Calibragem de pneu de caminhão: o que você precisa saber?

Pnus Caminhão

A calibragem de pneu de caminhão ajuda na economia e na segurança das operações logísticas. Esse cuidado é tão simples que acaba sendo esquecido pelo caminhoneiro e pelo frotista. Calibrar no tempo certo garante conforto ao dirigir, favorece a performance do veículo e reduz o consumo de diesel.

O cuidado com os pneus é tão importante quanto às medidas preventivas realizadas na bateria, na suspensão e nos freios. Se você não cuida da pressão dos pneus como deveria, deixando-os cheios ou mantendo-os cheios demais, é bastante provável que sua frota tenha um desempenho abaixo do esperado.

Continue a leitura e entenda tudo sobre calibragem de pneu de caminhão para melhorar sua gestão de frota.

A calibragem de pneu de caminhão

Calibrar nada mais é do que adequar a pressão do pneu até atingir o parâmetro (valor) recomendado pela fabricante do veículo. Por causa das condições precárias das avenidas, ruas e rodovias, é preciso ficar atento ao estado da calibragem.

A durabilidade dos pneus é comprometida por conta dos buracos e desníveis nas pistas, principalmente quando o caminhão está carregado. Em altas velocidades, por exemplo, causam danos graves em diversos componentes mecânicos. Por isso, quando estão corretamente calibrados, os pneus garantem mais segurança ao veículo e ao motorista.

Informações sobre calibragem

Conheça alguns parâmetros e recomendações sobre a calibragem de pneu de caminhão.

Tempo certo para calibrar

Certamente esta é uma dúvida que muitos condutores têm. Em geral, é muito fácil saber a frequência ideal para calibrar os pneus da frota. Em condições de uso normal do veículo, a recomendação é ajustar a cada 15 dias.

A dica é realizar o procedimento quando os pneus estão frios, ou seja, tendo rodado no máximo 3 quilômetros, a fim de não comprometer a injeção de ar na câmara. Contudo, existem algumas exceções a serem seguidas:

  • veículos com pouco uso durante o mês: calibre os pneus a cada 30 dias;
  • veículos que viajam grandes distâncias durante o mês: a cada 400 km, caso aconteça antes dos 15 dias;
  • veículos de pequeno porte: antes de fazer trajetos longos ou a cada 15 dias.

Se os pneus estão precisando ser calibrados antes de 15 dias, verifique outros detalhes de manutenção que devem estar prejudicando, pois o problema pode não ser diretamente no conjunto. Nesse caso, é recomendado procurar um especialista para descobrir a causa.

Outra dica, se o caminhão pegar alguma guia ou passar em algum buraco muito grande, principalmente em altas velocidades, confira a pressão dos pneus. Impactos muito fortes podem fazer o ar escapar da câmara com facilidade.

Porte e carga

Cada pneu é desenvolvido para sustentar o porte do veículo e sua capacidade de carga. Por isso considere o peso que o conjunto terá de suportar. No caso de rotas longas e com a carroceria lotada, a pressão deve ser aumentada de acordo com as recomendações da fabricante. Assim, os pneus trabalham mais firmes e frios, favorecendo a dirigibilidade do caminhão.

Tipo de ar

Existem dois tipos de calibragem disponíveis para a escolha do motorista:

  • com nitrogênio: é fácil encontrar e diminui a necessidade de fazer calibrações frequentes;
  • com ar comprimido: contrai e se expande de acordo com a temperatura do pneu, necessitando mais atenção.

Se você desejar substituir um tipo de ar por outro, faça com os pneus totalmente vazios para não misturar e comprometer a integridade do conjunto.

A pressão ideal

Após saber quando a calibragem deve ser feita para garantir a segurança e o desempenho dos caminhões nos trajetos, está na hora de saber como fazê-la corretamente. O primeiro passo é descobrir qual a pressão correta dos pneus. Essa recomendação pode ser encontrada em três locais:

  • adesivo em uma das portas dianteiras;
  • adesivo na parte interna da tampa de combustível;
  • manual de manutenção do veículo.

Existem diversas informações relevantes que devem ser observadas. Verifique qual a pressão ideal para uso com pouca carga e carregado. Em alguns modelos a pressão com o caminhão cheio ou vazio é a mesma. Portanto, basta seguir o que está indicado sem medo.

Riscos que envolvem a calibragem incorreta

Andar com a calibragem incorreta gera diversos problemas para o veículo e para o motorista. Conheça as condições a seguir.

Baixa pressão

Pressão insuficiente sobrecarrega as laterais da banda de rodagem dos pneus, prejudicando sua estrutura. Essa condição causa deformação e superaquecimento da borracha, que pode causar estouros em casos extremos. Além disso, a dirigibilidade do caminhão fica instável, aumentando a probabilidade de acidentes.

Além disso, baixa pressão deixa os pneus suscetíveis à aquaplanagem, pois as ranhuras e os sulcos da borracha ficam retraídos, impedindo que a água da chuva seja expelida pelo pneu enquanto o veículo corre, desestabilizando a direção por conta do deslizamento do caminhão.

Alta pressão

Pressão excessiva também causa problemas, pois a área de contato com o piso fica reduzida, diminuindo a aderência. Dessa forma, o controle do veículo também fica prejudicado, aumentando o risco de capotamento e colisão em caso de curvas rápidas e frenagens bruscas.

Além disso, com o pneu muito acima da calibragem ideal provoca um aquecimento excessivo, levando à deformação exagerada do componente e à formação de bolhas. Isso desgasta a banda de rodagem de forma prematura, aumentando o risco de estouros repentinos.

A substituição dos pneus de caminhão

Algumas condições influenciam diretamente na durabilidade dos pneus, fazendo-os não segurar a pressão por muito tempo na câmara. Os principais são:

  • calibragem inadequada;
  • clima das regiões por onde se transita;
  • pavimentação da estrada pela qual a frota costuma passar;
  • peso das cargas transportadas.

Caso essas condições sejam desfavoráveis, o desgaste do conjunto é acelerado, exigindo atenção redobrada por parte do frotista. Um detalhe que deve ser observado é o nível de deterioração dos sulcos que fica localizado na parte central da banda de rodagem. Os parâmetros são os seguintes:

  • 8 mm: pneu novo;
  • 4 mm: pneu meia-vida;
  • 2 mm: pneu careca.

Na hora de fazer a troca do conjunto, confira recomendações técnicas, como dimensão e peso do veículo. Uma recomendação é consultar o manual do proprietário e buscar indicações de colegas gestores e frotistas para escolher um produto que apresente um custo-benefício mais evidente.

Como visto, a calibragem de pneu de caminhão é um assunto de grande importância para a manutenção logística da frota. Portanto, coloque as dicas e informações deste conteúdo em prática na sua gestão de veículos para garantir um desempenho mais eficiente e seguro em seus trajetos logísticos.

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