O que é a Logística Verde e por que ela é importante?

Logística Verde é um tema de grande importância, pois os consumidores atuais valorizam fatores que vão além da qualidade dos produtos e serviços ofertados. Eles esperam que as instituições com que se relacionam tenham percepções semelhantes às suas, o que justifica a crescente consolidação das atividades ambientais.

Adotar práticas de sustentabilidade na logística não beneficia somente a natureza e o público-alvo, mas também setores financeiros e operacionais. Isso porque a conservação do ecossistema favorece a redução de recursos e a otimização de tarefas.

Neste conteúdo, vamos saber tudo sobre Logística Verde, mostrar seus benefícios e como ela pode ser implementada no seu setor. Confira.

O que é Logística Verde, afinal?

É uma atividade que corresponde a uma série de práticas que visa a redução de hábitos que prejudicam o meio ambiente, sem comprometer o sucesso das operações. Assim, uma companhia que adote a ideia precisa detectar pontos negativos e elaborar técnicas para que os processos se tornem mais verdes.

Um exemplo mais evidente é a emissão de gás carbônico por meio do uso da frota. Na tentativa de diminuir essa ocorrência, algumas instituições investem em filtros de escapamento ou substituem o combustível comum por um que não afeta a qualidade do ar que respiramos.

No entanto, dependendo do negócio, nem sempre essas substituições são possíveis, mas existe uma maneira para amenizar o lançamento de impurezas: otimizar as rotas usadas. Por meio da roteirização, suas atividades ficam mais eficientes, evitando que os veículos consumam gasolina ou diesel em excesso.

Quais são os benefícios dessa prática?

O primeiro benefício conseguido com a Logística Verde é a melhoria da reputação da empresa no mercado. A preocupação da sociedade com medidas sustentáveis é um evento em pleno crescimento. Logo, organizações que se adaptam a essa realidade têm chances de chamar a atenção do público consumidor.

O segundo é a obediência à lei ambiental. Devido à missão de conservar e manter recursos naturais, a tendência é que o governo cobre sustentabilidade das companhias com bastante rigor. O reflexo disso é a existência da Lei Nacional de Resíduos Sólidos, que determina que as organizações são responsáveis pelo descarte adequado das mercadorias e refugos que produzem.

Por fim, a terceira vantagem beneficia a empresa, principalmente a parte financeira. Afinal, medidas racionais sobre redução de recursos são adotadas, diminuindo o consumo de recursos nas operações, como economia de papéis, embalagens, combustíveis e até mesmo de peças para veículos.

Isso tudo aumenta a credibilidade do negócio no mercado, sendo determinante na decisão de contratação ou compra das pessoas. Dessa forma, se sua companhia for bem vista, vai fechar mais negócios e aumentar a receita anual.

Como implementar a Logística Verde na empresa?

Existem atividades fundamentais para que essa conduta operacional funcione em uma empresa. Práticas de conservação ambiental ajudam uma companhia a lidar com suas demandas de forma inteligente. Abaixo, reunimos as melhores dicas para implementar a Logística Verde nos seus processos. Veja.

Gerencie o uso dos transportes

Existem dois pontos principais aqui: a emissão de poluentes e o volume de viagens feitas. É necessário ter um plano que diminua o número de vezes que um veículo está fazendo entregas. O foco aqui não é deixar o caminhão parado, mas sim aproveitar o momento que ele sai para a operação.

Nesse sentido, o transporte de carga fracionada é a melhor opção para atender diversos clientes ao mesmo tempo e aproveitar todo o espaço da carroceria. Isso garante menos produção de dióxido de carbono, proveniente da queima de combustível.

Realize a manutenção preventiva da frota

A manutenção preventiva é indispensável para o sucesso da sustentabilidade na logística. Atitudes simples como a troca de fluidos, filtros e pneus, assim como o uso de componentes adequados para cada tipo de caminhão, diminui a emissão de gases nocivos ao meio ambiente. Sem contar que essas medidas podem prolongar a vida útil da frota.

Reavalie os fornecedores

Adesão sustentável é a melhor forma de uma empresa realizar práticas mais adequadas. Nesse sentido, é preciso que você avalie como seus fornecedores e parceiros se preocupam com essa questão.

Mudar é preciso, mas a cadeia de suprimentos inicia muito antes do processo de produção e entrega, por exemplo. Ou seja, se companhias de fornecimento não atuam de forma “verde”, de alguma forma o seu setor é afetado, fazendo com que a sua logística não seja amiga do meio ambiente, na totalidade. Portanto, na hora de fechar contratos com novos fornecedores, veja se eles executam programas de contenção de recursos naturais.

Avalie o uso de embalagens

As embalagens são muito importantes quando o foco é sustentabilidade, pois o descarte de plástico é problemático para o meio ambiente, já que sua composição não é biodegradável. Uma solução é reconsiderar os materiais utilizados, como no caso de transportar insumos ou produtos explosivos. Para isso, use caixas especiais que são isoladas termicamente e podem ser avulsas ou fixas no chassi do veículo. Outra recomendação é fazer a logística reversa a fim de reciclar materiais plásticos ou de papelão.

Invista em uma frota nova e mais produtiva

Quanto mais renovada for sua frota, mais sustentável ela será. Os veículos disponíveis no mercado já vêm de fábrica com funcionalidades que amenizam o volume de poluição emitido, como motores mais limpos e menos barulhentos. Uma sugestão é a unidade móvel, caso sua empresa preste serviços a determinadas regiões ou domicílios.

No entanto, se você não tem condições de atualizar a sua rota no momento, siga o cronograma de manutenção preventiva à risca. Isso reduz os níveis de emissão de dióxido de carbono, ajudando na Logística Verde.

Busque a tecnologia

É raro encontrar um setor da empresa que não seja beneficiado com a utilização da tecnologia. Com a logística não é diferente. O uso de um sistema de roteirização, por exemplo, permite o planejamento de rotas inteligentes para diminuir o consumo de combustível e reduzir o desgaste de pneus.

Um bom software também gera relatórios sobre a performance das operações, sendo que esses dados podem ser usados pela gerência para detectar demandas que podem ser melhoradas. Isso permite um aprimoramento contínuo.

Por fim, esse tipo de automação digitaliza processos de rotina. Dessa forma, em vez de usar aparatos físicos para guardar documentos, distribuir comprovantes e gerar notas fiscais, você pode fazer isso por meio de um dispositivo conectado à internet (computador, celular ou tablet), simplificando o acesso aos funcionários e demais pessoas envolvidas na atividade.

Viu só como a Logística Verde pode ser relevante para o sucesso do seu negócio? Ela é uma atividade fundamental para “fisgar” a atenção de clientes, colocar sua empresa em evidência, aumentar o faturamento e reduzir custos operacionais. Está esperando o que para revolucionar as atividades do seu setor logístico?

Se você curtiu este material e quer ficar por dentro das novidades da Real Furgões, siga nossa página Facebook.

Compartilhe este post

plugins premium WordPress