9 melhores indicadores de desempenho logístico

indicadores de desempenho logístico

Os indicadores de desempenho logístico são ferramentas utilizadas para medir os resultados de uma empresa, especialmente no setor de logística. Também chamados Indicadores-Chave de Desempenho — ou Key Performance Indicator (KPI), em inglês —, essas métricas mostram numericamente o desempenho dos processos do negócio.

Desse modo, os índices servem para avaliar as áreas que precisam ser melhoradas e as que estão sendo bem sucedidas na empresa. Por meio dos indicadores, é possível identificar gargalos, tomar decisões mais acertadas e buscar saídas para melhorias dos resultados logísticos.

Para ajudar você a otimizar a análise dos resultados do seu empreendimento, listamos neste texto os 9 principais indicadores de desempenho logístico. Aproveite a leitura!

1. On-Time Delivery (OTD)

Esse índice é utilizado para verificar o percentual de pedidos que foram entregues dentro do prazo. Com o OTD, você consegue perceber o tempo gasto desde o processamento e separação do pedido até o efetivo envio pelo transportador. Para isso, é preciso:

  • identificar o total de entregas no prazo;
  • dividir o número pelo total de entregas;
  • multiplicar o resultado por 100.

É importante que esse indicador tenha uma porcentagem superior a 90%. O ideal também medir esse resultado diariamente. Afinal, atrasos na entrega podem comprometer o fluxo do setor e impactar negativamente na satisfação do cliente.

2. Tempo de ciclo perdido

Esse indicador avalia o tempo que o produto leva para chegar até o consumidor, desde o momento que o pedido é registrado até o seu recebimento pelo cliente. Com esse cálculo, é possível verificar quais setores estão com baixo desempenho.

Por exemplo, o atraso pode se dar não necessariamente pela transportadora, mas pela falta de um item no estoque, na demora no carregamento do caminhão, na liberação da documentação correta etc.

Dessa forma, o tempo de ciclo do pedido é uma ferramenta para auxiliar os gestores a perceber os gargalos do setor. Com isso, dá para pensar em estratégias para reduzir ou eliminar os problemas. Para calcular, é importante computar a data da realização do pedido e a data da entrega do produto.

3. Índice de ocorrências

Na logística, deve-se fazer a gestão de riscos para evitar danos às mercadorias e desaparecimentos durante o transporte. Extravios, avarias, devoluções e trocas causam retrabalho, perda de tempo, elevação nos custos e comprometem a produtividade da empresa.

Desse modo, os gestores precisam ficar atentos ao índice de ocorrências no carregamento e transporte das cargas. Meça a quantidade de produtos que foram perdidos por problemas e imprevistos, como quebras, danos e outros prejuízos. Reduzir esse número é fundamental para que a empresa não tenha perdas financeiros e impactos negativos na sua imagem devido à insatisfação do cliente.

4. Nível médio de estoque

O ideal é que o estoque da empresa tenha mercadorias suficientes para suprir a demanda de vendas. Sem excessos, nem faltas. Quantidades excedentes aumentam a possibilidade de extravios e podem elevar os custos operacionais, já um estoque muito baixo pode levar a perda de vendas e uma experiência negativa do cliente.

Desse modo, é essencial manter o nível médio de estoque adequado. Para isso, acompanhe a demanda de produtos, a disponibilidade dos itens e o prazo médio de entrega dos fornecedores. Veja também por quantos dias o seu negócio consegue funcionar com o estoque. O cálculo do nível médio de estoque é: a quantidade de itens em estoque dividido pela demanda média diária.

5. Nível de serviço de entregas

Para verificar esse indicador, é preciso observar o tempo gasto do momento em que o caminhão foi para a estrada até o instante em que o produto chegou no cliente. Esse índice ajuda o gestor a entender a porcentagem de entregas que são realizadas dentro do prazo e pode servir para planejar rotas mais adequadas ou, até mesmo, perceber problemas com a transportadora.

Busque as causas para os atrasos e os principais problemas enfrentados no transporte das cargas. Lembre-se que o serviço de entrega afeta diretamente o grau de satisfação dos clientes com sua empresa.

6. Custos logísticos

Esse é um dos indicadores de desempenho mais relevantes para o setor. Você deve avaliar os custos da área logística e onde estão os maiores gastos. Com isso, os gestores podem identificar excessos e tomar medidas para reduzir custos. Alguns dos principais custos a serem avaliados são:

  • perdas de estoque;
  • frete por pedido;
  • frete sobre as vendas;
  • perdas com avarias e extravios;
  • gastos com devoluções e reentregas.

Com essa informações, é possível observar se os valores estão dentro do orçamento previsto. Ademais, também é importante verificar qual o percentual gasto no setor logístico em comparação com o custo total da empresa.

7. Order Fill Rate (OFR)

Dentre os indicadores para avaliar a entrega dos produtos está o OFR. Ele verifica o tempo interno para o processamento do pedido, desde a separação do pedido, empacotamento e expedição. Esse índice pode ajudar o gestor a otimizar recursos e melhorar a eficiência da área.

8. On-Time & In-Full (OTIF)

Esse indicador serve para compreender as operações a partir do ponto de vista do cliente. Ele representa a eficácia na eficiência dos processos de atendimento (in full) e no cumprimento de prazos (on time). Por meio desse índice, você verifica se o pedido foi entregue da forma correta, no local solicitado, dentro do prazo e sem problemas.

9. Acuracidade do Inventário

Também é relevante pensar na organização do estoque da empresa. Para isso, vale usar o indicador de acuracidade do inventário. Nesse caso, você deve mensurar a diferença entre os produtos que estão, de fato, no seu armazém e as informações que aparecem no seu sistema de controle.

Idealmente, os números não devem divergir. A falta de controle no estoque mostra desorganização e pode causar sérios problemas para o seu negócio. Mantenha sempre as quantidades atualizadas.

Como vimos, os indicadores de desempenho são instrumentos relevantes para os gestores tomarem decisões e aprimorarem processos. No entanto, cada empresa deve avaliar os índices que mais se adequam aos objetivos e estratégias da instituição.

Por exemplo, se o seu foco é na fidelização de clientes, vale ficar atento ao nível de serviços de entrega. Em geral, a eficiência da logística costuma ser percebida a partir dos os indicadores de desempenho logístico relacionados ao estoque, segurança e transporte da carga.

Achou útil este texto? Aproveite e continue se atualizando sobre setor logístico. Entenda também quais são os riscos envolvidos na carga e descarga!

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