Qual é a diferença entre fifo e lifo? Entenda!

Fifo e Lifo

Quando os gestores logísticos precisam tornar o seu negócio empresarial mais estratégico, a primeira consideração a ser feita é a gestão de estoques mais rentável, pois impacta diretamente toda a cadeia produtiva.

Estando ligada à operacionalização do negócio empresarial, torna-se cada vez mais importante que seja vista de forma eficiente e, assim, traga também resultados mais expressivos para as empresas.

Nesse texto falaremos sobre as metodologias de armazenagem FIFO e LIFO, as quais estão ligadas ao assunto e auxiliam os responsáveis pelos estoques no controle das mercadorias que entram e saem com mais eficácia.

Se a sua intenção é saber mais sobre as modalidades de armazenagem e qual delas terá a melhor aplicação para a sua empresa como a metodologia mais eficaz, você está no texto certo. Continue a leitura e aprenda tudo sobre o assunto!

O que é FIFO?

O sistema de armazenamento FIFO, derivado do inglês, é associado à expressão First in, First out, sendo uma boa estratégia para as empresas que trabalham com a estocagem de produtos com prazo de validade.

Ou seja, as mercadorias que chegam primeiro ao estoque são também as primeiras que saem para o cliente, tendo a prioridade aquilo que foi comprado antes, no momento de compor o pedido de vendas.

Assim, as empresas que trabalham com a estocagem de produtos perecíveis não terão os mesmos armazenados por muito tempo e não correm o risco de ter prejuízos nem desperdícios.

O que é LIFO?

Nesse outro sistema de armazenagem, também derivado do inglês, Last in, First on, significa a movimentação que determina que o último produto que entra no estoque, será o primeiro a sair.

Esse método é recomendado para produtos que mantenham os seus prazos de validade longos ou que não estraguem.

Mesmo sendo uma metodologia indicada para produtos em que os gestores devam se preocupar menos, é bom que a equipe responsável pelo setor atente para o controle nesse intervalo, e assim os produtos não fiquem impróprios para o consumo.

Qual é a principal diferença entre esses dois sistemas de armazenagem?

Bem, depois da conceituação do FIFO e LIFO, fica bem clara a importância da utilização de cada sistema de armazenamento, conforme o tipo de produto estocado pelas empresas.

O LIFO é uma boa prática para as empresas que estocam os alimentos não perecíveis, de longa duração, como os grãos.

Já o FIFO é uma prática utilizada em empresas que trabalham com produtos perecíveis que estragam mais rápido, como queijos, verduras e legumes.

O tipo de sistema escolhido conduzirá o processo de armazenamento das mercadorias no estoque, de forma que tenham menor movimentação, evitando o risco de avarias do produto e direcionando a sua organização para os lugares estabelecidos nos estoques.

Não existe um método melhor do que o outro, pois eles diferem em seus propósitos, no que se refere ao prazo de validade, devido à rotatividade de cada um.

Como funciona e como utilizar o sistema de armazenagem LIFO?

Já sabemos que esse modelo de armazenagem serve para garantir a rotatividade de produtos com prazos de validade longos e assim a qualidade dos alimentos não é comprometida.

Nesse método as indústrias com estoque de mercadorias mais antigas e com prazo de validade maior, possibilita a saída rápida desses produtos comprados anteriormente, evitando o vencimento e o descarte pela perda da qualidade.

O fluxo de armazenagem é variável, sempre relacionado ao desempenho do mercado. Dessa forma, o processo deve ser acompanhado pelo setor de vendas, garantindo que os produtos mais antigos sejam vendidos no período adequado.

Como funciona e como utilizar o sistema de armazenagem FIFO?

No sistema em que as primeiras mercadorias que entram no estoque são também as primeiras a serem vendidas, a metodologia é usada para o caso do produto com um curto prazo de validade.

Na utilização desse sistema, as empresas conseguem alcançar a rentabilidade maior com relação ao seu balanço patrimonial porque as taxas de produção conseguem acompanhar o rendimento do mercado.

O método exige que o primeiro produto em estoque saia o mais rápido possível, fazendo com que os produtos não fiquem acondicionados por muito tempo, tendo a validade vencida. Assim, as empresas não terão prejuízos com relação aos investimentos realizados, não ocorrendo danos na produção nem nos rendimentos mensais.

Qual é a importância de escolher um sistema de armazenagem?

O gerenciamento dos sistemas de armazenagem FIFO LIFO colaboram com uma das principais preocupação dos gestores de indústrias produtos de alimentos perecíveis.

Regulam o almoxarifado das empresas e também auxiliam no momento de armazenar da melhor forma possível aqueles produtos perecíveis, propiciando a logística mais eficaz.

Durante os processos de estocagem, manuseio e o transporte das cargas, são necessários cuidados especiais para que o planejamento siga o seu fluxo.

Assim, os sistemas de armazenagem FIFO e LIFO têm o papel importante que garantem a qualidade e a integridade desses produtos mais sensíveis.

A eficiência dessas ferramentas auxilia os gestores para a devida orientação na tomada de decisão, dando um direcionamento para a exigência da segurança alimentar tão exigida pelos consumidores.

Como armazenar alimentos perecíveis?

A cadeia de distribuição desse tipo de alimento mais sensível exige uma grande atenção aos cuidados específicos no manuseio e no transporte para serem realizados de forma estratégica, auxiliando às empresas que evitem o máximo de erros ou de danos à carga.

Desta forma, os gestores de estoque devem atentar aos cuidados de prevenção para que cheguem até o cliente em bom estado de consumo, por meio de algumas prevenções como:

  • embalagem correta e segura;
  • armazenagem adequada;
  • transporte bem-planejado.

Como e quando aplicar cada método no seu negócio?

Antes da aplicação do sistema de armazenagem ideal é sempre bom avaliar a escolha assertivamente, sem esquecer que impactará direto nos custos logísticos. Portanto, o método aplicado no Supply Chain da movimentação das cargas deve ser determinado pelo tipo do produto que será armazenado e controlado.

Vale ressaltar que, em um estoque nisto, com multiprodutos, cabe a aplicação de mais de um sistema de armazenagem para movimentar o estoque existente sem maiores problemas.

Esperamos que o texto tenha feito sentido para você, trazendo mais conhecimento sobre os sistemas de armazenagem FIFO e LIFO, de forma que você consiga utilizar o que mais se adequar à realidade da sua empresa.

Gostou do que contamos nesse texto? Comente a sua opinião! Nós vamos adorar fazer essa troca.

Compartilhe este post

plugins premium WordPress