Conheça os principais tipos de carrocerias mais comuns nas estradas brasileiras!

Principais carrocerias

O mercado brasileiro de transporte rodoviário é vasto e diversificado, especialmente quando falamos de transporte de cargas em caminhões. Atualmente existem inúmeros modelos e tipos de carrocerias, o que pode gerar confusão na hora de definir um a ser usado nos traslados de sua transportadora.

Além disso, é essencial escolher o tipo ideal com base na carga que será carregada. Afinal, o investimento é alto e deverá suprir as demandas de logística e transporte da empresa, levando os produtos com segurança e qualidade por todo o percurso até o consumidor.

Mas você sabe quais os tipos de carroceria mais comuns nas estradas brasileiras? Quer entender qual é o mais adequado à movimentação das cargas de sua transportadora? Então continue a leitura deste artigo! Nele, vamos apresentar os principais modelos e a serventia de cada um deles.

Quais os principais tipos de carga?

Conforme dito anteriormente, o mercado brasileiro de transporte de cargas conta com diferentes modelos de carroceria. E cada qual se adequa perfeitamente aos variados tipos de cargas a serem transportadas, como produtos perecíveis e frágeis, que exigem cuidados especiais e um veículo adaptado.

A fim de que o serviço de transporte de sua empresa seja feito com qualidade, agilidade e segurança, deve-se escolher a carroceria ideal para a movimentação das cargas, o que dependerá do produto que se estiver transportando. Os principais tipos de carga são:

A Granel

É o tipo de carga que é transportada fora da embalagem.

Frigoríficas

São as cargas que necessitam de refrigeração ou de congelamento durante a viagem.

Cargas Vivas

Refere-se à movimentação de animais vivos. Existem veículos especiais para tanto, com carrocerias do tipo fechadas.

Contêineres

Esses equipamentos apresentam maior segurança no transporte, bem como facilitam o manuseio, por serem modulares e únicos.

Perigosas

Se os produtos que sua empresa transporta oferecerem algum risco contaminante ou potencial explosivo, atente-se ao padrão de veículo exigido por lei para cargas perigosas.

Secas

São produtos industrializados e não perecíveis, em geral.

Cargas Indivisíveis

São classificadas como cargas indivisíveis as grandes estruturas e os equipamentos que não podem ser desmontados para a realização de seu transporte; portanto, devem ser movimentadas de forma inteira, por veículos que suportem o seu tamanho e o seu peso.

Cargas Frágeis

São mercadorias que podem sofrer avarias durante a movimentação. Por isso, a condução desses produtos exige bastante cuidado.

Transporte de Veículos

Veículos também são movimentados e há normas de segurança específicas para esse fim.

Cargas de Minério e de Cimento

Podem ser transportadas em sacos ou pallets.

Quais os tipos de carrocerias mais comuns no Brasil?

Agora que você já sabe quais são os tipos de carga transportada e as suas classificações, veja quais são os tipos de carrocerias disponíveis nas estradas brasileiras, suas principais características e como eles são úteis para cada mercadoria:

Grade Baixa

É um tipo de carroceria aberta, utilizada em caminhões Truck, Carretas e Toco. A grade baixa é recomendada para a movimentação de cargas secas, encaixotadas ou em pallets devido à facilidade de manuseio e de descarga dos produtos. Podem ser transportados: engradados, aço, madeira, tambores e demais peças.

Grade Alta

Também é uma carroceria do tipo aberto; no entanto, as grades laterais possuem uma altura maior. É usada em Carretas ou Trucks para o transporte de cereais em geral, como soja, milho, feijão e arroz, e é capaz de movimentar com segurança produtos em caixas.

Prancha

Carroceria empregada em Carretas, sem nenhum tipo de grade nas laterais. É excelente para o carregamento de máquinas pesadas ou de materiais indivisíveis e grandes, como carros.

Plataforma

É muito semelhante ao modelo anterior, mas é utilizada em veículos Trucks e Tocos. É apropriada para transporte e socorro de outros veículos, em caso de veículos acidentados ou que necessitem de reboco.

Porta Container

Segundo o próprio nome indica, é um modelo de carroceria a ser usado em Trucks ou Carretas para conduzir contêineres. Dispõe de um encaixe próprio para fixar a carga com segurança.

Baú

O baú é um modelo de carroceria fechada, utilizado em inúmeros veículos de carga para o transporte de embalagens, caixas, sacas etc. Por ser coberto, protege os materiais das alterações no tempo, como sol e chuva, garantindo a qualidade da mercadoria.

Baú Frigorífico ou Refrigerado

É muito parecido com o modelo acima, mas neste caso o baú conta com um sistema de resfriamento no interior, o que permite o transporte de mercadorias que possam estragar em contato com altas temperaturas e sol. É eficaz para o transporte de carnes, por exemplo.

O baú frigorífico difere-se do refrigerado, uma vez que o primeiro consegue atingir temperaturas de até -20°C e é usado para movimentar cargas frias, como carnes, enquanto o segundo é utilizado para o transporte de remédios e alimentos, atingem temperaturas de até -10°C e transportam grandes quantidades.

Sider

É o modelo recomendado para cargas volumosas e pode ser utilizado em diversos tipos de caminhões. A sua versatilidade se deve à abertura lateral da carroceria, o que simplifica o manuseio, a carga e a descarga dos produtos. É conveniente para empresas que usam empilhadeiras.

Caçamba Basculante

Esse tipo de carroceria é o mais acertado para transportar areia, brita e minerais, pois sua descarga é feita pela caçamba basculante, com inclinação de 46 graus.

Canavieira

É um modelo específico para movimentação de cana-de-açúcar. Fechado nas laterais e com abertura superior, facilita a carga e a descarga com o uso de máquinas especializadas.

Florestal

A carroceria do modelo florestal possui uma estrutura segura para o transporte de toras de madeira. É composta por grades apenas nas partes da frente e de trás, e apresenta suportes de amarração da carga.

Entender qual tipo de carroceria se adequa à carga transportada é fundamental na hora de realizar a escolha certa. Portanto, avalie bem qual mercadoria a sua empresa transporta, a fim de que ela chegue ao consumidor com qualidade e segurança.

E agora? Encontrou o modelo ideal para o transporte de cargas de sua transportadora? Se ainda tiver dúvidas sobre o tipo de carroceria a ser escolhido, entre em contato com a Real Furgões. Nossa equipe, com experiência no mercado há mais de 30 anos, terá prazer em ajudar!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress