Tecnologia em rastreamento: conheça agora os principais recursos utilizados!

tecnologia-de-rastreamento

O rastreamento de carga é um investimento muito importante a ser feito por uma empresa, já que ele ajudará em um melhor controle das rotas tomadas pelos motoristas da sua frota e evitará roubos.

Neste texto, explicaremos quais os tipos de tecnologia em rastreamento mais utilizados, para que você possa conhecer essa variedade e definir qual é o ideal para a sua carga. Boa leitura!

Sistemas computadorizados para monitoramento e rastreio

Já existem no mercado alguns sistemas que realizam esse serviço de monitoramento dos veículos, para que seja possível descobrir, em tempo real, a localização dos caminhões e qual percurso está sendo feito.

Alguns desses programas podem utilizar GPS, Wi-Fi ou dispositivos instalados no próprio veículo para fazer a verificação. Isso possibilita otimizar a viagem e, de acordo com a necessidade e o resultado do monitoramento, fazer modificações nas rotas.

Assim, será possível encontrar maneiras de agilizar a entrega — principalmente por meio da escolha de rotas menores —, bem como evitar aquelas que representam perigo para o motorista e para a integridade da mercadoria.

Como resultado, você conseguirá entregar as encomendas mais rapidamente, ao mesmo tempo em que promoverá maior segurança para o seu veículo, motorista e também para a carga que está sendo transportada.

Geolocalização

A geolocalização é a estimativa ou a localização precisa de um objeto, uma pessoa, ou, no nosso caso, dos caminhões. Para que a geolocalização funcione, ela precisa estar ativada em um dispositivo, sendo ele um computador, um celular ou um acessório próprio que esteja com conexão de internet.

A geolocalização surgiu nos tempos de guerra, em que era necessário saber onde os soldados estavam no campo de batalha, bem como os seus aliados e inimigos, para que tivessem uma maior vantagem em campo.

A geolocalização oferece alguns benefícios, como uma maior eficiência no controle das cargas e caminhões que estão em travessia. Também permite dar a localização em tempo real dos veículos, para que você possa acompanhar o trajeto.

Além disso, essas informações podem ser fornecidas aos seus clientes e parceiros, para que demonstrem confiança um ao outro e, juntos, possam elaborar maneiras de otimizar as entregas.

Todos esses dados auxiliam na criação de rotas mais efetivas para os veículos, já que será possível saber quais os caminhos mais seguros, os mais rápidos, se existe algum acidente ou obstáculo na pista que atrase a entrega etc.

Desse modo, os gargalos logísticos da empresa serão facilmente descobertos, resultando em soluções mais rápidas, ágeis e eficientes para a sua empresa, o que gera vantagens para toda a instituição.

Rastreador por radiofrequência

E quando não há acesso à internet? Como a carga podem ser rastreada? Uma alternativa ao rastreamento via internet é investir na radiofrequência. Ela funciona por meio da navegação de informação via ondas de rádio.

Por ser um sinal que consegue navegar de maneira mais fácil, é possível rastrear as suas encomendas mesmo sem internet. O mesmo serve para quando o veículo estiver passando pelo subsolo, por túneis ou por locais em que o sinal de internet não seja tão bom.

Outro benefício de utilizar os sinais via radiofrequência é que eles não sofrem interferências do ambiente ou de outros fatores, como acontece com os sinais via satélite.

Dessa forma, você sempre saberá onde está a sua carga, independentemente do local em que ela esteja transitando. Isso é ótimo para acompanhar cargas mais valiosas ou que necessitem de um cuidado especial.

Entretanto, é preciso destacar que o espaço da radiofrequência é limitado e, por isso, só pode ser utilizado de maneira regional. Para viagens mais longas, é necessário investir em outras tecnologias de rastreamento.

As etiquetas RFID (Radio Frequency Identification ou, em português, Identificação por Radiofrequência), que são estruturadas em antenas e chips de silício, funcionam com essa tecnologia e são utilizadas em diversos caminhões que fazem viagens mais curtas, oferecendo uma alta eficiência.

Softwares

Existem diferentes softwares que auxiliam no rastreamento das cargas. Por meio deles, é possível não apenas saber em qual local o caminhão está, mas também coletar e armazenar dados em tempo real. Além disso, muitos deles oferecem funcionalidades diversas para o setor de logística.

Há diferentes opções de programas para essa finalidade no mercado, mas é fundamental que você consiga escolher com sabedoria aquele que melhor atenderá às suas necessidades.

É importante que ele tenha um sistema de alertas, por exemplo, para que o operador saiba rapidamente caso alguma coisa aconteça com a carga ou exista algum outro acontecimento fora do normal.

Também é interessante verificar se ele realmente faz o monitoramento do veículo em tempo real, já que alguns sistemas apresentam um “delay”, ou seja, um período de espera para que os dados sejam atualizados.

Outra funcionalidade interessante dos sistemas de rastreamento é que eles podem oferecer um mapeamento atualizado da região que está sendo percorrida pelo caminhão.

Com isso, é possível saber antecipadamente se alguma rua ou avenida está fechada, se o veículo passará em algum lugar perigoso ou que pode colocar a carga em risco. Dessa forma, é possível orientar o motorista para que ele escolha um outro caminho.

Comunicação com redes sociais

As redes sociais também são uma ótima forma de comunicação, não só com a empresa, seus clientes e parceiros, mas também com os motoristas e seus devidos operadores. Afinal, podem existir situações ou informações que o motorista precise comunicar rapidamente e que não são vistas pelo GPS.

Caso aconteça alguma tentativa de assalto ou o motorista não esteja se sentindo bem, ele poderá avisar aos seus superiores de maneira muito prática. Pelas redes sociais, ele deixará toda a equipe responsável ciente do acontecido e de um provável atraso da carga.

É importante que esse setor esteja muito alinhado, afinal, todos estão responsáveis pela integridade da carga e precisam trabalhar juntos para que ela chegue em bom estado e no tempo ideal.

É interessante que você invista em uma empresa especializada em tecnologia em rastreamento e controle de frota, para ter a garantia de que seus veículos estão seguros e tomando as melhores e mais rápidas rotas que viabilizem uma entrega eficiente.

Gostou do texto? Então siga nossos perfis no Facebook e Instagram e confira os conteúdos exclusivos que oferecemos por lá!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress