Saúde mental do caminhoneiro: como mantê-la na estrada?

saude-caminhoneiro

Você investe na saúde mental do caminhoneiro do seu negócio? Diante do nível de competitividade do setor de logística, ter uma equipe motivada é crucial para conseguir atender às demandas do mercado atual. Afinal de contas, são os motoristas os principais responsáveis por garantir que as encomendas cheguem no destino dentro dos prazos esperados.

Nesse sentido, investir na saúde mental do caminhoneiro deve ser visto como algo estratégico. Os investimentos precisam estar orientados para garantir que os profissionais sempre tenham bem-estar e bom estado psicológico ao trabalhar. Assim, as chances de erros e incidentes acontecerem serão muito menores.

Se você quer saber mais sobre o tema e por qual motivo investir na saúde mental da sua equipe é importante, confira o post a seguir!

Por que cuidar da saúde mental da sua equipe?

O cuidado com a saúde mental deve fazer parte do dia a dia de todas as pessoas. Mas empresas não devem contar com os seus colaboradores realizando isso por conta própria. Por isso, é importante investir em medidas que auxiliam os times a terem maior bem-estar no local de trabalho de maneira ativa, uma vez que isso contribui para vários impactos positivos.

Entre os benefícios que existem, podemos apontar:

  • melhora na produtividade;
  • maior engajamento nas mudanças;
  • menos incidentes e riscos operacionais;
  • redução no número de atestados.

Como manter a saúde mental dos caminhoneiros?

Para manter a saúde mental dos caminhoneiros em dia, existem algumas práticas que são adotadas pelas principais empresas do mercado. Elas são focadas em criar um ambiente de trabalho mais dinâmico e com menos estresse. Assim, todos os colaboradores poderão dar o seu melhor sempre.

Confira as medidas que podem ser adotadas para melhorar a saúde mental de cada caminhoneiro da sua empresa!

Tenha rotinas previsíveis

Imprevisibilidade é um problema que pode afetar todo o bem-estar de um negócio. Na área de logística, esse é um fator que causa grandes impactos negativos: os times terão menos capacidade para se planejarem e terão que trabalhar com maior grau de estresse.

Portanto, é fundamental ter rotinas mais previsíveis. Os motoristas devem saber, antecipadamente, quando terão que transportar algo, os prazos de entrega e a sua escala de trabalho. Além disso, é necessário ter flexibilidade para ajustes, ampliando a habilidade da empresa lidar com imprevistos.

Faça treinamentos de controle emocional

O trânsito de qualquer rodovia pode ser um lugar estressante. Para impedir que isso cause um grande impacto na saúde mental do caminhoneiro, o negócio deve contar com treinamentos de controle emocional. Eles ajudam os profissionais a lidarem com momentos de risco e estresse elevado com muito mais tranquilidade.

A empresa deve procurar profissionais especializados para esse tipo de treinamento. A capacitação deve focar em medidas que evitam situações de risco e que ajudam a lidar com incidentes. Além disso, o negócio deve dar total apoio para os times após problemas acontecerem, garantindo que eles se sintam acolhidos, caso algo dê errado.

Dê bons intervalos para os profissionais

O descanso também é muito importante para a saúde mental da equipe. Eles devem ser programados entre as operações de transporte de cargas, para garantir que os times possam recuperar as suas energias de maneira completa. Assim, a carga de trabalho sempre será adequada.

Em outras palavras, o negócio deve montar uma escala de trabalho inteligente e flexível. Ela deve respeitar a legislação do setor e atender às demandas de clientes, parceiros comerciais e motoristas. Isso garantirá mais agilidade no dia a dia do negócio e menos chances de erros causados por estresse e cansaço.

Incentive pausas para descanso em rotas longas

As pausas para descanso também devem acontecer durante as entregas longas. Elas ajudam os times a manterem o bem-estar e o nível de cansaço baixo. Ou seja, garantem que todos serão produtivos e menos propensos a erros.

Pausas noturnas devem ser longas o bastante para que os profissionais possam comer, dormir e se preparar para uma nova jornada de trabalho. O ideal é que ela seja pensada conforme a rotina de trabalho da empresa e os locais de descanso disponíveis durante a rota utilizada. Assim, todos poderão se programar adequadamente.

Tenha apoio especializado

O apoio de profissionais especializados também é indicado para ajudar profissionais a terem boa saúde mental. A empresa pode contratar um time de especialistas em psicologia internamente ou externamente. O importante, neste caso, é que eles saibam lidar com as demandas dos caminhoneiros em caso de incidentes e o seu perfil de trabalho.

Garanta que a equipe de apoio psicológico esteja sempre disponível para ajudar os times quando algo acontecer. Ou seja, invista em ferramentas acessíveis e que se alinhem com o perfil do negócio. Desse modo será possível entregar um bom campo de apoio para todos.

Como manter times mais engajados e satisfeitos?

Para manter os times mais engajados e satisfeitos, o negócio deve fazer investimentos que vão além daqueles focados na saúde mental. Essas práticas mantêm o ambiente de trabalho mais robusto e preparado para lidar com incidentes. Entre as medidas que podem ser adotadas, podemos destacar:

  • tenha boa comunicação — isso garante que todos saberão o que deve ser feito, as metas e regras de trabalho;
  • adote metas claras — as metas devem ser alinhadas com o perfil do negócio e conhecidas por todos, ajudando no planejamento das equipes;
  • treine os times regularmente — o treinamento capacita times a lidarem com problemas existentes e alinha padrões de qualidade de trabalho;
  • reconheça boas práticas — times que sabem que boas práticas serão reconhecidas se sentem mais motivados a trabalharem de acordo com os padrões do mercado.

No ambiente de logística existem dois fatores que impactam diretamente no resultado do negócio. O primeiro é a infraestrutura disponível, que auxilia times a terem os recursos necessários para atingirem as suas metas. O segundo é a qualidade da equipe.

Justamente por isso, investir na saúde mental do caminhoneiro é fundamental. Essa estratégia ajuda o negócio a ter uma equipe preparada para lidar com demandas operacionais com qualidade e aproveitar sempre os recursos da maneira mais adequada. Por isso não deixe de investir no bem-estar dos profissionais do seu negócio!

Gostou da nossa dica? Então curta a gente no Facebook para receber novidades do blog no futuro!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on email