5 cuidados necessários no transporte de trabalhadores

5 cuidados necessarios no transporte de trabalhadores

Os colaboradores são peças-chave para qualquer empresa, uma vez que são os responsáveis por executarem processos no dia a dia e darem forma às ideias empreendedoras. A verdade é que o negócio não anda sem a atuação deles, então o zelo com esses recursos humanos é de extrema importância.

Um dos cuidados nesse sentido tem a ver com o transporte de trabalhadores. É uma questão que envolve antecipar possíveis erros e garantir mais segurança, de modo que a saúde e o bem-estar dessas pessoas sejam preservados. Tudo isso influencia positivamente a rotina de trabalho e, claro, os resultados da companhia.

Mas você sabe o que é necessário verificar na hora de realizar o transporte de trabalhadores? Este artigo apresenta os cuidados primordiais para executar o processo com segurança, agilidade e conforto. Confira até o final e boa leitura!

Por que se preocupar com a saúde e o bem-estar do trabalhador?

O ponto inicial para entender esse aspecto é que toda empresa deve levar seu colaborador a uma consulta com o médico do trabalho antes de fazer a contratação. Muitas vezes, esse profissional da saúde atua até mesmo dentro da empresa para analisar situações de exposição a riscos e traçar planos de ação para melhorar a ergonomia e a segurança no serviço.

Mas muito além de apenas seguir a legislação trabalhista, o zelo e a preocupação com os trabalhadores demonstram o grau de profissionalismo e respeito na relação patrão-empregado. As demandas diárias exigem dos colaboradores muito esforço e dedicação para que contribuam com toda a sua capacidade técnica e operacional. Logo, precisa haver um equilíbrio entre a execução das tarefas e a manutenção de uma saúde de qualidade.

Vamos tomar como exemplo um caso de minas de exploração de minério. Imagine a situação em que um trabalhador fica exposto a partículas de fuligem e a substâncias tóxicas durante seu trabalho. Detalhe: sem utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras. É evidente que esse funcionário corre risco de ter complicações pulmonares e mais uma série de problemas de saúde, algo que a empresa poderia evitar.

Por fim, existem diversas pesquisas e estudos que confirmam a íntima relação entre produtividade e um ambiente de trabalho saudável. Ou seja, funcionários que estão sujeitos a um melhor acompanhamento e ao zelo pela saúde tendem a entregar muito mais no seu trabalho. Pense nisso!

Quais os cuidados essenciais no transporte de trabalhadores?

Agora, vamos listar os itens que devem ser levados em consideração quando se trata de transportar colaboradores. Continue a leitura para descobrir quais são!

1. Acidentes durante o trajeto

Esse é um ponto vital para qualquer projeto ser bem-sucedido. Os acidentes não se resumem aos choques entre veículos na estrada. Podem acontecer problemas na própria operacionalização do transporte, o que acaba colocando em risco a integridade do trabalhador.

O uso de EPIs é uma das ações primordiais para minimizar chances de traumas e quedas no deslocamento. Vamos relembrar o caso do transporte com trabalhadores de minas e jazidas. Esses funcionários podem sofrer traumatismos por algum objeto ou rocha que eventualmente se desloque durante a perfuração. Além disso, o uso de óculos protetores ajuda muito a evitar acidentes oculares.

Todo esse contexto revela o quanto é preciso planejar e adotar medidas de prevenção. Outra dica muito válida é analisar a situação mecânica do veículo utilizado para o transporte. Práticas como verificar a situação dos freios e o estado de conservação de pneus devem ser prioridades para trazer mais segurança a todo o trajeto e evitar acidentes.

2. Condições de transporte

As condições de transporte têm uma forte relação com o que falamos no tópico anterior. Ou seja, o veículo a ser utilizado precisa estar em perfeitas condições de uso para reduzir os riscos de acidentes.

Vale a pena ressaltar o fato de que muitas empresas não dispõem de frotas próprias para realizarem o transporte de trabalhadores. Com isso, elas optam pela contratação de empresas especializadas e com veículos próprios.

Só que é muito importante que haja uma fiscalização e uma análise prévia das capacidades da contratada para a função. Afinal, a responsável pela saúde de seus colaboradores é a matriz, e não somente a terceirizada que faz o transporte. Dessa forma, é fundamental procurar referências no mercado para contratar uma transportadora de confiança e comprometida.

3. Do que trata a NR 18

A Norma Regulamentadora nº 18 dispõe sobre diretrizes de ordem de planejamento, administração e organização. Ela tem por objetivo implementar medidas e controles de sistemas preventivos para dar mais segurança no trabalho. Um dos cuidados mencionados é com o transporte de trabalhadores em canteiros de obras, tendo em vista os perigos presentes nesses locais.

Como o exemplo acima demonstra, a NR 18 traz tópicos direcionados ao transporte envolvendo o setor de construção civil. Por exemplo, no caso do uso de elevadores de materiais, ela define que não podem ser transportados trabalhadores conjuntamente. Ainda dispõe sobre sistemas de segurança, como a adoção de frenagem automática e segurança eletromecânica no limite superior.

4. Do que trata a NR 31

Já a Norma Regulamentadora nº 31 estabelece os pontos para organização do ambiente de trabalho. É voltada para os funcionários dos setores de agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura e exploração florestal.

A NR 31 diz que todos os colaboradores devem ser transportados sentados e que o veículo precisa de uma autorização emitida por autoridade de trânsito competente, bem como de um motorista habilitado e identificado. Outro requisito é a existência de um compartimento separado dos passageiros para guardar ferramentas e materiais. Tudo para garantir o máximo de segurança aos trabalhadores.

5. Proibições

Proibições também são fatores indispensáveis. É fundamental deixar bem claro o que não pode ser feito em determinado setor ou atividade. A aplicação de penalidades e advertências é uma atitude interessante e recomendada para fazer com que as proibições sejam, de fato, respeitadas.

Ao longo do texto, vimos o quanto é importante adotar cuidados no transporte de trabalhadores para preservar a saúde e a integridade dessas pessoas. Mais do que uma obrigatoriedade, trata-se de olhar com zelo e respeito aos colaboradores. Essa postura gera mais motivação, aumento de produtividade, entre outros benefícios.

Quer descobrir como fazer um transporte de trabalhadores com qualidade e segurança? Temos diversas soluções sob medida para você. Converse agora mesmo com um de nossos consultores!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress