Aprimorar processos logísticos é essencial para uma gestão de transporte de cargas eficiente. Esse é o objetivo de muitas empresas que desejam ser mais competitivas e rentáveis. Mas, para obter sucesso, é necessário adotar algumas melhorias estratégicas e pontuais.
A missão para prestar serviços de qualidade ao cliente vão desde definir os melhores produtos até cumprir os prazos de entrega. Para isso, existe uma grande variedade de soluções à disposição do gestor, das equipes e dos processos, como softwares, otimizações operacionais e treinamentos.
Pensando nessa demanda, elaboramos este conteúdo. Nele, você conhecerá as melhores dicas para melhorar a gestão de transporte de cargas do seu negócio. Confira!
Investir em tecnologia
A primeira recomendação é investir em aparatos tecnológicos, pois a automação de processos logísticos potencializa as atividades de rotina e métodos de trabalho, oferecendo produtividade aos colaboradores, que passam a executar procedimentos mais estratégicos. Com um sistema de gestão logística, é possível:
- amenizar custos;
- calcular rotas;
- controlar e monitorar os fretes;
- gerar relatórios com informações estratégicas para tomar decisões eficientes;
- acompanhar todas as etapas operacionais da empresa;
- reduzir a incidência de erros e retrabalhos.
Mapear processos
Mapear a gestão de transporte é muito importante. Para isso, faça uma avaliação completa dos gastos envolvidos nas suas operações, verificando o período gasto para finalizar cada etapa logística. Isso ajuda a identificar pontos fortes e fraquezas, que precisam ser averiguadas periodicamente.
Para garantir a satisfação da clientela, os fretes da sua empresa devem atender a três condições básicas: preço, qualidade e tempo. Esses fatores são indispensáveis para favorecer a efetividade da logística de suas encomendas.
Além disso, vale reforçar que os processos serão mais bem executados com a criação de um planejamento minucioso. Ele deve abranger desde a entrada de insumos (ou mercadorias) até a entrega dos produtos aos compradores. A intenção dessa prática é detectar gargalos e corrigi-los o mais rápido possível. O resultado é sentido com a eficiência operacional e a implantação de otimizações.
Corrigir as falhas
Ao identificar falhas observando o mapeamento, estude a melhor forma de solucioná-las. Até mesmo as etapas que são satisfatórias devem ser avaliadas e melhoradas, como gestão de armazém, roteirização, compra e venda etc. O objetivo é compreender o melhor cenário para traçar o plano ideal. É nessa etapa que você, gestor, precisa fazer um estudo rigoroso focado em otimizações.
Integrar as áreas da companhia
É necessário que os departamentos da companhia se comuniquem bem para que as atividades funcionem com naturalidade e fluidez. Veja o exemplo a seguir:
- o marketing deve entender tudo sobre os produtos e os serviços de entrega para informar os clientes com transparência;
- as vendas devem ser repassadas aos colaboradores que trabalham no estoque e na logística;
- o departamento de finanças precisa conhecer os custos e os recebimentos da empresa e assim por diante.
Isso só é possível se existir uma integração genuína entra as áreas. Para isso, as ferramentas tecnológicas são muito importantes, bem como a comunicação efetiva e constante entre os departamentos por meio de canais como e-mail, grupo de mensagens instantâneas e chat interno.
Otimizar e monitorar as rotas
Essa etapa é muito importante para a gestão de transporte de cargas. Com o apoio de um sistema operacional que apresente módulos de roteirização, é possível deixar as operações mais estratégicas. Cada rota é definida para que tudo aconteça dentro do previsto.
Funciona assim: você simula os melhores trajetos e colhe dados em tempo real sobre as condições das estradas. Dessa forma, reduz custos e desperdícios (combustível), sem levar prejuízos relacionados ao prazo e à qualidade das operações. Esse controle inclui ainda o acompanhamento frequente das rotas, favorecendo a realização de ajustes a qualquer instante.
Antecipar a demanda dos clientes
Para comprar insumos e gerenciar processos de forma estratégica, conheça o perfil do seu cliente. Levante seus hábitos de consumo para saber o quanto comprar (ou produzir) de cada mercadoria. Dessa forma, você terá estoques abastecidos e evita problemas graves, como:
- não ter o item quando o consumidor realizar o pedido, o que gera frustração e leva ao rompimento do vínculo com a sua marca;
- ter artigos em excesso, causando prejuízos por conta de gastos com armazenamento ou por ultrapassar o prazo de validade.
Ter veículos bons e adequados
O funcionamento efetivo desse tipo de gestão depende muito da qualidade dos veículos. É necessário contar com máquinas de boa procedência e adequadas aos serviços de transporte que serão realizados.
O ideal é levar em conta o tipo e a dimensão das cargas que serão transportadas para definir a carroceria ideal (aberta, fechada, compartimentada ou refrigerada). Ao cuidar desse detalhe, suas operações serão extremamente competitivas, especialmente se a concorrência não tiver esses recursos para oferecer.
Realizar a logística reversa
Embora seja ignorado por muitos gestores, esse ponto é de grande importância. Se o cliente, por qualquer motivo, solicitar a troca da mercadoria, é preciso projetar a etapa de devolução desse item e definir as políticas de reembolso.
Antes da compra, o público deve conhecer as normas da empresa para esses casos. Mesmo diante disso, é possível transformar uma experiência desfavorável em uma atitude benéfica para a clientela — desde que o processo seja feito com rapidez e eficiência, oferecendo comodidade aos compradores. Também vale considerar as entregas não efetuadas por conta de a pessoa não ter sido encontrada no endereço de recebimento do cadastro.
Fazer parcerias com bons fornecedores
Essa é uma tarefa essencial para aqueles que buscam otimizações. É preciso ter cautela na hora de selecionar fornecedores, pois eles vão oferecer os insumos para suas vendas e atividades de rotina.
Aqueles que não entregam os pedidos dentro do prazo prejudicam o andamento do seu negócio, que fica sem produtos suficientes para atender aos pedidos dos consumidores. Avalie também as formas de pagamento e os descontos antes de firmar contratos e/ou fechar parcerias.
Monitorar indicadores de desempenho
Para compreender se a dinâmica da cadeia de suprimentos está funcionando de acordo com o planejado, levante indicadores de desempenho logístico. Assim, você pode rastrear, detectar e melhorar todos os processos. Uma sugestão é começar monitorando as entregas feitas no prazo, as ocorrências durante o trajeto, o tempo médio das operações, a média de gastos no período etc.
Com o apoio das recomendações citadas neste conteúdo, você certamente aprendeu como melhorar a gestão de transporte de cargas da sua empresa. Basta aplicar essas dicas na sua logística para obter vantagens competitivas difíceis de serem combatidas pela concorrência.
Por fim, vale dizer que a Real Furgões ajuda seu negócio a evoluir para um novo patamar mercadológico em relação aos serviços de carga e descarga. Nós produzimos carrocerias de diversos tipos e tamanhos e projetos especiais conforme as necessidades dos nossos clientes. Tudo é feito de forma customizada para evidenciar o seu negócio enquanto realiza serviços de transporte.
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