Saiba quais são os 8 tipos de carroceria para caminhão!

8-tipos-de-carroceria

Um transporte de carga eficiente precisa do veículo ideal e das condições necessárias para oferecer um serviço de qualidade, ágil e que mantenha os produtos conservados de forma correta. Existem diversos tipos de carroceria para caminhão, sendo que cada uma delas é indicada para algumas cargas específicas.

Escolher um tipo de carroceria é uma tarefa importante, pois esse elemento auxilia ou prejudica o carregamento de certos produtos. Portanto, entender sobre cada modelo disponível é a melhor forma de ter informações que ajudarão nessa decisão, trazendo mais qualidade para o transporte e garantindo que ele atenderá as necessidades.

Neste artigo, vamos conhecer 8 tipos de carrocerias, suas características, classificações e para quais cargas elas são indicadas. Continue a leitura e aprenda mais sobre esse assunto!

1. Graneleira

A graneleira é classificada como uma carroceria aberta. De modo geral, elas são feitas de madeira, bastante simples, mas com uma boa resistência. Assim como o nome deixa entendido, elas são usadas para realizar o transporte de grãos, suportando uma grande quantidade de produtos.

As cargas mais transportadas em graneleiras são milho, soja, adubos e fertilizantes. Os modelos de caminhão recomendados para essas carrocerias são Truck, Carreta (cavalo simples ou LS), Bitrem e Rodotrem, trazendo diversas possibilidades.

2. Grade baixa

Esse também é um modelo de carroceria aberta, que representa que não existe nenhum tipo de construção que feche a carroceria de maneira completa. A grade baixa pode ser usada em caminhões estilo Toco, Truck e Carretas.

Sendo assim, ela é a opção recomendada para as cargas secas, encaixotadas ou paletizadas, ou seja, elementos que não são danificados com fatores externos. Além disso, ela facilita o processo de carga e descarga dos materiais, trazendo agilidade para as operações e reduzindo os gastos.

3. Grade alta

Esse é um modelo muito semelhante ao anterior, entretanto, as grades laterais são mais altas. Os caminhões mais indicados para essa carroceria são os trucks e carretas, garantindo uma boa margem de armazenamento.

A grade alta é comumente utilizada para o transporte de cereais, como milho, soja, feijão, arroz e outros. Mercadorias encaixotadas, sacarias e materiais similares são transportados com bastante segurança nesse modelo.

4. Baú

O Baú é um tipo muito conhecido e utilizado para o transporte, sendo classificado como uma carroceria compartimentada. Isso significa que ela garante proteção extra à carga e, por isso, são indicados para materiais que necessitam de um ambiente fechado, seco e seguro A grande vantagem desse modelo é que o seu compartimento externo é fechado, o que ajuda na proteção contra elementos externos, como o vento, chuva e temperaturas extremas.

Esse modelo é indicado para transportar embalagens, caixas, paletes, eletrônicos, fardos e outras cargas secas que precisam de proteção para que não percam a sua validade ou sofram algum dano, portanto, garantem uma entrega segura e sem prejuízos. Ele pode ser utilizado em caminhão VUC ou até carretas LS.

5. Baú Frigorífico

O Baú Frigorífico também é uma carroceria compartimentada, porém, ela é refrigerada, pois conta com um sistema que deixa o seu interior com a temperatura controlada. Ele é recomendado para o transporte de alimentos perecíveis ou que precisam permanecer congelados, podendo chegar até -20°C.

Desse modo, produtos como carnes e sorvetes são transportados sem a preocupação de que estraguem durante o percurso, o que prejudicaria a venda e traria problemas para a transportadora. Os modelos de caminhão mais indicados são os mesmos do baú normal, VUC ou até carretas LS.

Dentro dessa categoria, ainda existem duas alternativas. Os caminhões frigoríficos contam com aparelho de refrigeração para -15°C a -20°C, sendo mais indicados para os congelados. Já a outra opção é o refrigerado, que conserva a temperatura entre 0 e -10°C, aumentando o leque de produtos transportados para os mercados em geral.

6. Sider

Os Siders também são semelhantes aos baús, sendo outro modelo compartimentado. O grande benefício é que o carregamento e o descarregamento dos produtos são feitos pela parte lateral da carroceria, o que ajuda muito a aumentar a agilidade das operações de carga e descarga dos materiais.

Eles são mais utilizados para levar autopeças, produtos de limpeza, alimentos e outras cargas paletizadas, além de serem bastante úteis quando o local designado para descarga não tem uma doca, sendo necessária agilidade para o serviço. Os caminhões mais comuns para esse tipo de carroceria são o toco ou a carreta LS.

7. Caçamba basculante

A caçamba basculante é um modelo de carroceria especial, sendo ideal para transportar areia, brita, entulho e terra, entre outros materiais. Isso porque a descarga é feito por meio do basculamento da caixa de carga em até 46 graus, facilitando essa operação e trazendo agilidade. Esse modelo é bastante utilizado em caminhões Truck ou Toco.

8. Tanque

O Tanque é modelo classificado como carrocerias especiais, que indicam que elas são úteis para o transporte de mercadorias que exigem alguns cuidados diferenciados, principalmente em razão de sua composição ou condições de armazenamento. Desse modo, evitam contratempos e problemas mais sérios, como explosões e contaminações.

Essa é alternativa ideal para o transporte de combustíveis como gasolina, etanol e óleo diesel. Com uma composição resistente, ele evita possíveis explosões com cargas perigosas e inflamáveis, garantindo a segurança nas operações.

Neste artigo, conhecemos alguns tipos de carroceria para caminhão e como elas podem ser utilizadas de forma correta. Se você quer uma solução de qualidade para a sua empresa, a Real Furgões tem mais de 30 anos de mercado e traz excelentes alternativas para o transporte de cargas.

Ela é especializada na produção de carrocerias fechadas de abertas compartimentadas, além de realizar projetos especiais de carga de acordo com a necessidade do cliente. Com uma metodologia inovadora, entrega produtos de qualidade resolvendo todas as necessidades para a sua empresa. Portanto, vale a pena investir nessa parceria e conseguir a solução mais indicada de acordo com o que você precisa.

Gostou de conhecer mais sobre este assunto? Então, aproveite para ler outro artigo nosso que apresenta os principais modelos de caminhão e quais deles são ideias para cada tipo de carga!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on email