A gestão de manutenção é uma atividade fundamental para garantir a saúde financeira e a continuidade dos negócios de uma transportadora. Ela consiste em planejar, programar e controlar as atividades de manutenção dos veículos e equipamentos da empresa, visando prolongar sua vida útil e evitar interrupções no processo de transporte.
As transportadoras precisam garantir que seus veículos estejam sempre prontos para rodar, já que qualquer interrupção no processo de transporte pode prejudicar a entrega de mercadorias e a imagem da empresa perante seus clientes. Além disso, uma manutenção inadequada pode resultar em problemas mais graves e aumento dos custos com consertos.
Neste post, trazemos as principais dicas para uma gestão de manutenção eficiente e quais são as consequência de negligenciar esse processo. Confira!
Confira 7 dicas para uma gestão de manutenção eficiente
Vemos aqui o ponto central de nosso post, as principais dicas para uma manutenção eficiente. São 7 tópicos que, se cumpridos à risca, elevarão a qualidade e vida útil de seus veículos e equipamentos. Acompanhe!
1. Conheça os tipos de manutenções que existem
É importante compreender a diferença entre cada tipo para definir o cronograma de manutenção da empresa de maneira adequada. As manutenções preventivas mitigam problemas futuros, enquanto as corretivas são realizadas após o surgimento de um problema. Já as preditivas são baseadas em dados coletados sobre o uso dos veículos e equipamentos.
2. Defina o cronograma de manutenção
Estabeleça periodicidade para a realização de manutenções. O cronograma de manutenção deve ser estabelecido para garantir que todos os veículos e equipamentos da empresa estejam sempre em boas condições de funcionamento, minimizando a chance de interrupções no processo de transporte. Para definir essa periodicidade, é importante levar em consideração a quilometragem, o tempo de uso, entre outros fatores.
3. Determine os itens a serem analisados
Identifique pontos críticos que precisam de atenção. É importante identificar quais são os itens que precisam ser analisados com mais frequência, para garantir que eles estejam sempre em boas condições. Alguns exemplos de itens críticos são as condições dos pneus, dos freios, da suspensão, entre outros.
4. Selecione fornecedores confiáveis
É importante escolher fornecedores que ofereçam qualidade e preços competitivos para realizar as manutenções. É importante também estabelecer parcerias com empresas que possuam boa reputação e histórico de entregas satisfatórias.
5. Acompanhe a manutenção e registre os detalhes
Cabe ao profissional responsável pela manutenção, fazer o acompanhamento e relatar quais são as condições atuais do equipamento que será reparado — será numa manutenção preventiva ou corretiva. Nesse relatório, ele poderá incluir informações como:
- data e horário da manutenção e indicação da provável data do próximo reparo;
- problemas ou possíveis defeitos encontrados;
- custos do processo de manutenção;
- profissional responsável;
- e o que mais for necessário.
Essas informações poderão gerar um relatório que indicará o estado de cada equipamento, como estão sendo utilizados e se há a necessidade de substituição.
6. Faça um checklist
Estabeleça uma lista de verificação para não esquecer nenhum item importante. O checklist é uma ferramenta muito útil para garantir que todos os itens importantes sejam revisados e que nenhum detalhe importante seja esquecido. É possível incluir na lista itens como verificação das condições dos pneus, verificação da pressão dos pneus, verificação das condições da suspensão, entre outros.
7. Analise dados e informações
A partir de todas as informações coletadas antes, durante e depois das manutenções, com dados anotados à mão, em planilhas, checklist e inseridos sistemas de gestão, você poderá avaliar métricas e indicadores em busca de insights e melhorias.
Você poderá analisar como está o tempo médio entre uma manutenção e outra, por exemplo, identificar desgastes fora do comum para entender se o problema está na utilização incorreta ou qualidade do material — podendo reavaliar a escolha dos fornecedores.
Em suma, sua tomada de decisão será pautada por dados e não apenas em percepção ou intuição, o que tornará os resultados muito mais precisos.
Consequências de não se preocupar com a gestão de manutenção
A falta de atenção à gestão de manutenção pode ter graves consequências para uma empresa de transportes. Veja abaixo alguns dos principais impactos que essa negligência pode trazer para seus negócios.
Interrupções no processo de transporte
Veículos que precisam de manutenção constante acabam mais parados do que rodando, o que resulta na interrupção do processo de transporte. Isso pode causar atrasos, frustração de clientes e perda de receita.
Problemas de segurança
Veículos e equipamentos que não são mantidos adequadamente correm mais riscos de apresentar problemas que possam comprometer a segurança dos motoristas e de outros envolvidos no processo de transporte.
Aumento de custos
Veículos que não são mantidos adequadamente tendem a apresentar mais problemas, gerando aumento de custos com manutenções e reparos.
Perda de credibilidade
A falta de atenção à gestão de manutenção pode afetar negativamente a imagem da empresa de transportes, o que pode resultar em uma perda de credibilidade junto aos clientes.
Por isso, é fundamental que as empresas de transportes deem a devida importância à gestão de manutenção, para garantir o funcionamento adequado de seus veículos e equipamentos, além de preservar sua imagem e credibilidade.
Como a Real Furgões pode ajudar minha empresa nesta gestão
No mercado há mais de 40 anos, a Real Furgões disponibiliza soluções de transporte com tecnologia de ponta, com o know-how de uma empresa cujos clientes transportam os mais diversos tipos de cargas. Para isso, conta com uma linha de produtos diversos, que atendem à demanda de cargas secas, frigoríficas e especiais.
Além disso, a empresa está presente em vários pontos do Brasil, com mais de 10 mil unidades e tem como uma dos principais diferenciais a capacidade desenvolver e implementar os especiais, personalizados, produzidos em parceria com o cliente.
Esperamos que nossos posts tenham contribuído para a sua conscientização da importância de uma boa gestão de manutenção em transportadoras. Embora ainda haja gestores que encarem esse processo como um custo ou despesa, estamos falando de um investimento que trará uma série de retornos para sua empresa, de receita e credibilidade.
Gostou do post? Quer saber como a Real Furgões pode ajudar sua empresa na gestão de manutenção? Entre em contato conosco e conheça nossos diferenciais.