Smartphones, sistemas de geolocalização e internet acessível podem ser apontados como os principais fatores que ajudaram a criar os serviços que unem motoristas e passageiros. Essa mudança já afetou diversos mercados e, agora, está ainda mais diversificada com o Uber de transporte de carga.

A plataforma que mudou a realidade de passageiros com o seu modelo de serviço, que oferece desde carros até helicópteros, também ingressou no mercado de transporte de mercadorias.

Preparamos este conteúdo para demonstrar como essa tendência pode impactar cada vez mais o setor logístico e o trabalho das transportadoras. Continue lendo para conhecer mais detalhes!

O que é o serviço de transporte de carga da Uber?

A realidade é que os usuários do aplicativo de carona já estavam utilizando o serviço de formas diversificadas desde o princípio. Afinal, o preço da viagem para levar uma pessoa é o mesmo para enviar produtos.

Bastava uma simples troca de mensagem com o motorista para combinar o envio de mercadorias e bens. Esse pode não ter sido o seu propósito inicial, mas uma empresa conectada às necessidades de seus clientes sabe que insights importantes podem surgir de cenários que não foram antecipados.

Pois, agora, essa é uma categoria de serviços que pode ser contratada nessa plataforma. O Uber Freight, como foi lançado em inglês, utiliza a mesma tecnologia dos serviços de carona para propiciar a movimentação de mercadorias.

Como funciona o frete do Uber?

As principais características da Uber que você já conhece foram adaptadas para os serviços de frete. Nesse novo contexto, o motorista foi substituído pelo transportador, que pode ser uma empresa ou um caminhoneiro autônomo.

Já os usuários passaram a ser as pessoas ou empresas que buscam contratar o serviço de transporte de mercadorias. Esse tipo de transação não é tão diferente do que estamos acostumados, mas vale a pena listar as principais mudanças no processo.

Seleção da carga

Para quem deseja fornecer os seus serviços de frete, o processo funciona de forma bastante simples. O motorista ou a transportadora têm a opção de escolher quais cargas desejam realizar o embarque.

No aplicativo, constam todas as informações necessárias, como o local de origem e destino, o preço do transporte e as dimensões da embalagem ou lote. Essa é uma boa oportunidade para selecionar o tipo de carga de acordo com as características e a capacidade do veículo.

Afinal, o aplicativo não restringe o tipo de frota a ser utilizada. Isso quer dizer que motoristas de veículos utilitários e vans também têm a oportunidade de transportar mercadorias de menor porte.

Programação das entregas

O principal intuito da atividade logística é a entrega das mercadorias dentro do prazo. Para alcançar esse objetivo, existem diversos mecanismos — entre eles, a programação das entregas. Essa medida garante flexibilidade para atender a demandas urgentes, garantindo, assim, a satisfação dos clientes.

Com o app desenvolvido pela Uber, é possível agendar com maior antecedência os serviços de entrega para o momento necessário. Essa funcionalidade ajuda a criar um atendimento cada vez mais completo e qualificado.

Planejamento da rota

Além disso, esse serviço também oferece a opção de Reloads, que é a solução para um problema comum no setor de transportes: o frete de retorno. Muitas vezes, é difícil organizar as viagens de volta e o caminhão retorna vazio ao seu ponto de origem.

Isso acarreta custos elevados e representa uma perda de eficiência e produtividade. Com a funcionalidade criada pela Uber, o aplicativo sinaliza quando há uma viagem nas redondezas e o motorista pode partir para a próxima entrega no seu trajeto.

Escolha da localidade

Nem sempre longas viagens são ideais para o transportador. Pensando nisso, existe a possibilidade de restringir a área de atuação. Fica a critério do motorista determinar qual é a distância máxima que aceita percorrer em suas viagens.

Além disso, há o recurso Post My Truck, que permite ao motorista sinalizar que o seu veículo está vazio. A partir de então, são mostradas as cargas disponíveis para coleta naquela localidade.

O que muda para os clientes?

Muitas das funções do aplicativo tradicional da Uber foram adaptadas para o Uber Freight. O processo de precificação, por exemplo, funciona de forma semelhante. Antes de reservar uma viagem, o embarcador pode:

  • consultar o preço de frete;
  • registrar o local de origem e o destinatário;
  • ver as opções de veículos disponíveis;
  • visualizar os dados do motorista;
  • consultar a classificação do motorista;
  • deixar avaliações e comentários na plataforma.

Segurança é essencial no setor logístico, e o aplicativo permite o rastreamento do veículo em tempo real. Desse modo, é possível antecipar o horário de entrega e garantir a chegada da mercadoria em perfeitas condições.

O aplicativo é totalmente gratuito, tanto para usuários quanto para prestadores de serviços. O pagamento dos motoristas também é liberado de forma ágil: o prazo é de 7 dias após a confirmação de entrega.

Quais são as vantagens do Uber de transporte de carga?

A ferramenta permite que transportadoras ofereçam o seus serviços de forma simples, porém, é importante considerar que as empresas de transporte também podem optar por contratar motoristas.

Imagine que, antes de começar as entregas do dia, um dos veículos apresentou defeito. Enquanto os reparos mecânicos estão sendo feitos, o gestor logístico deve rever todo o seu planejamento para evitar maiores atrasos.

A solução mais simples é acessar o Uber frete e contratar motoristas disponíveis para o envio das mercadorias com maior urgência. Com isso, é possível lidar com imprevistos e reforçar a sua operação quando necessário.

Períodos sazonais também representam um aumento da circulação de mercadorias, o que, por sua vez, pode sobrecarregar os operadores logísticos. Com esse novo aplicativo, é possível ampliar a área de atuação e atender mais clientes sem aumentar os custos com a expansão da frota.

Uma empresa que deseja consolidar-se como pioneira no mercado deve ser capaz de se reinventar e ampliar o seu escopo de atuação. Esse é o objetivo do Uber de transporte de carga, que começa expandir o seu funcionamento nos Estados Unidos e Europa e, em breve, estará disponível em mais localidades.

Se você deseja compartilhar a sua opinião sobre o artigo que acabou de ler ou tem dúvidas sobre o assunto, basta deixar o seu comentário no campo abaixo!