No Brasil, o roubo de cargas gerou um prejuízo que ultrapassou R$ 1,5 bilhão em 2017, e por isso, esse tipo de transporte exige cuidados especiais em relação à segurança. Por ter se tornado algo habitual, as empresas têm investido muito em ferramentas que possam evitar roubos e furtos, e um exemplo disso é o sistema de rastreamento de frota.

Quase 2 milhões de veículos no país já utilizam algum tipo de dispositivo de rastreamento, e o setor de cargas representa a maior parcela desse mercado. Portanto, é crucial que os gestores da área entendam o conceito e os benefícios dessas ferramentas, que garantem a segurança não só da carga, como também do motorista.

Então, acompanhe este artigo para sanar suas dúvidas e entender a importância do rastreamento de frotas para sua empresa. Confira!

O que é rastreamento de frota

A tecnologia de monitoramento é um mecanismo que, mediante transmissão de dados via satélite, permite localizar com precisão e em tempo real todos os veículos de uma frota por meio de um software instalado no automóvel. A adição desse sistema traz importantes benefícios para a empresa e falaremos deles no próximo tópico.

Após a instalação do software, o gestor terá acesso à posição do veículo e pode realizar a supervisão da frota. Além disso, existe a alternativa de personalização, com a inclusão de serviços adicionais de acordo com a necessidade da empresa. Os mais comuns são:

  • instalação de telemetria;
  • bloqueio do veículo em caso de emergência;
  • sensores nas portas do veículo;
  • envio e recebimento de mensagens entre a central e o motorista.

Qual a importância do rastreamento para sua empresa

Abaixo abordaremos as vantagens mais importantes da instalação desse sistema que, com certeza, fará a diferença na sua empresa. Veja!

Segurança

Como foi visto, houve um considerável aumento de crimes envolvendo o transporte de cargas. Em contrapartida, ocorreu um intenso desenvolvimento de tecnologia para combater essa prática.

O aumento da segurança no transporte é o principal benefício ao investir nesse tipo de ferramenta. Além da localização em tempo real, o sistema fornece informações sobre a velocidade mantida, frenagens bruscas e emite um alerta em caso de desvios na rota. Também é possível saber quantas paradas o veículo fez e a duração de cada uma delas.

Em situações de furto ou roubo o monitoramento é essencial para a recuperação do veículo após o crime. O gestor da empresa pode visualizar na central quem está conduzindo o automóvel, graças ao rastreamento monitorado. Assim, o órgão de segurança não perderá tempo buscando a localização do carro.

Além disso, o rastreador ainda é um modo de evitar prováveis assaltantes, já que eles normalmente buscam alvos fáceis — e essa facilidade não existirá em um veículo rastreado e monitorado.

Condução

Com várias informações disponíveis, se torna muito mais fácil encontrar os detalhes em que os motoristas estão errando e, então, orientá-los sobre a melhor forma de utilização dos veículos, obtendo resultados como uma enorme redução nos riscos de acidentes e uma melhor performance dos veículos.

Por isso, o sistema registra os hábitos do condutor, cataloga a incidência de infrações de trânsito e as multas resultantes. Os alertas referentes ao vencimento da carteira de motorista e a sua pontuação também podem ser indicados.

O rastreamento veicular proporciona ao motorista facilidade e agilidade na comunicação, permitindo-o, por exemplo, avisar a empresa sobre imprevistos como acidentes, tempo ruim, problemas na pista, entre outros. Assim, a empresa pode redefinir as estratégias para cumprir as metas e prazos estabelecidos.

Economia

Manter uma frota traz diversas despesas que podem sobrecarregar o orçamento, prejudicando a lucratividade do empreendimento. Os sistemas de rastreamento são uma ótima forma de superar essa situação e economizar bastante.

Como as rotas são otimizadas, sempre buscando a melhor opção para a entrega do produto, a primeira redução que pode ser vista é no consumo de combustível, que é um dos itens que mais geram gastos para a frota. Essa função do rastreamento também é responsável por diminuir os gastos com revisões e reparos.

O tempo usado para atendimento dos clientes também pode ser reduzido, o que evita a ociosidade da frota. Com esse tipo de equipamento disponível, o gestor consegue monitorar o horário dos motoristas e pode evitar a ocorrência de horas extras excessivas, reduzindo os custos com a folha de pagamentos.

Gestão

Acompanhar as atividades de transporte é um ponto importante para uma boa gestão, afinal, é isso que une a empresa e os clientes. A partir dessa análise minuciosa, é possível conhecer os verdadeiros hábitos dos motoristas e mudar a cultura da empresa, se necessário, além de aprimorar o desempenho de toda a equipe.

O rastreamento da frota garante uma gestão mais eficaz do capital da empresa, maior controle e organização do negócio, pois o software disponibiliza relatórios com informações sobre toda a operação. Por meio do monitoramento é possível ter conhecimento dos erros mais comuns e reclamações mais recorrentes dos clientes.

O rastreamento da frota também dispõe de ferramentas que auxiliam no controle e análise rigorosa dos custos operacionais. Desse modo, é possível tomar decisões mais apropriadas e direcionar melhor os investimentos, reduzindo a possibilidade de prejuízos e gastos desnecessários.

Produtividade

Essa grande quantidade de vantagens gera, inevitavelmente, um aumento da produtividade, pois a partir das informações disponibilizadas pelo software, a empresa pode ter acesso a dezenas de informações importantíssimas, como:

  • relatórios precisos e imediatos;
  • rotas mais rápidas e seguras;
  • criação de agendamentos em tempo real;
  • controlar a quilometragem dos veículos;
  • monitoração das entregas;
  • acompanhar, em tempo real, quais clientes estão sendo atendidos.

​Somado a tudo isso, é importante frisar que todas essas medidas impactam nos custos de transporte, pois geram economia e possibilitam uma maior lucratividade, além de contribuir para uma frota mais produtiva e competente.

Esse tipo de serviço, como visto, acaba por ser vantajoso para os diversos interessados em uma operação de transporte de carga: o cliente, a empresa de logística, a transportadora e, por fim, a empresa especializada no serviço de rastreamento de frota.

E então, nosso artigo foi útil para você? Aproveite para descobrir o que é o seguro de carga e porque ele é tão importante!