8 boas práticas para a armazenagem de produtos perecíveis

Cargas-pereciveis

Fazer a gestão do estoque e da armazenagem de produtos perecíveis é um desafio em empresas de todos os portes. A ideia desse processo é, quando possível, eliminar a incidência de perdas decorrentes do vencimento de produtos perecíveis. Inclusive toda a cadeia de suprimentos lida com essa situação, desde a produção agrícola até a distribuição ao cliente final.

Apesar dessa limitação, as empresas estão sempre em busca de soluções que envolvem a melhoria de processos de trabalho e automação das atividades para evitar prejuízos. Pensando em ajudar a você a solucionar esse problema, preparamos dicas que podem ser implementadas de forma simples. Continue lendo para saber mais!

1. Considere as particularidades do produto

A categoria de produtos perecíveis é composta por uma ampla variedade de itens que requerem cuidados especiais quanto a sua armazenagem. Alguns exemplos são:

Essa curta lista demonstra como a má gestão do estoque pode causar desde um pequeno inconveniente até potenciais danos à saúde. Por isso, a nossa recomendação é considerar as características da mercadoria para identificar a melhor forma de acondicionamento. Há situações em que o controle de temperatura é necessário para garantir que o item se mantenha apto para consumo.

Por outro lado, há casos em que a melhor medida para conservação é garantir uma boa circulação de ar e minimizar a exposição ao calor. Assim, prepare o armazém para criar o espaço ideal para proteção das suas mercadorias.

2. Mantenha a limpeza do local

Esse é um dos aspectos que vale para qualquer tipo de mercadoria. A ideia é conservar o armazém sempre limpo, principalmente de detritos que possam contaminar os alimentos, por exemplo. Além disso, uma limpeza precária pode atrair animais e insetos, que podem se espalhar e transmitir doenças.

Uma boa dica é criar um cronograma de limpeza conforme a necessidade e o tipo de produto que se encontra no local. Por exemplo, em um armazém com grãos, o pó representa o maior risco, inclusive para a respiração dos operadores. Já no caso de produtos que exigem baixas temperaturas, a câmara refrigerada deve passar por um processo de limpeza pesada para que sejam mantidas as condições sanitárias.

3. Siga a legislação pertinente

Isso mesmo! Existem regras estabelecidas por diversos órgãos, entre eles a vigilância sanitária (ANVISA), que determinam quais exigências devem ser seguidas para que a sua empresa possa operar dentro da lei.

Algumas das normas mais comuns estabelecem que:

  • as empresas devem colaborar com a autoridade de saúde em caso de inspeções;
  • é obrigatório assegurar as condições adequadas do espaço e dos materiais destinados à comercialização;
  • é preciso implementar metodologias de gestão da qualidade;
  • as empresas devem promover ações para minimizar riscos à saúde;
  • é necessário padronizar todo o processo a partir da entrada até a saída da mercadoria.

Esses são apenas alguns exemplos de ações que são requeridas e ajudam a melhorar a conservação dos produtos perecíveis estocados.

4. Utilize o empilhamento correto

O empilhamento de mercadorias é uma prática comum em armazéns e depósitos. O seu propósito é melhorar a utilização do espaço por meio da verticalização das prateleiras. Assim, é possível distribuir melhor as paletes e lotes bem como melhorar as dimensões dos corredores para a circulação de pessoas e equipamentos.

Além desse fator, promover o uso do empilhamento ajuda a conservar alimentos. Essa prática melhora a circulação de ar e impede que o acúmulo de umidade cause danos aos produtos perecíveis. Isso reduz as chances de deterioração e, consequentemente, as mercadorias podem ser comercializadas com segurança.

5. Assegure que a equipe tenha equipamentos adequados

Quem lida com a movimentação interna e armazenagem de produtos perecíveis deve tomar as devidas precauções conforme a mercadoria. Algumas empresas estão obrigadas a fornecer também Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais que lidam com carnes e executam as rotinas de corte ou alocação em câmaras frias.

Ademais, outras medidas de proteção requerem o uso de jalecos, luvas, touca e sapatos especiais que previnem quedas e deslizamentos. Essa é uma medida que busca conservar os produtos bem como proteger os trabalhadores dos riscos que podem ser encontrados nesse ambiente.

6. Adote o método PVPS

Essa sigla significa Primeiro que Vence, Primeiro que Sai e é amplamente utilizada na prevenção de perdas, principalmente no comércio de alimentos. A metodologia PVPS consiste em organizar o estoque de modo que os produtos com data de vencimento mais próxima sejam os primeiros a serem vendidos.

Nesse caso, a data de aquisição é desconsiderada em prol da expiração, uma vez que os itens já não são seguros para consumo. As empresas que adotam essa forma de organização dependem de um controle rígido para que esse fluxo seja seguido de forma correta. Portanto, é necessário investir na criação de planilhas ou na aquisição de sistemas para executar essa rotina.

7. Escolha o meio de transporte adequado

Embora o nosso foco seja o processo de armazenagem de produtos perecíveis, este conteúdo estaria incompleto se não abordássemos a etapa de transporte. Nós entendemos que a movimentação dessas mercadorias é uma extensão das rotinas do armazém.

Portanto, o gestor deve escolher um modelo de transporte que atenda os requisitos da carga. Os caminhões frigoríficos são um bom exemplo dessa prática. Nesse veículo, o compartimento é adaptado para manter a carga refrigerada e prevenir oscilações de temperatura.

8. Adote boas práticas de armazenagem de produtos perecíveis

Quando falamos de boas práticas, você pode entender que essa expressão significa os processos que já foram testados e que há evidências do seu sucesso. Ao pensar em melhorias para a organização do estoque é importante considerar ideias que favorecem a otimização do processo.

Com o intuito de acabar com imensos desperdícios e potencial para prejuízos financeiros, as empresas desenvolvem soluções para tornar a operação de armazém mais eficiente. Além disso, há diversos outros implementos e modificações que podem ser adicionadas na frota para melhorar o acondicionamento e proteção das mercadorias.

Por fim, nós queremos ressaltar que as regras referentes à armazenagem de produtos perecíveis são essenciais para propiciar a qualidade dos produtos e criar uma relação de confiança com os clientes.

Se você deseja conhecer mais sobre os nossos serviços de instalação de implementos, acesse o nosso site e entre em contato conosco!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress