Baú frigorífico, veja os principais tipos

O baú frigorífico é um tipo de carroceria utilizado para transportar mercadorias que necessitem ficar em baixas temperaturas, pois podem ser danificados ou perder a sua qualidade, caso permaneçam em temperatura ambiente ou superiores.

Neste texto, você conhecerá alguns tipos de baús frigoríficos, entendendo as diferenças e usos de cada um dos modelos. Assim, você poderá escolher a melhor carroceria para a sua carga. Boa leitura!

Quais são os diferentes tipos de baú?

Baú refrigerado

O baú refrigerado é um tipo de câmara frigorífica móvel, utilizada para o transporte de cargas que necessitam um controle melhor de temperatura (entre 0 e -10° C). Eles podem ser desenvolvidos de acordo com a necessidade da mercadoria a qual será feita a entrega.

Os veículos comumente utilizados com baús refrigerados são as caminhonetes ou caminhões, já que conseguem suportar bem a sua estrutura e carregar uma boa quantidade de produtos.

Existem alguns materiais que podem ser transportados por um baú refrigerado sem demais preocupações, já que a carroceria consegue se adaptar à temperatura necessária para conservar o estado e qualidade desses itens. Confira-os a seguir:

  • sobremesas geladas;
  • pescados;
  • carnes;
  • laticínios;
  • frios;
  • flores;
  • remédios;
  • frutas e verduras.

Como você pode perceber, o baú refrigerado consegue atender bem ao transporte de produtos que devem ser mantidos a uma baixa temperatura. Investir em uma carroceria com essas propriedades ajudará a oferecer um serviço mais amplo e de melhor qualidade para os seus clientes.

Baú frigorífico

Já o baú frigorífico tem a mesma característica das câmaras, entretanto, ele consegue conservar a mercadoria em temperaturas mais baixas (entre -15° C e -20° C). Ou seja, é um tipo de carroceria indicada para o carregamento de congelados.

Veja a seguir alguns dos alimentos que podem (e devem) ser transportados por meio de um baú frigorífico:

  • frangos;
  • carnes bovina e suína;
  • pães congelados;
  • peixes.

Apesar de ser mais utilizado para produtos que necessitam uma temperatura bem inferior, ele também poderá ser usado para transportar mercadorias que não necessitem estar congeladas.

Esse também é um tipo de carroceria que impede que o calor vindo do ambiente consiga chegar até a carga, mas será necessário lidar com situações como contato com as paredes do veículo ou ao abrir o compartimento. Entretanto, tecnologias estão sendo desenvolvidas para diminuir ainda mais esse choque de temperatura.

Bug porta contêiner

Os bug porta contêiner são um tipo de compartimento refrigerado utilizado para transportar produtos que necessitam ter a sua temperatura controlada constantemente.

Uma das vantagens de utilizar esse tipo de carroceria é que ele permite que o motorista ou gestor programem a temperatura ideal para o transporte de determinada carga antes do horário de partida.

Com isso, é possível já deixar o contêiner se resfriando até chegar na temperatura escolhida, o que dará maior agilidade na hora de transportar os produtos, além de garantir que eles estarão sempre conservados adequadamente.

É importante escolher o melhor tipo de baú frigorífico que atenda às suas necessidades e as dos seus clientes. Além disso, é preciso atentar-se a outros detalhes, como o preço de cada carroceria e os tipos de veículos que podem ser acoplados a eles.

Quais os cuidados necessários ao escolher um baú frigorífico?

Os baús frigoríficos, apesar de serem muito úteis, necessitam de alguns cuidados para que sua eficiência sempre esteja no máximo. Por isso, explicaremos no que você deve ficar atento para conservar os baús frigoríficos.

Quantidade de mercadoria a ser transportada

É importante não sobrecarregar a carroceria com mais produtos do a sua capacidade permite. Caso contrário, o baú não conseguirá resfriar todos os produtos por igual, além da possibilidade de sobrepeso nos próprios itens, o que pode danificar o seu estado.

Mercadorias danificadas muitas vezes não são aceitas pelos clientes, o que implica em descontos no pagamento final ou até mesmo na troca desses itens. Ao longo prazo, isso resulta em prejuízos para a sua empresa.

Tipo de carga a ser transportada

Qual é a mercadoria que será levada pelo seu baú frigorífico? Ela necessita ficar a uma temperatura específica ou de certo espaço para ficar segura enquanto é transportada? Leve esses pontos em consideração para definir que modelo de baú será utilizado.

Alguns produtos precisarão ficar a uma temperatura específica, algo que alguns modelos de baús não conseguirão alcançar. Além disso, é preciso atentar-se ao espaço disponível para a disposição dos produtos.

Os produtos precisam ser colocados da maneira correta, para que não existam pontos sem ventilação, o que acabará impedindo-os de ficarem na temperatura ideal, já que não ocorrerá a troca de calor.

Limpeza do baú frigorífico

O espaço precisa ser sempre higienizado, para evitar a contaminação dos produtos, principalmente alimentos por bactérias. Faça a limpeza usando detergente, gel ou outros produtos indicados pela fabricante no manual da carroceria.

O ideal é que se faça a limpeza após realizar uma entrega, para deixar o veículo totalmente pronto para a próxima viagem. Também é preciso fazer uma vistoria em busca de possíveis rachaduras ou outros tipos de problemas que podem dificultar o resfriamento da mercadoria.

Manutenção

A manutenção dos frigoríficos é uma das etapas mais importantes, já que, caso algum problema ocorra durante o trajeto, a carga poderá não alcançar a sua temperatura ideal e estragar.

É ideal que essa etapa seja feita por um profissional qualificado, para que todas as medidas sejam tomadas e os reparos sejam realizados o mais rápido e com a maior qualidade possível.

Ao mesmo tempo, é interessante oferecer qualificação aos profissionais que lidam com os baús frigoríficos e cargas perecíveis, para que elas consigam tomar as medidas cabíveis para diminuir os impactos desses imprevistos.

Assim, entendendo melhor quais são os tipos de baú frigorífico e como escolher o melhor modelo para a sua frota, você conseguirá fazer uma melhor entrega dos seus produtos para os seus clientes, que terão uma melhor experiência com a sua empresa e se tornarão consumidores fiéis.

Na Real Furgões, oferecemos diversos tipos de carrocerias refrigeradas e sistemas refrigeradores que atenderão às necessidades da sua empresa. Quer saber mais? Então entre em contato conosco!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress