Rota de entrega: como elaborar um roteiro e otimizar seu serviço

rota de entrega

Elaborar uma rota de entrega eficiente facilita os processos e, consequentemente, aumenta a qualidade do serviço, além de reduzir os custos operacionais. Portanto, um roteiro bem elaborado garante ganhos mais expressivos, melhorando a imagem e a saúde financeira do seu negócio.

Para ajudar você a evitar erros e prejuízos, abordaremos tópicos cruciais para entender como elaborar uma rota e otimizar o serviço da sua empresa. Confira!

O que é rota de entrega e qual a sua importância

Trata-se de uma técnica que permite criar percursos otimizados entre vários destinos, situadas em diversas regiões. Portanto, o planejamento de rotas de entrega é o processo de cálculo, ou de previsibilidade, do caminho mais benéfico para a empresa e para o cliente. Ele envolve escalas para minimizar a distância percorrida, o tempo gasto, entre outros fatores.

Então, podemos afirmar que esse processo não é mais restrito apenas às grandes transportadoras. Hoje em dia, a roteirização do transporte está na maioria dos negócios, pois é um importante diferencial competitivo.

Quais os benefícios de uma rota de entrega bem elaborada

Apesar de ser uma das principais vantagens de um planejamento de rotas, existem outros benefícios que vão além da simples redução de custos com o transporte. Confira, a seguir, alguns deles.

Satisfação dos clientes

O planejamento de rotas deve ser um diferencial no mercado, por isso, a satisfação do público é um importante resultado. Basicamente, ter uma entrega eficaz e segura, atendendo às expectativas dos clientes, é um passo importante para melhorar a reputação da empresa. Além disso, é uma boa forma de fidelização, facilitando novas negociações.

Prazos de entrega

Os destinos são estabelecidos previamente, de acordo com cada entrega e com a demanda. Por isso, é possível diminuir bastante o tempo gasto realizando-as. É possível prever o horário em que cada entrega será feita, o que assegura a pontualidade e cria uma confiança entre o cliente e a empresa.

Retenção de custos

Ao buscar melhores rotas, os veículos podem rodar menores distâncias, além de trafegar em estradas e ruas com boas condições. Isso permite a redução de custos e desgaste das máquinas. Vale lembrar que quanto menor for o gasto com as entregas, menor será o preço cobrado, permitindo que a empresa amplie seu espaço no mercado.

Redução do gasto de combustível

O consumo de combustível também está diretamente ligado ao planejamento de rotas, já que, ao realizá-lo de maneira eficiente, é possível, por exemplo, prever em que horários haverá mais trânsito. Assim, é possível evitá-los e economizar. Os valores referentes ao combustível são um dos mais altos quando falamos de operações logísticas. Portanto, quanto menor for a distância percorrida, menor será o seu consumo.

Dessa forma, é possível ter uma economia estável, reduzindo os gastos operacionais e os custos de cada entrega. Além do mais, isso gera uma diminuição no valor do frete cobrado para os clientes, fazendo com que a empresa consiga a sua fidelização e novas captações.

Como fazer uma rota de entrega eficiente

Planejar uma boa gestão de rotas de entrega é uma tarefa bem complexa. É preciso que seus processos estejam muito bem desenvolvidos, caso contrário, todo seu esforço de implantá-lo pode ter sido em vão. Você, na posição de gestor, almeja justamente o contrário, certo? Por isso, elaboramos alguns passos cruciais para obter sucesso nesta tarefa. Acompanhe conosco!

Utilize rastreador nos veículos e um software de roteirização

É de extrema importância sempre ter rastreadores em seus veículos. Por meio deles, é possível detectar problemas em tempo real, para que possam ser resolvidos imediatamente. Além disso, é uma tecnologia que possibilita ao cliente saber a posição atual de sua carga.

Além do rastreador, um dos meios mais eficientes para potencializar a gestão da frota é com a utilização de um software de roteirização. Com esse equipamento, é possível criar o melhor percurso de coleta e entrega para empresas que atuam com transporte de cargas.

Considere os imprevistos

Todo processo de entrega pode sofrer com imprevistos, como:

  • congestionamentos;
  • falha mecânica no veículo;
  • furtos ou roubos;
  • retenção em posto fiscal, entre outras coisas.

Outro fator crucial para uma gestão de rotas eficiente é o levantamento dos riscos e imprevistos, além de contar com outro projeto elaborado previamente. Isso permite que os efeitos desses incidentes sejam minimizados consideravelmente.

Portanto, para que isso funcione, na prática, é necessário realizar o monitoramento do status de cada entrega que está em curso. Dessa forma, o gestor consegue todas as informações necessárias no menor tempo possível. Assim, é possível elaborar ações mais eficazes e precisas para solucionar os problemas.

Teste as melhores rotas

Caso sua empresa tenha várias entregas em uma mesma região, testar diferentes rotas pode ser uma boa maneira de aprimorar o seu serviço. Isso deve ser feito de maneira planejada, observando as múltiplas paradas, quilometragem e custos gerais. Assim, você terá informações e um percurso alternativo em caso de imprevistos.

Observe as restrições do trânsito e dos clientes

Alguns clientes têm restrições para o recebimento da entrega, o que pode comprometer tanto a elaboração da rota, quanto o carregamento do veículo. Portanto, conhecer as particularidades de cada cliente é fundamental para sua gestão de rotas.

Porém, também existem restrições do trânsito, já que em alguns locais há limitação de circulação de veículos, por causa de horários ou tamanho e peso dos veículos. Além disso, é preciso identificar quais são esses lugares, pois eles vão influenciar no planejamento dos roteiros de entrega.

Se isso acontecer, é necessário considerar a possibilidade de dividir as cargas em veículos menores, ou elaborar um trajeto que passe por esses locais apenas após o término do período das contenções.

Ofereça suporte aos clientes

É essencial para sua empresa, que seus clientes estejam sempre cientes do que acontece com a mercadoria. Por isso, o desenvolvimento de mecanismos no qual eles acompanhem todo o trajeto é indispensável. Serviços de atendimento via chat online agrega muito valor a sua empresa, principalmente se estiver disponível em horários não comerciais.

Acompanhe os relatórios

Após a conclusão das entregas, crie o hábito de sempre analisar os relatórios do veículo na gestão de sua frota. Por eles, você terá uma visão ampla sobre todos os custos da operação, sobretudo, com combustível. Assim, em um próximo planejamento será mais fácil otimizá-lo.

O planejamento de rota de entrega é fundamental para que a empresa possa tornar a gestão cada vez mais competitiva, proporcionando uma redução de custos, além de melhorar a qualidade dos serviços e se destacar sobre a concorrência.

Agora que você aprendeu sobre rotas de entrega, descubra mais sobre carga de lotação, o que é e quais são seus benefícios.

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