Caminhoneiro em apuro: entenda quais são as ações que você deve tomar

caminhoneiro em apuro

Uma das situações que todo profissional responsável pela gestão de frotas evita que aconteça é ter que lidar com um caminhoneiro em apuro. Esses são momentos críticos em que a equipe deve ser mobilizada com o objetivo de garantir que o profissional seja atendido rapidamente e que o problema seja solucionado de forma correta. Porém, para que isso seja feito adequadamente, é fundamental estar prevenido.

Afinal de contas, de acidentes a roubos, existem vários problemas que impactam o dia a dia de quem trabalha no setor de fretes e logística. Nessas horas, alcança o melhor resultado quem está preparado para lidar com qualquer tipo de situação.

Quer saber mais sobre como ajudar um caminhoneiro em apuro? Então, continue a leitura deste post e descubra o que fazer quando há um motorista precisando de ajuda na sua empresa!

Por que a empresa deve estar atenta para possíveis problemas no transporte?

Todo negócio adota medidas para evitar problemas e reduzir prejuízos. No setor de fretes, por exemplo, isso é feito com passos simples, como respeitar o peso do veículo, ter uma equipe bem-treinada e utilizar a tecnologia no gerenciamento das frotas e dos processos.

Porém, até mesmo nos negócios que utilizam técnicas modernas de gestão de equipes e veículos, os problemas acontecem. Evitar acidentes e roubos, por exemplo, é algo crítico, mas não há como garantir que tudo sempre ocorrerá como o esperado. Nessa hora, ter uma equipe preparada e atenta para o nível de gravidade de cada imprevisto é fundamental.

Um time qualificado e capaz de lidar com um caminhoneiro em apuro vai executar todos os processos de apoio rapidamente e com precisão, além de reduzir os prejuízos e manter o frete dentro do prazo.

Em outras palavras, saber lidar com essa situação é algo fundamental para manter o negócio lucrativo e com a qualidade operacional esperada. Ao mesmo tempo, é uma maneira simples de minimizar gastos e aumentar a qualidade do serviço prestado. Afinal de contas, a empresa atingirá as suas metas mesmo que algum problema ocorra.

O que fazer quando o caminhoneiro estiver em apuro?

Nos momentos de dificuldade, a equipe precisa tomar as melhores decisões para chegar a uma resolução eficiente e ágil. Afinal de contas, cada segundo perdido pode levar a um prejuízo elevado ou aumentar o nível de gravidade da situação. Veja quais são as melhores ações na sequência.

Ligar para a polícia rodoviária

A política rodoviária é a melhor parceira do motorista em vários cenários, como roubos e acidentes. Ela deve sempre ser acionada pelo profissional e pela equipe quando algo de grave acontecer. Isso dará maior respaldo legal para as medidas que forem tomadas, inclusive aquelas que têm o objetivo de recuperar bens, por exemplo.

Acionar o seguro

O seguro é utilizado por toda empresa de logística que deseja reduzir prejuízos e diminuir as chances de um acidente causar um grande impacto nos resultados operacionais e financeiros a médio e longo prazo, o que dá segurança às operações.

Diante disso, o seguro deve ser tratado como um parceiro e ser acionado sempre que um motorista estiver em apuro em função de situações que estão cobertas pela apólice. Os profissionais da seguradora vão auxiliar o motorista a lidar com o problema de modo adequado e sem causar prejuízos para a marca. Ao mesmo tempo, o cliente evita os danos causados pelo problema.

Colocar a sinalização correta na estrada

A sinalização de segurança, que o motorista deve sempre ter ao seu lado, ajuda outros condutores a desviar do acidente para não aumentar o seu nível de gravidade. Afinal de contas, eles receberão um alerta de que algo de errado aconteceu a tempo de se prepararem. Por isso, não deixe de treinar os seus times para utilizarem a sinalização de segurança adequadamente.

Mobilizar uma equipe interna de suporte

Toda empresa de logística deve ter um time de suporte interno para os seus profissionais. Ele precisa estar preparado para acionar um time de apoio secundário, resolver burocracias do seguro e outras questões pertinentes. Desse modo, o profissional ficará engajado e sempre saberá que há uma equipe ao seu lado quando algo acontecer.

Como a tecnologia ajuda nesses contextos?

A transformação digital é uma realidade para vários setores da economia. Na área de logística, ela ajuda negócios a serem mais eficientes, econômicos e ágeis. Além disso, permite que os times calculem rotas com menos riscos e prazos previsíveis, o que torna a empresa mais competitiva e agrega valor aos serviços do negócio.

A TI também pode ser utilizada por empresas do setor para evitar que um caminhoneiro fique em apuros por situações previsíveis. Isso passa, por exemplo, pelo investimento em sistemas de monitoramento, pois eles encontram o caminhão após algum roubo e, com isso, minimizam a chance de a carga ser perdida. Nesse cenário, a tecnologia se torna uma forma de dar mais segurança tanto para as atividades da empresa, quanto para motorista e cliente.

Já as ferramentas de gerenciamento de veículos baseadas na Internet das Coisas dão uma visão completa sobre o estado do caminhão. Da qualidade da carga ao nível de desgaste do motor, tudo será avaliado continuamente pelos sensores inteligentes. Dessa maneira, a manutenção pode ser feita a tempo e evitar situações de risco, como quebras de peças que afetam a direção e causam acidentes.

No caso de problemas de saúde, novas tecnologias fornecem uma boa maneira de acompanhar o bem-estar dos motoristas. Aparelhos de saúde inteligentes identificam o nível de atividade, estresse, oxigenação do sangue e outros itens que afetam a integridade do motorista. Ficar atento a eles reduz as chances de algo ocorrer.

Em todos os cenários, é fundamental que a empresa esteja preparada para lidar com um caminhoneiro em apuro. Isso garantirá que a equipe dê continuidade dos seus serviços e, ao mesmo tempo, reduzirá prejuízos. Assim, a empresa mantém a competitividade e a qualidade das suas rotinas de logística.

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