Conheça as melhores tecnologias para rastreamento de cargas!

As tecnologias para rastreamento de cargas se tornaram comuns nos ambientes de logística nos últimos anos. Elas são utilizadas por empresas para manter um acompanhamento contínuo dos seus produtos. Assim, é possível evitar o extravio de mercadorias e otimizar os processos de entrega de equipamentos.

Investir em tecnologias para rastreamento de cargas, portanto, é investir no sucesso do negócio a médio e longo prazo. A empresa terá um fluxo de trabalho mais eficaz e orientado de acordo com as demandas do mercado. Além disso, evitará prejuízos que podem prejudicar a sua competitividade.

Se você quer saber mais sobre o tema e quais são as tecnologias para rastreamento de cargas que podem ser utilizadas no seu ambiente de trabalho, continue a leitura deste post!

O que é uma tecnologia de rastreamento de cargas?

As tecnologias de rastreamento de cargas são soluções que permitem as empresas entender onde um produto está dentro da sua cadeia de produção. Elas utilizam mecanismos de troca de dados (geralmente sem fio) e softwares para calcular a posição de um produto (não necessariamente em tempo real). Isso permite ao negócio criar um fluxo de trabalho mais ágil, automatizado e eficiente.

Quais as vantagens dessa solução?

Investir em soluções para o rastreamento de cargas pode gerar um grande ganho de performance para as empresas que trabalham com logística. O negócio terá mais dados sobre o seu ambiente de trabalho e, ao mesmo tempo, saberá como otimizá-lo de maneira inteligente. Isso trará ganhos como:

  • maior praticidade no manuseio de cargas: será mais fácil otimizar os fluxos de manuseio de cargas, uma vez que os dados sobre as rotinas serão mais amplos e precisos;
  • automação de rotinas: o negócio terá as bases para automatizar rotinas e entregar resultados com mais facilidade;
  • inovação no ambiente de trabalho: ferramentas de rastreamento de cargas modernas, como as baseadas na Internet das Coisas, facilitam a criação de um ambiente de trabalho moderno e inovador;
  • redução de riscos: com dados precisos sobre os locais em que todas as mercadorias se encontram, os riscos operacionais (como roubos) serão menores;
  • aumento da produtividade: os times saberão como otimizar a sua rotina e serem produtivos a partir dos dados do manuseio de cargas;
  • maior número de dados: as tecnologias de rastreamento de cargas trazem dados úteis para empresas entenderem como o seu fluxo de trabalho funciona e o que pode ser feito para otimizá-lo.

Quais são as tecnologias para rastreamento de cargas?

Como apontamos, as tecnologias para rastreamento de cargas trazem vários impactos positivos para as empresas que investem nessas ferramentas. Mas, para que você possa aproveitá-los, é fundamental entender como essas soluções são utilizadas. Veja a seguir quais são as melhores ferramentas do mercado para acompanhar o fluxo de cargas no ambiente de logística!

Sistemas de gestão de estoque

O sistema de gestão de estoque permite a gestores acompanhar quantas – e quais – mercadorias estão em seu estoque. Ele conta com mecanismos para registrar o momento em que soluções chegaram ao estoque, o local em que elas se encontram e a hora que devem ser despachadas. Além disso, traz mecanismos para a identificação de remetentes, destinatários e emissão automatizada de documentos relevantes para o trabalho das transportadoras.

Em outras palavras, o sistema de gestão de estoque centraliza todos os dados necessários para o fluxo de trabalho de uma empresa de logística ocorrer de maneira adequada. Desse modo, os times podem focar na entrega de produtos sem grandes chances de erros acontecerem. Além disso, terão um fluxo de trabalho mais integrado e fluido.

GPS

O sistema de GPS permite o rastreamento de uma carga em todo o planeta. Utilizando satélites, essa tecnologia consegue calcular o local em que algo se encontra em tempo real. Ele deve estar conectado a um sistema de radiofrequência (seja internet móvel ou rádio tradicional) para garantir que os produtos possam ser encontrados em tempo real.

Sistemas de rastreamento de cargas que utilizam o GPS são comuns no ambiente de logística. Eles permitem ao negócio executar rotas mais inseguras com riscos menores. Afinal de contas, se a carga for roubada, a sua recuperação será feita rapidamente.

Radiofrequência

Tecnologias de radiofrequência são utilizadas para auxiliar no rastreamento e na identificação de cargas em vários lugares. Esse é o caso, por exemplo, das etiquetas RFID: com elas a empresa pode identificar em qual lugar da sua cadeia operacional um produto se encontra rapidamente e, ao mesmo tempo, aumentar o nível de automação de cada área.

Esse tipo de ferramenta geralmente está integrada a um sistema de gestão de estoque e sensores que ficam espalhados pelo ambiente de trabalho. Juntos, eles trabalharão para ajudar profissionais a identificar onde cada produto está. Além disso, farão o armazenamento de dados que podem ser empregados para agilizar e otimizar rotinas.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas é a principal tecnologia para quem quer investir na transformação digital com foco em sistemas de rastreamento de cargas. Ela conta com sensores que se conectam automaticamente a redes Wi-Fi e de internet móvel para auxiliar o negócio a saber onde cada produto se encontra em tempo real. Além disso, já trabalha com mecanismos que otimizam a troca de dados com segurança.

Investir na Internet das Coisas também permite ao negócio criar uma cultura de uso de dados no seu dia a dia. As informações coletadas pelos sensores podem ser integradas a ferramentas de análise de dados baseadas no Big Data e no Business Intelligence. Assim, será mais fácil rastrear onde estão os problemas e as suas causas.

Quem trabalha com logística sabe que problemas nos fluxos de trabalho deste setor podem causar grandes prejuízos à competitividade do negócio. Isso vale especialmente para os erros que afetam as cargas dos clientes: além de gerar prejuízos diretos, esse tipo de incidente prejudica a imagem da marca.

Para reduzir os riscos relacionados a essas operações, investir em tecnologias para rastreamento de cargas é fundamental. Com elas, a empresa pode minimizar riscos, otimizar os seus fluxos de trabalho e garantir mais competitividade a médio e longo prazo. Por isso não deixe de apostar nas soluções que apontamos neste texto para trazer performance para a sua marca!

Que medidas a sua empresa toma para ser mais competitiva? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress