquota da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), que fixa o valor em 0,3% sobre o valor da nota fiscal.

Por exemplo: se você está transportando uma mercadoria no valor de R$ 6.000,00, pode multiplicar esse valor por 0,3% e encontrar o valor da taxa GRIS de R$ 18,00.

Como negociar a taxa GRIS?

Uma vez que a taxa de gerenciamento de risco representa um custo a mais para os clientes, é possível que alguns se recusem a fazer o pagamento. Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você a negociar esse valor extra e a garantir a segurança das suas entregas.

Faça pesquisas e compare preços

Pesquise os valores médios de mercado para taxa GRIS das mercadorias que você terá que transportar. Desse modo, conseguirá estabelecer um valor competitivo.

Conheça a carga

Aprofunde seus conhecimentos sobre as características da carga que será transportada, como seu tipo, valor, tamanho e fragilidade. Essas informações lhe auxiliarão a definir um valor mais justo em relação ao risco de roubo que ela corre.

Negocie em conjunto

Negocie a taxa GRIS acompanhada de outros custos associados ao frete, como armazenamento e seguro. Dessa forma, você vai oferecer um valor mais interessante para o cliente e, até mesmo, alguns descontos.

Seja transparente

Explique a importância do pagamento dessa taxa e em quais medidas de segurança a sua empresa de transportes tem investido para garantir que a mercadoria seja entregue em ótimas condições.

Como a taxa GRIS impacta o transporte de carga?

A importância de pagar a taxa GRIS é que ela vai direto para a empresa responsável pelo transporte da carga. Assim, ela tem mais condições de investir em equipamentos e estratégias de segurança para assegurar que os destinatários recebam suas mercadorias intactas.

As transportadoras podem investir em tecnologias de monitoramento de caminhões, como adição de GPS nos celulares dos motoristas. Tais recursos permitem que a mercadoria seja acompanhada em tempo real.

Outro bom uso na taxa é no treinamento dos condutores, de modo que eles atualizem temas como proteção no trânsito e prevenção de risco. São iniciativas válidas para que os motoristas tenham uma direção mais segura, evitando colocar a carga em risco.

Algumas transportadoras também investem esse valor na contratação de escoltas armadas para seus caminhões, a fim de que os produtos tenham o máximo de segurança durante o seu transporte.

E então, conseguiu entender o que é a taxa GRIS, sua importância para garantir a proteção das mercadorias e como fazer esse cálculo de maneira justa? Dessa forma, você deixará sua frota cada vez mais eficiente e com menos risco de sofrer roubos.

Curta a página da Real Furgões no Facebook e acompanhe nossos posts com informações atualizadas e relevantes sobre a área de transporte de cargas!

Compartilhe este post