Processo de cubagem: o que é e como colocá-lo em prática? Veja!

processo-de-cubagem

Na hora de carregar um caminhão, algumas das principais preocupações que surgem são se o veículo comportará toda a carga presente e qual a melhor maneira de dispor os produtos dentro dele. Para decifrar essas informações e conseguir acomodar a carga de um jeito mais eficiente, é importante utilizar o processo de cubagem.

Neste texto, explicaremos o que é cubagem, quando ela é necessária, como ela funciona, como colocar esse processo em prática e qual a sua importância para o transporte de produtos. Assim, você poderá conhecer mais sobre esse cálculo, passar a executá-lo e otimizar as suas entregas. Vamos lá?

O que é cubagem?

De maneira prática, a cubagem é a relação entre o peso do produto e o espaço que ele ocupado dentro do caminhão. Essas variáveis podem não ser proporcionais, de modo que é interessante realizar esse cálculo para descobrir o volume exato das mercadorias e planejar como será organizado o transporte de carga.

Muitas empresas se preocupam com apenas um dos fatores (peso ou espaço) e acabam sofrendo prejuízo devido a um desperdício da capacidade de carga — produtos muito leves, mas volumosos, ocupam bastante espaço, que poderia ser melhor aproveitado, enquanto que produtos pequenos, mas muito pesados, atingem o limite de peso bruto sem preencher todo o espaço do veículo.

Portanto, a melhor estratégia para conseguir aproveitar o máximo do seu caminhão é encontrar um equilíbrio entre a capacidade de peso e o espaço físico disponível, que possibilite entregar a maior quantidade de produtos em uma viagem só, resultando em mais economia para a área de transporte.

Afinal, ao fazer mais de uma viagem com um mesmo caminhão — ou dispor de mais um veículo, que poderia ser utilizado para a realização de outra entrega —, será preciso gastar o dobro com gasolina, tempo, necessidades do motorista etc.

Quando a cubagem é necessária?

A realização da cubagem pode ser feita sempre que um caminhão precisar ser carregado com produtos que serão conduzidos até o seu destino. Entretanto, ela se faz muito necessária quando há uma carga volumosa, mas que conta com um peso reduzido, uma vez que esse processo permite que haja uma compactação do volume. Dessa maneira, é possível encontrar uma forma de aproveitar melhor o espaço e, ao mesmo tempo, não subestimar o limite de peso que o veículo pode transportar.

Uma outra situação em que a cubagem se faz necessária é na entrega de produtos pequenos, mas que contam com um peso muito grande. Os caminhões têm um limite de peso, então, mesmo que tenham espaço sobrando, eles não podem carregar mais produtos caso a sua capacidade já esteja no máximo, o que resulta em um desperdício de espaço.

Assim, a cubagem consegue determinar qual o limite de carga de cada caminhão, levando em conta justamente os fatores de peso e de volume das mercadorias. Dessa forma, será possível aproveitar por completo o espaço e o peso total da carroceria, sem que isso resulte em danos para o veículo ou em grandes prejuízos para a transportadora.

Por ser um processo que pode demandar um pouco mais de atenção, em razão de resultar da elaboração de uma operação matemática, não são todos os transportadores que fazem o cálculo de cubagem; assim, apenas em casos em que há dúvidas sobre o limite de peso e/ou espaço de uma mercadoria dentro do caminhão, a cubagem é mais realizada.

Como colocar o processo de cubagem em prática?

O primeiro passo é certificar se toda a carga foi devidamente embalada e se está em boas condições para a viagem. Uma mercadoria amassada pode ter variação no seu volume, e poderá pesar negativamente na experiência do cliente que, ao recebê-la, constatará que não se encontra em bom estado.

Depois, é preciso calcular o volume da carga. Para tanto, é necessário multiplicar a largura, a altura e o comprimento de cada mercadoria. Feito isso, multiplica-se o valor de volume encontrado com o fator de cubagem, que é representado por um valor constante relativo a 1 m³ dentro do caminhão que realizará a entrega.

É importante ter em mente que o fator de cubagem pode mudar conforme o tipo de veículo utilizado. Para o transporte rodoviário, por exemplo, o fator é de 300 kg, de acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística. Para o aéreo, é de 166,66 kg, enquanto que o de transporte marítimo fica em 1.000 kg.

Retornando à cubagem do transporte rodoviário, é possível utilizar um fator de cubagem menor que 300 kg, como 250 kg. Isso muitas vezes é necessário quando há transporte de cargas fracionadas, ou seja, quando existe uma variedade maior de produtos que podem ser levados no caminhão — produtos que tenham peso e volume diferentes entre si—, o que pode dificultar a organização na hora do carregamento, gerando perda de espaço.

Qual é a importância do processo de cubagem?

A cubagem é importante porque evita que o gestor de frota tenha prejuízos com relação ao limite de peso e de espaço dentro dos caminhões quando da entrega das mercadorias. Essa otimização da capacidade de carga, em muitos casos, pode poupar a realização de uma viagem extra ou a disponibilização de mais de um veículo para a entrega.

Além disso, a cubagem influencia na elaboração do preço do frete, permitindo que a precificação dessa atividade seja mais justa e eficiente, uma vez que os clientes poderão pagar um montante proporcional referente ao peso e ao volume das suas cargas em relação à carga total do caminhão. Em muitos locais, contudo, ainda é adicionado apenas o peso bruto como parte do valor final.

A cubagem oferece diversos benefícios para a empresa e também para o cliente, dentre eles, o de permitir que a carga seja melhor acomodada, preservando a qualidade das mercadorias, e o de impedir que o caminhão sofra multas, ou tenha prejuízos pelo excesso de peso ou de espaço vazio dentro da carroceria. Ademais, é um processo simples que pode ser feito antes do carregamento, otimizando toda a atividade.

A Real Furgões oferece carrocerias para todas as necessidades e de todos os tamanhos. Dessa maneira, você poderá escolher um modelo que melhor atenda ao que a sua frota precisa, além de conseguir um processo de cubagem mais eficiente, o qual permita aproveitar o máximo do espaço disponível para uma entrega rápida e eficaz dos seus produtos.

Agora que você já adquiriu uma compreensão sobre o assunto, entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços e produtos!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress