Escolher um tipo de carroceria para o seu caminhão não é uma tarefa tão simples, já que ela pode auxiliar ou atrapalhar o carregamento de certos produtos. Dessa forma, entender sobre cada modelo disponível é a melhor forma de fazer uma compra consciente e, neste texto, mostramos a funcionalidade de uma delas: a carroceria compartimentada.

Continue a leitura para entender como ela funciona, além de conhecer alguns dos seus principais tipos e como escolher o melhor fornecedor para adquiri-las.

O que é uma carroceria compartimentada?

Uma carroceria compartimentada é aquela em que a carga é levada em um grande compartimento atrás da cabine do caminhão. Ela pode ser encontradas em diversos tamanhos e em um número variado de modelos. É utilizada para equipamentos que não podem ser transportados em um formato aberto ou precisem de cuidados especiais, como ficarem aquecidos ou congelados por todo o tempo.

Também existem as chamadas carrocerias abertas, nas quais os produtos a serem transportados ficam a céu aberto ou cobertos por uma lona, pois não precisam de armazenamento especial. Elas podem transportar grãos, madeira, móveis e outros objetos, enquanto as do modelo compartimentado são requisitadas para levar frios e produtos que precisam evitar o sol e a umidade.

Como ela funciona?

A carroceria compartimentada é constituída por baús ou grandes caixas de metal que são fechadas por uma porta de modelo mais convencional, ou como Portas Rollup, que são mais práticas. Então, os carregamentos são levados para dentro do compartimento e trancados até chegar ao seu local de destino, onde o descarregamento será feito.

Tipos de carrocerias compartimentadas

Existem diversos modelos de carrocerias compartimentadas, cada uma com as suas especificidades de tamanho e produtos que podem ser transportados. Confira, a seguir, algumas das carrocerias compartimentadas e as suas principais informações.

Baú

Os baús são tipos de carrocerias bastante utilizadas e conhecidas pelos caminhoneiros. Todo o seu compartimento externo é fechado, protegendo os produtos do vento, chuva e temperaturas muito altas ou baixas. Eles são indicados para transportar embalagens, caixas, paletes, eletrônicos, fardos e outras cargas secas que precisam ser protegidas para que não percam a sua validade ou sofram algum dano.

Sider

Os siders se assemelham muito com os baús, entretanto, as suas laterais são constituídas de lonas. São considerados carrocerias práticas, já que acaba sendo mais fácil descarregar apenas subindo as lonas, além de serem eficientes na proteção de carga. Eles são mais utilizados para levar autopeças, produtos de limpeza, alimentos e outras cargas paletizadas, além de serem bastante úteis em situações nas quais o cliente não tem uma doca e precisa retirá-los com rapidez.

Baú frigorífico

Esse tipo de carroceria compartimentada também é refrigerado, pois conta com um sistema que deixa o seu interior com a temperatura controlada. Ele deve ser utilizado para levar alimentos perecíveis ou que precisam permanecer congelados, inclusive, os baús frigoríficos podem chegar até -20°C.

Caso você esteja levando carnes, sorvetes ou cargas afins sem a devida preocupação com a temperatura do seu compartimento, esses alimentos serão estragados durante o transporte. Isso poderá não apenas inviabilizar a sua venda, mas causar problemas para a sua empresa.

Carroceria tanque

Outro modelo que parte da mesma premissa de ser um compartimento são as carrocerias tanques, muito utilizadas para carregar líquidos, como água, gasolina, álcool e outros tipos de combustível. Por muitas vezes serem utilizados no transporte de produtos inflamáveis e explosivos, eles contam com uma proteção para garantir que acidentes não sejam causados. Assim, evita-se colocar a vida do motorista e de outras pessoas em risco.

Como comprar uma boa carroceria compartimentada?

Agora que você já entendeu o que é uma carroceria compartimentada e sabe quais são os seus principais modelos, é hora de escolher qual o melhor fornecedor para fazer a compra das suas novas carrocerias, além de outros equipamentos e peças. A seguir, separamos algumas dicas de como fazer essa escolha, por isso, comece a utilizar esses aspectos durante a sua pesquisa e análise de empresas do ramo.

Equipamentos de qualidade

Como são os equipamentos vendidos pelo fornecedor? Peça para dar uma olhada no estoque e avalia se tudo o que é vendido está devidamente guardado e protegido contra umidade, sol e outros elementos que podem prejudicar a sua durabilidade ou eficiência. Você também poderá perguntar para atuais e ex-clientes dele se os produtos foram entregues em bom estado e tiveram a sua vida útil considerada normal ou apresentou problemas rapidamente.

Expertise

Um bom fornecedor precisa entender sobre os produtos que estão vendendo, pois precisam tirar todas as dúvidas que os clientes possam ter antes e após finalizarem uma compra. Procure fazer perguntas para os vendedores e avalie se eles têm o conhecimento necessário para responder questionamentos de forma rápida e eficiente. Caso o contrário, poderá ser interessante reavaliar as suas opções.

Atendimento

Como a empresa trata o seu público? Certifique-se de que os atendentes estão sempre dispostos a tirar todas as suas dúvidas, além de prestar suporte antes ou depois da compra. Um fornecedor de qualidade precisa, além de vender ótimos produtos, tratar bem os seus atuais e futuros clientes, já que o descaso é uma das principais causas de abandono de empresas por clientes.

Condições e prazos de pagamento

Também é preciso se certificar de que as condições e prazos de pagamento estejam de acordo com a sua disponibilidade e poder aquisitivo. Caso a sua compra já tenha sido planejada, o pagamento a vista acaba sendo a solução mais fácil. Entretanto, para quem deseja pagar em parcelas ou com um modo de pagamento diferenciado, é importante conferir com o fornecedor se essas condições são possíveis de serem aceitas.

Assim, entendendo o que é uma carroceria compartimentada, quais os seus principais modelos, além das dicas valiosas de como escolher um bom fornecedor de carrocerias e outros equipamentos, você poderá fazer uma compra mais eficiente desse produto e trazer um investimento rentável para a sua empresa.

Gostou do texto? Então, entre em contato com a Real Furgões, uma das melhores empresas em fabricação de carrocerias fechadas da região mineira!