Pick Up Points: por que aplicar essa estratégia na logística?

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Mudar a forma como processos são executados exige uma dose de inovação e de ousadia para adotar novas ideias. Contudo, esse é o caminho a ser seguido quando é preciso rever o método com que as empresas fazem negócio e se relacionam com seus clientes. O conceito de pick up points surge como uma dessas mudanças no setor logístico.

Essa é uma estratégia que modifica o processamento do pedido como um todo e não somente a etapa de entrega. Isso quer dizer que lojistas e transportadoras devem estar envolvidos no processo para que essa iniciativa seja bem-sucedida.

Se esse assunto é uma novidade para você, continue com a leitura deste post para conhecer todos os detalhes. Confira!

Qual é o conceito de pick up points?

Pick up points é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como ponto de entrega. Esse modelo de distribuição é utilizado quando a mercadoria é deixada em um local diferente do endereço de envio.

Varejistas online têm utilizado essa opção para possibilitar a retirada das mercadorias de acordo com a conveniência do comprador. Isso elimina a necessidade de ter alguém presente para receber a encomenda quando essa opção não é viável.

Esse local de retirada pode assumir diversas formas:

  • loja física: quando o varejista tem uma operação tradicional e online, é muito simples adaptar a distribuição para utilizar suas lojas físicas como ponto de retirada;
  • agência dos correios: outras empresas criam uma parceria com o serviço de entrega dos correios para que o pedido possa ser recolhido na agência mais próxima;
  • loja conveniada: esse é um tipo de parceria entre lojas virtuais e lojas físicas distintas para destinar os pedidos de seus clientes. O serviço consiste apenas na armazenagem e na gestão das entregas por parte do conveniado.

O surgimento dos lockers

Uma alternativa que também vem crescendo em uso são os lockers. Eles são armários inteligentes, com diversos compartimentos de tamanhos variados, onde as compras são depositadas e guardadas até que o comprador possa fazer a retirada.

Essa modalidade oferece segurança, pois é enviado um código direto para a pessoa cadastrada, evitando, assim, que terceiros tenham acesso. Devido a sua localização pública e de fácil acesso, todos os itens têm cobertura de seguro contratado pela empresa responsável. Com isso, não há prejuízos em caso de violação do equipamento.

O fato de terem os pick up points encontrado ampla aceitação no setor de distribuição demonstra o seu potencial como solução para um dos principais problemas da logística: a entrega. Embora a maioria das empresas, tanto varejistas quanto transportadoras, forneça prazos com uma margem de segurança, esse ainda é um desafio.

Em razão disso, a operação precisa contar com soluções que possibilitem otimizar o andamento do processo e ampliar a capacidade de atendimento.

Por que aplicar a estratégia de pick up points na logística?

A distância a ser percorrida sempre será um dos desafios da distribuição de mercadorias ao consumidor final. Outro ponto que contribui para o impacto financeiro é a possibilidade de o destinatário estar ausente, o que, quando acontece, gera um aumento dos custos com a reentrega.

Desse modo, é preciso encontrar formas de otimizar a cadeia de suprimentos como um todo. Assim, listamos algumas das vantagens da adoção da estratégia de pick up points.

Amplia a rede de entrega

A busca por flexibilidade no processamento de pedidos é uma das principais características da logística omnichannel. A proposta dessa estratégia é utilizar diversos canais de relacionamento para possibilitar o atendimento dos clientes.

No âmbito da logística, a disponibilidade de meios de entrega diversificados ajuda a oferecer uma experiência de compra completa. Essa é uma iniciativa que proporciona mais opções para os compradores e ajuda a conquistar potenciais clientes.

Como é preciso integrar toda a operação, esse processo implica na mudança dos canais de venda, coordenação e relacionamento.

Simplifica a logística reversa

A devolução e a troca de mercadorias são rotinas que sempre resultam em novos custos e retrabalho; por esse motivo, as empresas têm interesse em mitigar o seu impacto.

Quando a loja também é utilizada como local de devolução, isso garante que os veículos enviados pela transportadora possam ser utilizados na viagem de retorno das mercadorias ao seu ponto de origem, favorecendo uma economia de combustível e uma redução de riscos de acidente devido a otimização da rota de deslocamento. Esse fator também simplifica o processo de troca, que pode ser realizado na mesma loja, facilitando a substituição do produto.

Integra a gestão de estoque

Quando os pick up points são utilizados na estratégia de entrega, é fundamental processar corretamente todos os itens em estoque. A palavra-chave é integração, o que possibilita acompanhar:

  • o estoque da loja física;
  • o inventário em depósitos e centros de distribuição;
  • o estoque em trânsito;
  • as mercadorias aguardando retirada.

Para que todas essas informações sejam precisas e confiáveis, é necessário contar com um sistema de gestão robusto, como o WMS (Warehouse Management System). Como resultado, essa informatização contribui para a manutenção do equilíbrio entre a oferta e a demanda do mercado.

Amplia o número de potenciais clientes

Se você vive em uma cidade grande ou em uma região metropolitana, não deve ter problemas com o recebimento das suas encomendas. Contudo, ainda existem regiões que não são atendidas de forma adequada ou cujo custo da entrega inviabiliza a compra — fatores que fazem com que potenciais clientes percam o interesse em consumir produtos devido à falta de acessibilidade.

A diversificação das rotas e dos pontos de entrega aumenta essa área de atuação. Com isso, o envio para a residência não é mais um impedimento para a compra, pois há alternativas.

Aumenta a satisfação do cliente

Atrasos no recebimento ou um produto que não chega até o destinatário resultam em insatisfação, além da sensação de desperdício de tempo. Agora, é possível oferecer uma entrega garantida. Não importa onde o cliente esteja, distâncias não são mais obstáculos: essa opção apresenta ao cliente a liberdade de retirar o produto no ponto de sua preferência, quando lhe for mais conveniente.

Pronto! Agora você já conhece os principais aspectos do pick up points e já tem condições de avaliar como essa ideia pode afetar positivamente a sua operação. Mesmo assim, é importante ficar alerta aos pontos de atenção, como o controle rigoroso do estoque e a gestão de dados.

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