Confira 8 cuidados que você precisa ter com os caminhões de carga

O transporte rodoviário de mercadorias é uma das atividades essenciais em diversos segmentos (agricultura, pecuária, fabril, varejo e construção civil). Ela envolve diversas variáveis que precisam ser controladas para amenizar os riscos das operações. Por isso, é necessário investir nos cuidados com caminhões de carga.

Afinal, existem muitos tipos de veículos que fazem entregas de produtos. Cada um tem as próprias características de dirigibilidade, porte e capacidade. Logo, é fundamental tomar alguns cuidados com cada máquina, a fim de preservá-las durante seu uso.

Neste post, você conhecerá oito cuidados com caminhões de carga para evitar prejuízos (financeiros e acidentais), garantir faturamento e fidelizar clientes. Continue lendo e saiba mais!

1. Cuide dos pneus

A calibragem é indispensável para o sucesso da sua frota. Ela previne desalinhamentos e aumenta a vida útil dos pneus. Ainda, oferece o amortecimento necessário contra impactos nas estradas, oferecendo mais economia, já que reduz o consumo de combustível.

Além disso, vale reforçar a importância de fazer o rodízio periódico dos pneus para manter os desgastes equilibrados. Quando a durabilidade informada pela fabricante chegar ao fim, realize a troca para evitar transtornos e acidentes.

2. Cuide da carga

Os cuidados com a carga são essenciais para evitar danos no próprio caminhão, que pode ser prejudicado por acondicionamento inadequado ou excesso de peso. Esses problemas geram desgastes nas peças e sistemas do veículo, reduzindo sua performance e segurança.

A carga precisa ser distribuída de forma equilibrada na caçamba ou carroceria. Também, é recomendado utilizar ferramentas de boa qualidade para a amarração, a fim de evitar quedas de mercadorias, o que gera instabilidade nos veículos.

Se o item a ser entregue for de um tipo específico, os cuidados devem ser redobrados. Os exemplos são: animais, alimentos refrigerados, combustíveis, medicamentos, produtos químicos, resíduos etc.

Nesse caso, é preciso escolher o veículo certo para cada tipo de mercadoria para respeitar as normas de transporte, evitar multas, amenizar desgastes e fazer transportes eficientes. Pense nisso, pois problemas por negligência afetam não apenas o conteúdo carregado, mas também o caminhão, o condutor, os clientes e até terceiros (pedestres e outros motoristas).

3. Promova boas práticas de direção

Uma direção precisa e eficiente evita dores de cabeça, favorece a durabilidade da frota, polui menos a atmosfera e economiza diesel. As boas condutas no volante formam a direção prudente. Para isso, basta:

  • acelerar com cautela;
  • descansar os pés ao lado do pedal;
  • fugir de vícios de condução, como andar na banguela e fazer ultrapassagens arriscadas;
  • mudar as marchas corretamente;
  • não frear bruscamente;
  • não usar a embreagem para mudar a rotação do motor.

Outro comportamento que precisa ser mencionado é o de tomar substâncias energéticas para manter-se acordado. Essa “alternativa” gera efeito temporário, mas prejudica a saúde do motorista e não impede acidentes, pois o sono surpreende o condutor enquanto ele está no volante, mesmo após ter consumido a substância.

4. Use combustível de boa qualidade

Utilizar combustível de qualidade comprovada é um cuidado prioritário, pois a adulteração e falsificação é muito comum em diversos estabelecimentos. Um produto adulterado reduz a vida útil dos veículos e traz problemas como perda da força do motor, entupimento dos bicos injetores, aumento do consumo. Escolha muito bem os locais para abastecer sua frota. Consulte outros frotistas e caminheiros sobre os postos mais confiáveis da região.

5. Verifique o líquido de arrefecimento

O líquido de arrefecimento é indispensável para resfriar o motor durante o seu funcionamento. Ele deve ser inspecionado antes de pegar a estrada, identificando se está no nível ideal apontado pelo reservatório.

Se você notar a necessidade de completar a marca com frequência, é provável que exista um vazamento. Viajar com essa solução em nível muito baixo pode superaquecer alguns componentes do sistema de motorização. Se notar problemas com a temperatura, procure um mecânico o mais rápido possível.

6. Fique de olho nas condições climáticas da carga seca

Embora seja não perecível, a carga seca resiste às intempéries quando acondicionada em condições apropriadas. Se a carroceria aquecer muito ou tiver umidade excessiva, os alimentos e outros itens terão a sua validade comprometida ou serão inutilizados. Para fugir desse problema, utilize veículos completamente vedados para fugir das condições climáticas.

7. Sinalize a carga fracionada

Quando for preciso transportar diversas cargas em um mesmo caminhão, considere que os itens serão carregados e descarregados diversas vezes. Portanto, aplique medidas preventivas: sinalize cada caixa, palete ou envoltório com descrições e etiquetas sobre o nível de fragilidade e quanto de peso cada um suporte sobre si.

Dessa forma, você evita que o empilhamento inadequado de materiais prejudique a integridade das mercadorias durante a operação, como quedas, quebras e arranhões. Além disso, é importante reforçar a importância de considerar o número máximo de cargas indicado para não superlotar o veículo. Essa medida evita prejuízos e gastos extras com manutenções corretivas.

8. Use ferramentas apropriadas

Em toda operação de carga e descarga de mercadorias, os produtos são submetidos a situações que podem danificar a sua integridade. Buracos na estrada, manipulação inadequada, embalagens ineficientes e outros gargalos podem trazer grandes prejuízos.

Felizmente, existem equipamentos que reduzem situações inevitáveis e eliminam problemas simples. Você, gestor de frotas, pode utilizar indicadores de impacto para descobrir se a carga sofreu algum impacto significativo.

Esses dispositivos são instalados na área externa das caixas e embrulhos, a fim de indicar qual parte sofreu algum choque. Essas informações são úteis para fazer diagnósticos precisos. Assim, você consegue fazer ajustes pontuais para melhorar as condições do transporte.

Além disso, a utilização de paletes de madeira favorecem o empilhamento, pois evita danos às embalagens. A utilização de empilhadeiras também é recomendada, especialmente para cargas volumosas e pesadas. Essas máquinas otimizam as operações e ainda liberam colaboradores para outras tarefas nos setores de expedição e estoque, por exemplo.

E então, o que achou dos cuidados com caminhões de carga e suas mercadorias? É indispensável tomar conta dessas demandas para não fugir de prejuízos, como acidentes, atrasos e gastos desnecessários com consertos.

Cuide bem de cada veículo que faz parte da sua frota para desenvolver uma gestão de transportes competitiva e exemplar no seu segmento. Respeite o cronograma de manutenções preventivas para potencializar o desempenho das máquinas e aumentar sua vida útil. Bom trabalho!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim. Então, aproveite o gancho da leitura e conheça as melhores dicas para evitar o roubo de carga!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress