Entenda quais são os principais tipos de cargas no Brasil

Principais-tipos-de-carga

O transporte de cargas é uma atividade muito frequente no Brasil, sendo utilizado por muitas empresas tanto para prestarem o serviço de frete quanto para receber as suas mercadorias. Por isso, é importante conhecer mais sobre essa área e entender algumas características importantes sobre ela, principalmente para quem quer ter sucesso nesse mercado.

Neste texto, explicamos qual é a importância do transporte de carga para a economia do país, além de listar quais são os tipos de cargas mais populares do Brasil, bem como as principais características de cada um. Dessa maneira, você saberá em quais delas investir para estabelecer um crescimento da sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a importância do transporte de carga para a economia do país?

O transporte de carga é um dos pilares da economia do Brasil, bem como de qualquer país. É por meio dessa atividade que os produtos são movimentados entre municípios, estados e até mesmo países. Dessa maneira, as empresas adquirem e comercializam seus produtos, bem como as indústrias têm os insumos necessários para criar seus produtos.

De acordo com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), há cerca de 2 milhões de caminhoneiros em atividade no país. Esse número mostra a relevância que essa atividade tem ao mesmo tempo que sustenta uma grande quantidade de pessoas.

Como explicamos, o transporte de cargas, principalmente o feito por meio rodoviário, é o principal meio de abastecimento do mercado industrial e comercial no Brasil. Ele é considerado barato em relação a outras alternativas, além de alcançar locais mais remotos por conta do alto número de estradas existentes, o que movimenta a economia da região.

Esse mercado recebe muitos investimentos, uma vez que os caminhões contam cada vez mais com funcionalidades para promover mais segurança aos motoristas, mais conforto durante as viagens longas e também para realizar uma entrega mais rápida e eficiente.

Além disso, novas estradas também vêm sendo construídas em todo o país para que o transporte de cargas leve mercadorias para áreas mais remotas que dificilmente um outro tipo de transporte realizaria.

Quais são os tipos de cargas mais populares do país?

Agora que você entendeu qual a importância do transporte de carga para o país, principalmente os feitos por caminhões, está na hora de conhecer os tipos de cargas mais populares em nossas estradas para que você entenda quais são as melhores demandas de entrega em nosso território.

Carga seca

Um dos principais tipos de cargas que vemos em caminhões em todo o país são as secas. Trata-se de produtos industrializados e não perecíveis, ou seja, podem ser armazenados por um longo período de tempo sem que estraguem. Além disso, eles não demandam cuidados especiais no transporte nem precisam ficar em temperaturas muito amenas durante o trajeto.

Existe uma grande variedade de produtos que caracterizados como carga seca, como encanamentos, móveis, madeiras, alimentos não perecíveis, materiais de construção etc. Há uma alta demanda na área de transportes, já que os produtos são bem variados e necessitados em vários tipos de empresas.

Esse tipo de carga pode ser transportado independentemente do clima ou estação do ano, uma vez que o tempo não interfere na qualidade ou validade das mercadorias. Entretanto, é importante tomar alguns cuidados no seu armazenamento, como não os deixar diretamente expostos à chuva ou ao sol, uma vez que isso danifica as embalagens.

Carga frigorífica

Outro tipo de carga comum nas transportadoras brasileiras é a frigorífica, que representa aqueles produtos que devem ficar em temperaturas mais amenas, como carnes e certos tipos de remédios, por meio de uma carroceria específica. São divididas em dois grupos: perecíveis e congeladas.

As perecíveis são aquelas que contam com um tempo reduzido, necessitando de cuidados especiais e que o setor de logística tenha uma boa organização para evitar estraguem antes de chegar ao seu destino. Já as congeladas, que também são perecíveis, passaram por um processo de resfriamento intenso, como uma maneira de preservar suas propriedades e evitar que percam a validade.

Cargas a granel

As cargas a granel são produtos, geralmente em grãos, que ainda não foram ensacados, sendo muito comuns em regiões com alta concentração de agronegócios e fazendas, os quais necessitam transportar esses grãos ou receber sementes para as suas lavouras. Também existem dois modelos, sendo os líquidos e os sólidos.

As cargas líquidas envolvem produtos que não são considerados perigosos, como leite, sucos, água potável e outros líquidos. Eles são transportados por meio de grandes tonéis. Já as cargas sólidas correspondem a grãos como soja, milho, café, bem como outras matérias-primas.

Cargas vivas

Outro tipo de carga que vemos com certa frequência são as vivas, compostas basicamente por animais como cavalos, bois, galinhas, porcos, entre outros. Esse é um tipo de carga que também precisa ser transportado com muito cuidado, já que os animais precisam de certas necessidades supridas, como alimentação, água, excreções (no caso de viagens mais longas) e ventilação.

Por isso, muitas carrocerias são feitas especificamente para esse tipo de carga, permitindo acomodar diversos animais sem que isso resulte em algum dano para eles. Também é importante se certificar de que eles não fujam durante o trajeto, por isso a importância de contar com uma acomodação fechada.

Cargas perigosas

As cargas perigosas são as mais sensíveis de serem transportadas, justamente pelo seu alto risco de causar mal às pessoas e ao meio ambiente. Como exemplo, estão explosivos, gases tóxicos, gases inflamáveis, materiais radioativos, entre outros.

Por conta do seu alto risco, a ONU criou recomendações para a realização desse tipo de transporte, fazendo uma categorização desses tipos de cargas, suas principais características e níveis de perigo. A depender de cada um desses tópicos, são estipuladas boas práticas de transporte para evitar acidentes.

Entendendo quais são os tipos de cargas mais transportados no Brasil, você avaliará quais vão gerar mais lucro para a sua transportadora, permitindo com que os seus caminhões sempre estejam na estrada e oferecendo uma variedade maior de serviços.

Gostou do texto? Então, assine a nossa newsletter e não perca as novidades da Real Furgões!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress