Entenda o que é baú isotérmico e qual sua eficiência!

baú isotérmico

Muitos produtos requerem cuidados especiais para que sejam transportados com o máximo de segurança, mantendo sua qualidade e integridade. Um desses cuidados é manter uma temperatura adequada, o que pode ser alcançado com um baú isotérmico.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com tudo que você precisa saber sobre esse tipo de carroceria. Ao continuar a leitura, você entenderá o que é o baú isotérmico, como ele funciona e quais são os benefícios de utilizá-lo. Confira!

O que é baú isotérmico?

O baú isotérmico é um tipo de carroceria desenvolvido para transportar mercadorias que devem se manter em uma temperatura adequada para não perder a sua qualidade e integridade.

Geralmente, os baús isotérmicos são feitos por meio da aplicação de placas de poliestireno expandido laminado e outras matérias-primas que sejam isolantes.

Dependendo da capacidade da tecnologia adquirida para esse fim, o motorista consegue até mesmo definir a temperatura utilizada durante o transporte dos alimentos

Assim, é importante escolher uma carroceria que atenda às necessidades do seu negócio e se adapte ao tipo de mercadoria que será transportada pela sua equipe. Dessa forma, você garante o oferecimento do melhor serviço possível.

Como funciona um baú isotérmico?

Como explicado no tópico anterior, o baú isotérmico é formado por um revestimento feito na carroceria, comumente de placas de poliestireno expandido, bem como outras matérias-primas que ajudam no papel de resfriamento e controle da temperatura.

Essas placas, junto ao sistema eletrônico de resfriamento, fazem com que o condutor consiga manter a temperatura ideal para a conservação do baú. Desse modo, torna-se possível levar as mercadorias com tranquilidade por todo o trajeto.

Para que o baú tenha o máximo de eficiência, tanto para o resfriamento dos produtos quanto para a mobilidade do motorista com o caminhão, as peças para a sua construção precisam ser leves.

Geralmente, os baús isotérmicos conseguem promover maior praticidade, já que eles também permitem o transporte de mercadorias em temperatura ambiente, eliminando a necessidade de adquirir uma carroceria específica para esse fim.

Quais são as vantagens de usar um baú isotérmico?

Agora que você entendeu o que é um baú isotérmico e como ele funciona, conhecerá algumas das vantagens de investir nesse tipo de carroceria para a sua frota e conseguir mais lucro e eficiência nas suas entregas. Confira a seguir!

Eficiência na conservação de carga

Muitas mercadorias precisam ser refrigeradas corretamente para que cheguem ao seu destino da maneira que o cliente espera. Durante o trajeto, feito em temperatura ambiente, a mercadoria pode sofrer os efeitos do calor, o que acaba fazendo com que ela perca algumas de suas características ou até mesmo estrague.

Por isso, investir em um baú refrigerado permite um maior alcance da sua frota de entrega, já que ela poderá fazer o frete desse tipo de mercadoria com segurança, sem causar prejuízos para a empresa ou para o comprador.

Além disso, investir em baús isotérmicos mostra profissionalismo por parte da transportadora, que passa a oferecer maior comodidade para os seus clientes e consegue expandir suas atividades de entrega.

Outra vantagem de apostar nesse equipamento é o destaque em relação à concorrência, já que muitas empresas transportam apenas produtos em temperatura ambiente.

Conservação maior dos produtos

Em viagens muito longas, pode se difícil manter a temperatura de alimentos ou outros produtos durante todo o trajeto. Essa dificuldade existe principalmente por causa do clima mais quente do país, sobretudo em determinadas regiões, como o nordeste.

Assim, ao investir em um baú isotérmico, você terá a garantia de que os produtos sempre estarão na temperatura ideal durante toda a travessia, sem a necessidade de fazer paradas para fazer a checagem ou manutenção de técnicas manuais, como a aplicação de gelo.

E não são apenas as mercadorias mais sensíveis, como carnes e medicamentos, que se beneficiam com o baú isotérmico: outros produtos podem ser transportados nessa condição, se beneficiando do ambiente mais frio, já que a tecnologia permite que o motorista tenha a liberdade de controlar a temperatura do baú.

Eliminação dos riscos de contaminação

Outro benefício da utilização de baús isotérmicos é a diminuição ou até mesmo eliminação do risco de contaminação dos produtos a serem transportados, principalmente alimentícios.

Isso ocorre porque muitas bactérias e micro-organismos que poderiam contaminar os alimentos são mortos por conta das baixas temperaturas. Desse modo, torna-se possível garantir a qualidade dos produtos e a saúde dos consumidores.

Essa é uma maneira de atestar a segurança do seu serviço de transporte para os seus consumidores. Assim, considere que, ao manter a qualidade dos produtos durante o transporte, você aumenta as chances de fidelizar seus clientes.

Praticidade nas atividades de entrega

Como explicamos, não é necessário uma grande estrutura para a utilização de um baú isotérmico, já que ele pode ser acoplado em qualquer chassi ou carroceria. Isso auxilia as transportadoras a terem maior agilidade no seu dia a dia.

Afinal, caminhões de diversos tamanhos podem ter o sistema de resfriamento, conseguindo transportar diferentes tipos e quantidades de cargas sem a necessidade de escolher um veículo menor ou maior para isso.

Além disso, como o sistema pode ser ligado e desligado sempre que necessário, o caminhão também pode ser utilizado para entregar outros tipos de cargas que não precisam de controle de temperatura.

A sua transportadora não precisará ter caminhões específicos para esse fim, sendo possível adicionar essa funcionalidade em vários tipos de caminhões, que podem ser utilizados em variados tipos de entrega.

Assim, entendendo melhor o que é um baú isotérmico, como ele funciona e quais os seus benefícios para a frota de transporte, você poderá contar com essa tecnologia para fornecer mais qualidade e eficiência aos seus clientes, além de aumentar o alcance das suas entregas.

Ficou interessado por esse equipamento? Na Real Furgões, você encontra baús isotérmicos, que são feitos com qualidade e eficiência, conferindo ainda mais profissionalismo aos seus serviços de entrega.

Para saber mais sobre esses e outros tipos de carrocerias comercializados, entre em contato conosco!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress