Confira o que é a logística sustentável e como ela funciona

logistica-sustentavel-dicas

A logística sustentável é um tema que está muito presente na estratégia das empresas, nas conversas entre profissionais da área e, principalmente, na mente dos clientes. Esse conceito vem ganhando destaque há alguns anos quando as empresas começaram a buscar reverter ou minimizar o impacto das suas operações na sociedade e no meio ambiente.

Nesse caso, a ideia é olhar para o futuro por meio de iniciativas sustentáveis. Pensando na importância desse cenário, elaboramos este post para explicar o que é e como colocar em prática. Então, não perca tempo, acompanhe esta leitura e aprenda mais sobre o tema!

O que é logística sustentável?

Antes de tudo, é preciso que você entenda o que é sustentabilidade. Esse conceito, que é também um movimento social, visa alcançar o equilíbrio entre o atendimento das necessidades da geração atual sem comprometer a disponibilidade de recursos para as gerações futuras.

Aliado a isso, temos também o elemento comercial que fomenta o crescimento econômico e promove a conservação ambiental. A busca por essa harmonia pode ser levada para diversos contextos, inclusive a operação de transportes.

O que nós chamamos de logística sustentável nada mais é do que a otimização do processo de distribuição sob a ótica da sustentabilidade. É possível empregar esse conceito e tornar as atividades mais verdes e eficientes.

Quais são os benefícios da logística sustentável?

Como já falamos anteriormente, o foco é criar hoje condições para a vida no futuro. Por isso, as organizações têm o dever de contribuir para um mundo melhor e desempenhar o seu papel perante a sociedade.

Para incentivar essa prática, listamos alguns dos benefícios que podem ser conquistados pelas que investem nessas iniciativas.

Aumenta a rentabilidade do negócio

Diversas pesquisas indicam que os clientes estão dispostos a pagar mais por um produto verde. Itens como eletrônicos, móveis e alimentos que recebem essa qualificação são mais atrativos. Inclusive, as transportadoras desempenham um papel importante no cálculo do valor agregado, pois as suas iniciativas sustentáveis também influenciam o preço final.

Estamos falando de ações que visam reduzir o consumo de água e energia elétrica. Essas costumam ser as primeiras áreas a serem tratadas e têm potencial para alcançar resultados satisfatórios. Portanto, uma das formas de valorizar os serviços para usar a precificação do frete a seu favor é criar o propósito de adotar a sustentabilidade em todas as áreas do empreendimento.

Ajuda a conquistar oportunidades de negócio

As transportadoras que adotam a logística sustentável são mais atrativas para potenciais parceiros. Além da expertise na movimentação de mercadorias, pois essas empresas:

  • atendem a legislação pertinente;
  • evitam o desperdício de recursos;
  • têm processos de gestão amadurecidos;
  • estabelecem uma relação de confiança com o público;
  • tornam-se mais eficientes a longo prazo.

A sua atuação também é fortalecida junto à equipe que trabalha de acordo com os princípios de sustentabilidade para alcançar resultados cada vez melhores.

Promove a redução de custos

Os custos operacionais correspondem a uma fatia considerável do resultado operacional de uma transportadora. Portanto, a análise dos custos é uma das rotinas mais importantes para o gestor. Essa gestão dos custos pode ocorrer em duas esferas:

  • internamente: quando a empresa revê os seus processos e atividades para encontrar oportunidades de economia e redução de desperdício. Esse é o caso de soluções de roteirização que buscam minimizar os gastos com combustíveis e aumentar a produtividade;
  • externamente: nesse caso, é preciso contar com o envolvimento de toda a cadeia de suprimentos para começar a adotar iniciativas verdes. Essa é uma prática comum nas grandes empresas que têm requisitos que devem ser seguidos pelos seus fornecedores para o fechamento de contratos e parcerias.

Além disso, é comprovado que a conformidade com padrões ambientais pode reduzir as despesas operacionais e aumentar o lucro significativamente.

Ajuda a fidelizar os clientes

Parte dos investimentos em ações sustentáveis tem origem na demanda dos próprios clientes. Hoje, o público reconhece o seu poder de influenciador do mercado e faz uso dessa ferramenta para gerar mudanças positivas.

Com isso, os consumidores passaram a ficar mais atentos quanto ao posicionamento das marcas. Isso quer dizer que empresas que adotam uma conduta ética e estão envolvidas com causas socioambientais têm condições de sobreviver a mudanças de padrões de consumo.

Isso faz com que se tornem mais resilientes em meio a um ambiente incerto e que sobrevivam em cenários de crise. Esse é um dos requisitos para continuar a crescer e implementar as transformações que são necessárias para impactar a sociedade de forma sustentável.

Ajuda a reter talentos

O senso de identificação com valores ambientais não é importante somente sob o ponto de vista dos clientes. Essa prática também beneficia a atração e retenção de talentos. Pense sob esse ponto de vista: o engajamento é muito maior quando o profissional se identifica com a conduta da companhia e sente que está fazendo uma contribuição verdadeira.

Esse aspecto é ainda mais relevante no setor logístico devido à escassez de profissionais qualificados e experientes. Esse fator aumenta a motivação, a produtividade e o senso de autonomia. Assim, é possível conservar e expandir o capital intelectual e ampliar o retorno sobre o investimento.

Como colocar a logística sustentável em prática?

Em primeiro lugar, cada empresa é livre para criar as suas próprias iniciativas, porém, muitas vezes falta a expertise necessária. Por isso, a nossa primeira recomendação é procurar o apoio de empresas capazes de oferecer mentorias e consultorias que abordam esse tópico.

Essa prática ajuda conhecer algumas das diversas iniciativas empresariais que são consideradas sustentáveis. Assim, é possível selecionar as ideias que são compatíveis com a sua operação e com a estratégia da empresa.

Além disso, é preciso desenvolver uma cultura que valoriza o meio ambiente e ações voltadas para a sua preservação. Por isso, modifique a forma de gestão para utilizar esses princípios e inclua a equipe em todas as fases do processo.

A nossa mensagem final é reforçar que a logística sustentável pode ser implementada com medidas simples e baratas. O importante é persistir nesse processo que a sua empresa será capaz de colher os frutos desse trabalho.

Você achou esse conteúdo interessante? Então, continue acompanhando nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook para conferir os melhores conteúdos para você.

Compartilhe este post

plugins premium WordPress