Será que sua frota é uma fonte de lucro ou de gastos para sua empresa? Para descobrir a resposta, você poderá contar com um sistema de telemetria para fazer uma análise profunda dos carros e caminhões!

Neste texto, vamos mostrar o que é e como funciona esse sistema, além de conferir seus benefícios e em que tipo de instituições ele pode ser utilizado. Tenha uma boa leitura!

O que é um sistema de telemetria?

É utilizado na gestão de frotas para coletar informações sobre os caminhões a fim de encontrar maneiras de otimizar o processo de transporte das empresas. Ele funciona da seguinte maneira: um equipamento é instalado no veículo para que o programa capte em tempo real todas as informações emitidas, como consumo de combustível, distância percorrida etc.

Os dados são enviados automaticamente para o sistema de gestão, por meio de sinal via rádio, telefone ou de internet. Uma vez recebidos, o gestor poderá criar diversos relatórios para avaliar o desempenho de um caminhão específico ou compará-lo com o restante da frota, bem como usar as informações como base para tomar medidas que visem à otimização do processo.

Quais os benefícios da telemetria na gestão da frota de veículos?

Utilizar um sistema de telemetria para uma gestão de transporte e logística mais eficiente pode gera diversos benefícios para o negócio. Veja a seguir algumas das vantagens desse investimento.

Aumento da eficácia da frota

Um dos benefícios mais notáveis ao ter um sistema de frota atuando com seu software de gestão (ou até mesmo de maneira independente) é o aumento da eficácia da frota de maneira geral.

Isso acontece porque a função dessa ferramenta é trazer informações que podem ser utilizadas para encontrar os principais problemas que fazem com que os caminhões não tenham o melhor desempenho, resultando na perda de recursos.

Redução do uso de combustível

Um dos fatores que culmina em prejuízos para empreendimentos que contam com uma frota de veículos é o uso do combustível, já que, de maneira geral, não é possível quantificar o consumo de cada veículo.

No entanto, um sistema de telemetria faz essa medição, auxiliando o gestor na tomada de medidas para a redução do consumo de combustível, como a troca de certos caminhões que utilizam muito combustível por modelos mais econômicos ou na dosagem de gasolina/álcool para determinados trajetos.

Aprimoramento do comportamento do motorista em trânsito

O sistema de telemetria não serve apenas para ver detalhes técnicos do veículo, mas também auxilia a entender o comportamento do motorista durante a entrega da mercadoria. Por isso, ao saber que ele será monitorado, provavelmente vai ter uma postura mais defensiva no trânsito, além de se esforçar para realizar a entrega no prazo e de maneira segura, garantindo a integridade do produto.

A depender dos dados captados na telemetria, vale o investimento em uma capacitação profissional para esses motoristas, que aprenderão a dirigir de maneira eficiente e a garantir a sua própria integridade e a da mercadoria que transportam.

Elevação da satisfação dos clientes

Com a frota otimizada, você entregará as mercadorias mais rapidamente e com menos problemas relacionados a produtos quebrados ou danificados. Essas melhorias terão um efeito positivo nos clientes, os quais se sentirão mais satisfeitos com todo o serviço prestado.

Promover uma boa experiência para os consumidores é a melhor tática para que ele se mantenha fidelizado e faça compras recorrentes. Afinal, o processo de atrair novos consumidores para uma empresa costuma ser mais caro do que manter os existentes.

Possibilidade de criar um histórico

Com a telemetria, é possível criar históricos e relatórios relacionados ao uso e desempenho do veículo. Assim, você poderá acompanhar com maior riqueza de informações se as alterações feitas pela gestão estão realmente surtindo o efeito esperado.

Esses históricos também poderão ser analisados entre os veículos e comparados para que o gestor verifique quais caminhões e/ou carros estão com uma melhor evolução e quais necessitam de uma abordagem diferente.

O que levar em consideração ao escolher um sistema de telemetria?

Existem no mercado diversas opções de sistemas de telemetria, com variações de preço e usabilidade. Entretanto, é preciso fazer um planejamento e pesquisa prévios para identificar qual é a melhor opção.

Uma das primeiras características que devem ser levadas em conta é em relação às ferramentas disponíveis. Elas precisam ser úteis para seu propósito com o sistema, além de entregar os tipos de dados que são necessários para a gestão.

Também é preciso avaliar a possibilidade de ter uma parceria técnica que auxilie na utilização desse software de telemetria e mostre maneiras de otimizar ainda mais as funcionalidades para um ganho de rendimento ainda maior.

Obviamente, o fator preço também precisa avaliado antes de fechar negócio, afinal nem sempre a opção mais barata é a melhor, ao mesmo tempo que investir em um sistema muito caro não significa que adquirirá o melhor do mercado.

Onde ele pode ser utilizado?

Um sistema de telemetria pode ser utilizado em empresas dos mais diversos setores. Geralmente, é adotado por instituições que contam com frotas de carros ou caminhões e precisam avaliar seu desempenho.

Uma área em que um software desse serviço pode ser bastante vantajoso é o do agronegócio, já que é possível acompanhar o andamento da safra, bem como avaliar os veículos que realizam a função de colheita, plantio e aragem do solo.

Casas e edifícios também podem tirar proveito desse sistema. Por meio dele, o consumo de energia elétrica pode ser quantificado de maneira mais fiel, o que ajuda os moradores a ficarem mais conscientes sobre seus gastos.

Os proprietários de condomínios têm a possibilidade de utilizar essas informações para saber, de maneira geral ou específica, os gastos com energia que seus prédios e casas demandam e, se necessário, propor campanhas e melhorias para diminuir o uso.

Ao entender o que é um sistema de telemetria, como ele funciona, quais são seus benefícios e em quais tipos de empresa ele pode ser utilizado, fica mais fácil compreender como esse investimento reduz custos e aumenta os lucros a longo prazo para sua instituição.

Gostou do texto? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude outros donos de frotas a conhecer o sistema de telemetria!