Alguns tipos de carga necessitam de cuidados especiais ao serem transportados, seja pela necessidade de uma embalagem especial, seja pela manutenção da temperatura do ambiente.

Neste texto, você entenderá como funciona um refrigerador para caminhão e quais os benefícios de investir nesse equipamento para potencializar a qualidade da sua frota de caminhões.

Como funciona um refrigerador para caminhão?

O sistema de refrigeração para caminhão é feito de maneira mais comum em carrocerias do estilo baú, já que são completamente fechadas e garantem melhor controle da temperatura interna.

Seu funcionamento se assemelha aos utilizados por equipamento de ar-condicionado split, no qual a parte evaporadora do aparelho fica na parte interna, mantendo o vento frio dentro do compartimento, enquanto que a parte condensadora fica no lado externo do baú, eliminando o ar quente e condensando a água.

O sistema de refrigeração pode ou não necessitar de mudanças no veículo, já que o importante é que a refrigeração esteja sempre funcionando, a fim de garantir um ambiente sempre gelado. Por isso, é necessária a utilização de algumas técnicas, como o motor diesel independente, Sistema Eutético e o Direct Drive.

É importante prestar atenção a outros fatores para se assegurar de que a refrigeração da mercadoria seja eficiente. É importante se certificar de que a cabine do condutor seja separada do baú, para não influenciar na temperatura do local.

Os pisos e paredes do local também precisam de um cuidado especial: ambos devem ser lisos para que o ar frio consiga percorrer melhor pelo ambiente e garantir um resfriamento uniforme.

Motor diesel independente

É utilizado um motor diesel menor do que os normalmente utilizados em veículos, por exemplo, o acoplando dentro da unidade condensadora, na parte de fora do baú. Também podem ser adicionados catalisadores, para diminuir a emissão de poluentes na atmosfera.

A vantagem desse equipamento é que ele garante a integridade dos alimentos, mesmo em caso de problemas com o motor do veículo, já que atua de maneira independente do caminhão.

Direct Drive

Neste modelo, é utilizado o motor do veículo para manter o sistema de refrigeração em funcionamento. Ele ainda pode ser dividido em dois tipos: com alternador ou com correia.

No modelo com alternador, o veículo movimentará a peça com uma correia, gerando energia pelo movimento de rotação, esta que é enviada para o compressor.

Já no modelo com correia, o motor movimenta diretamente o compressor por meio de uma correia, sem a necessidade da produção de energia elétrica para seu funcionamento.

Sistema Eutético

Já sistema eutético funciona de uma maneira diferenciada dos demais: durante à noite, enquanto o veículo esta desligado, um motocompressor faz o bombeamento de freon, um fluido refrigerante. Com isso, o fluido eutético será congelado dentro das placas.

Durante o dia, enquanto o caminhão está sendo utilizado, ocorre a troca de calor entre os alimentos transportados e as placas eutéticas, fazendo com que os alimentos fiquem congelados. Entretanto, para que a eficiência desse sistema seja garantido, é importante se atentar a fatores como quantidade de vezes em que a carroceria é aberta e o isolamento do local.

Para aqueles que fazem o transporte de carnes, também é necessário investir em ganchos para que a carne seja transportada de maneira suspensa e sem tocar o chão, evitando assim sua contaminação.

Quais os benefícios de ter um sistema de refrigeração no transporte de cargas?

Agora que você entendeu como funciona o sistema de refrigeração no transporte de cargas e quais técnicas podem ser utilizadas para manter a baixa temperatura dos alimentos, está na hora de entender quais os reais benefícios que ter caminhões com essa ferramenta podem trazer para seu negócio.

Conservação da carga

Um dos primeiros pontos positivos com o sistema de refrigeração do transporte de cargas é a conservação das mercadorias. Existem certos produtos que contam com sua vida útil aumentada a serem transportados em baixas temperaturas, algo que será visto com bons olhos pelos seus clientes.

Além disso, ou lidar com o transporte de produtos dos ramos médico ou alimentício, é importante realizar a entrega desses produtos na temperatura ideal, pois são facilmente perecíveis e podem ocasionar em prejuízos e outros problemas mais sérios para o consumidor.

Atendimento às normas de segurança

O transporte de cargas precisa passar por certas normas e regras, para seja garantida a integridade das mercadorias que estão sendo transportadas. Como falado anteriormente, existem certos produtos que necessitam estar constantemente em uma temperatura especial até ser utilizado.

O não cumprimento dessa regra pode acarretar o pagamento de multas, além da perda de clientes, já que eles optarão por uma empresa com maior profissionalismo.

Diminuição de prejuízos financeiros

Muitos produtos podem ser perdidos durante o transporte. Uma das causas pode ser o armazenamento em temperatura não recomendada, o que acaba prejudicando seu período de validade.

Por isso, ao investir em um sistema de refrigeração, você garantirá que a mercadoria dure por mais tempo até ser entregue no destino, o que resultará em maior lucro para o cliente e satisfação pelo serviço prestado.

Adoção de sistema de controle interno

Alguns sistemas de refrigeração também contam com um sistema de controle interno, que permite observar a temperatura dentro do baú, bem como ajustá-la ao ideal para garantir a eficiência do resfriamento.

Essa é uma ótima maneira de promover qualidade não somente aos produtos, mas em toda a etapas da sua produção, o que reflete positivamente para o desenvolvimento e posicionamento da sua empresa no mercado.

Ao decidir comprar um sistema de refrigeração, é muito importante verificar a credibilidade do responsável, com o intuito de que o procedimento esteja adequado às normas vigentes e seja garantido um transporte seguro e eficiente das mercadorias.

Depois de entender o que é e como funciona um refrigerador para caminhão, você terá maior confiança para investir nesse equipamento que poderá expandir as oportunidades de negócio para sua empresa.

Também é importante escolher o caminhão certo para a implementação desse sistema, por isso, leia este outro artigo em nosso blog no qual explicamos sobre os tipos de veículos e qual a carga ideal para cada um.