Quer comprar um baú de caminhão usado? Veja nossas dicas!

Quer comprar um baú de caminhão usado

Quer comprar um baú de caminhão usado?

A aquisição de equipamentos destinados à operação logística deve ser avaliada com atenção. Essa recomendação deve ser encarada com ainda mais seriedade quando se trata de baú de caminhão.

Afinal, essa é a parte destinada ao acondicionamento da carga e é responsável por otimizar o transporte. Por esse motivo, o gestor deve ter conhecimento sobre os tipos de baús disponíveis e suas aplicações para tomar a melhor decisão possível.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com orientação para facilitar o processo de compra e de obtenção de resultados positivos. Confira!

Os tipos de carrocerias mais utilizadas

Em termos simples, a carroceria é a parte do veículo na qual a carga é transportada. As suas dimensões e formatos podem variar significativamente de acordo com o material a ser embarcado.

Por esse motivo, é importante que os profissionais da área estejam cientes dos tipos mais comuns associados à logística rodoviária.

Plataforma

Esse é um modelo que permite o transporte de outro veículo. É frequentemente visto na função de reboque ou socorro para carros danificados ou apreendidos.

Porta contêiner

Essa versão foi desenvolvida para o uso de contêineres ou cargas de grande porte e volume, como peças de aeronaves.

Baú

É frequentemente utilizado para a movimentação de cargas que requerem proteção contra o ambiente externo. Existem diversos modelos dentro dessa categoria, como o Sider, que é muito usado para o transporte de bebidas. A sua principal característica é a lateral revestida de lona, que facilita a abertura do compartimento e o desembarque dos engradados ou paletes.

Tanque

Esse também é um modelo muito comum, cuja carroceria é construída em forma de um reservatório fechado, que possibilita a movimentação de:

  • água;
  • produtos químicos;
  • gases comprimidos; e
  • derivados do petróleo.

Semi-reboque

Essa versão de carroceria é adaptada para o acoplamento de carretas de diversos tipos e tamanhos. Esse equipamento é conhecido por sua versatilidade, pois possibilita a troca de carrocerias de acordo com a necessidade.

Caçamba

É utilizado para o transporte de mercadorias a granel, cujo processo de descarga vale-se de portas com funcionamento basculante. Ou seja, a porta é erguida para possibilitar o despejo da carga no local de destino.

Aberto

Esse é um dos modelos mais comuns que podem ser vistos em circulação nas estradas. Em geral, são pequenos volumes e caixas que podem ser empilhadas. Além disso, quando há necessidade de proteção adicional, uma lona pode ser amarrada na parte superior.

Refrigerado

O seu uso é possibilitado por equipamentos que permitem controlar a temperatura interna do baú e selar as suas aberturas para evitar a deterioração. Com isso, é possível transportar produtos perecíveis, com segurança, no compartimento de carga.

Existem dois tipos de acordo com a temperatura mantida:

  • frigorífico — é um equipamento cuja refrigeração varia entre -15°C e -20°C para a movimentação de carnes, frangos, peixes e pães congelados; e
  • refrigerado — é o aparelho que mantém a temperatura entre 0 e -10°C para cargas que incluem gêneros alimentícios como os laticínios.

Graneleiro ou Silo

Esse é um modelo de uso específico para produtos que podem ser adquiridos a granel, desde grãos até cimento e areia para construção civil. O seu funcionamento depende da portinhola e da inclinação do baú para o despejo da carga com o auxílio da gravidade.

Especiais

Essa modalidade de baú inclui os caminhões cegonha projetados para o transporte de veículos. Porém também pode incluir veículos que têm constituição reforçada e um guindaste acoplado para a movimentação de cargas pesadas.

O momento ideal de trocar o baú do caminhão

Como todos os tipos de bem de consumo, os caminhões também estão sujeitos à depreciação e ao desgaste natural que diminui a sua eficiência. Problemas como reparos constantes, danos causados à carga, quedas e vazamento podem ser indícios de que está na hora de substituir o baú antigo.

Por isso, se você tem interesse em uma alternativa usada é fundamental buscar informações sobre as opções disponíveis no mercado.

Os cuidados para comprar o equipamento ideal

O primeiro aspecto a ser avaliado de forma cuidadosa é a disponibilidade de recursos no orçamento logístico para arcar com a compra. Como esse é um investimento de alto valor, é importante selecionar a opção que garanta um retorno suficiente para compensar os custos de aquisição.

Busque vendedores certificados

A tentação de buscar preços mais competitivos, pode fazer com que o gestor não procure revendedoras especializadas. Contudo, essa opção fornece mais segurança, pois essas empresas contam com serviços adicionais, como despachante, apólices de seguro e linhas de crédito para financiamento do pagamento.

Desse modo, a procura por baús usados pode gerar menos problemas no futuro com a gestão da frota.

Verifique a qualidade do material

O processo de decisão deve considerar a compatibilidade do baú a ser adquirido com as particularidades da sua operação. Por isso, considere fatores como a qualidade dos materiais aplicados na sua produção. Existem carrocerias feitas de madeira, aço ou alumínio — materiais que têm durabilidades distintas.

A segurança das mercadorias e dos demais usuários das rodovias deve ser um dos motivos para escolher opções com maior índice de segurança e manutenções periódicas. Isso ocorre porque o estado de um caminhão depende da sua frequência de uso e da qualidade das estradas pelas quais circula.

Inspecione possíveis avarias

A compra de equipamentos usados é uma questão que esbarra na existência de avarias visíveis e emendas que podem indicar a ocorrência de acidentes e tombamentos sofridos previamente.

Adicionalmente, é recomendado avaliar as condições de conservação de componentes como eixos, suspensão, rodas e pneus. Afinal, a carga não será suportada somente pela estrutura do baú, mas sim pelo conjunto de elementos mecânicos que possibilitam a sua movimentação.

Avalie a capacidade do compartimento de carga

Tenha em mente que é preciso adquirir a opção que é mais compatível com o tipo de carga transportada e não, necessariamente, com o preço mais acessível. Os resultados não serão positivos se o espaço não for suficiente para acomodar as embalagens, pois haverá queda na produtividade.

Durante a etapa de pesquisa, considere as dimensões das caixas e paletes, visando o aproveitamento da capacidade de carga do baú em questão. Desse modo, o gestor garante a eficiência da logística ao aumentar o número de entregas possíveis.

Portanto, deve-se reconhecer que a compra de um baú de caminhão que apresenta problemas constitui um risco para as finanças da organização e para a segurança da operação.

Além de seguir as recomendações descritas neste post você também pode entrar em contato conosco e conhecer os nossos projetos para distribuição de cargas.

Compartilhe este post

plugins premium WordPress