Como manter a saúde mental no trabalho da sua equipe? Veja aqui!

saúde-mental-no-trabalho

Em tempos difíceis como o atual, manter a saúde mental no trabalho é uma tarefa desafiadora. Mesmo assim, o negócio deve ficar atento e garantir que todos os profissionais tenham o bem-estar em dia. Afinal de contas, um time engajado e com foco é crucial para ter sucesso a médio e longo prazo.

No caso do setor de fretes, essa é uma preocupação contínua. Um motorista com a saúde mental em dia foca mais quando está no controle do volante e segue os procedimentos com mais facilidade. Desse modo, a empresa reduz custos e melhora a performance das suas operações.

Para ajudar a manter a saúde mental no trabalho, preparamos este texto. Continue a leitura e veja como melhorar esse fator no dia a dia do seu negócio!

Quais são as maiores dificuldades da profissão de um caminhoneiro?

A profissão de caminhoneiro não é um trabalho simples. Os profissionais que trabalham nas nossas estradas precisam, diariamente, lidar com todo tipo de risco. De acidentes a infecções alimentares, os fatores que causam medo e prejuízo à saúde mental no trabalho de quem está na área têm vários níveis de gravidade.

De acordo com um estudo da Universidade Federal de Uberlândia, a maneira como o caminhoneiro gerencia o seu dia a dia está relacionada a erros e piora na saúde mental dos motoristas. Esses problemas são identificados a partir dos seguintes fatores:

  • sensação de nervosismo, tensão ou preocupação constante;
  • problemas ao dormir;
  • sentimento de tristeza ou apatia;
  • dores de cabeça;
  • má digestão;
  • dificuldades para tomar decisões com rapidez;
  • cansaço contínuo;
  • mãos trêmulas;
  • dificuldades para pensar com clareza.

Esses fatores são ativados por várias situações que ocorrem na estrada. Entre os mais comuns, podemos apontar:

  • o risco de acidentes de trânsito;
  • o tempo longe da família;
  • os problemas de saúde relacionados à profissão;
  • a exaustão por longas horas de trabalho;
  • os problemas relacionados à má alimentação.

Como melhorar a saúde mental no trabalho de uma equipe de fretes?

Há diversas medidas que uma empresa de fretes pode implementar. Elas auxiliam o profissional a ter menos problemas no dia a dia, além de trazerem mais tranquilidade para as decisões que tomar. Assim, eles vão manter mais foco nas atividades e diminuirão possíveis prejuízos que erros e acidentes causam. Confira a seguir algumas ações para colocar em prática.

Atenue as saudades de casa

Caminhoneiros costumam ficar longos períodos longe de casa, especialmente quando falamos de um sistema de transporte em um país continental. Essa distância pode prejudicar a qualidade do trabalho e a saúde mental dos profissionais. Afinal, ninguém gosta de ficar afastado de quem ama.

Uma das formas de mitigar esse problema é com o fornecimento de um telefone corporativo para o profissional. Atrelado a um bom pacote de dados, ele dará à sua equipe a possibilidade de realizar chamadas VoIP ou videoconferências em qualquer lugar do país. Assim, o tempo fora de casa será atenuado com mais facilidade.

Ajude os times a lidar com o medo de acidentes

Essa é uma preocupação constante para quem passa muito tempo na estrada fazendo transporte de cargas, especialmente quando se é motorista em um país como o Brasil. Investir em apoio psicológico nesse contexto é um ponto crítico: feito da maneira correta, o time vai manter uma boa performance e ter mais tranquilidade para lidar com questões como medo de acidentes.

Outra coisa importante para evitar esse tipo de situação é estruturar medidas que ajudem os motoristas a terem uma direção mais segura. Apoiando-se em treinamentos, a empresa melhora a qualidade do trabalho feito pelos motoristas e, ao mesmo tempo, reduz as chances de eles se colocarem em situações de risco.

Cuide da saúde física

A saúde física também é muito importante para que os profissionais trabalhem adequadamente e com a saúde mental garantida. Por isso, o negócio deve manter um olhar atento para tudo o que afeta o corpo da sua equipe. Isso se faz a partir das seguintes medidas:

  • treine as equipes para que elas tenham uma boa postura enquanto trabalham;
  • ensine os times a fazer alongamentos antes, durante e após um dia de trabalho;
  • crie normas para que todos façam pausas regularmente;
  • garanta que todos durmam em locais adequados e confortáveis.

Tenha escalas flexíveis

Como apontamos, o tempo fora de casa e a exaustão têm um impacto direto na saúde mental no trabalho. Uma escala de trabalho com flexibilidade e previsibilidade ajuda a resolver isso, pois dá aos times a habilidade de escolher horários mais adequados para o seu trabalho e, ao mesmo tempo, evita que cada profissional fique muito tempo fora de casa.

Trabalhe ao lado de toda a equipe para minimizar as chances de as escalas não se adequarem às demandas. Isso evitará que alguém se ocupe além do necessário e fique com a vida prejudicada em função do tempo na estrada.

Como um time com a saúde mental em dia gera mais competitividade para o setor de fretes?

O setor de fretes rodoviários é um dos mais importantes para a nossa economia, pois boa parte circula de um lugar para outro utilizando veículos como caminhões e carretas. Diante disso, quem trabalha nesse setor deve sempre estar atento a medidas que contribuam para a melhoria da performance das suas operações e evitar riscos básicos.

Um deles é o das equipes com saúde mental abaixo de um bom nível de qualidade. Quando caminhoneiros, auxiliares e carregadores estão estressados, com medo ou outros problemas mentais, a capacidade de trabalhar dentro das normas da empresa cai rapidamente, o que leva a erros operacionais, atrasos, ausências e até acidentes.

Em outras palavras, todo negócio que trabalha com transporte de cargas deve investir na saúde mental no trabalho. Garantir que cada membro da equipe esteja com foco, engajado e sem medo de executar as suas rotinas é algo crítico para o sucesso da empresa. Por isso, não deixe de investir em medidas que mantenham todo o time com foco no que é mais importante: levar os produtos de um ponto a outro em segurança e sem erros e desperdícios.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais para que toda a sua equipe conheça as medidas listadas!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress